Mercado Livre, AliExpress e Shopee são acusadas pela Havan e mais lojas de “contrabando”

Empresas querem que imposto seja cobrado na hora da venda e dizem que Mercado Livre, AliExpress e Shopee têm “engenharia para burlar Receita”

Shopee no celular

Comprar produtos diretamente da China é fácil. Marcas e lojistas brasileiros, porém, parecem não estar nada contentes com isso. Uma comitiva procurou o presidente Jair Bolsonaro para denunciar empresas como AliExpress, Wish, Shein, Shopee e Mercado Livre. A acusação é de praticar o que chamam “contrabando digital”. O grupo conta com nomes como os do empresário Luciano Hang, dono da Havan, e do CEO da Multilaser, Alexandre Ostrowiecki.

 

De acordo com informações do Broadcast publicadas no Estadão, os empresários fizeram uma apresentação denunciando as empresas citadas. Elas operam no modelo de cross border, facilitando a importação de produtos por pessoas físicas.

Na “plateia”, estavam Bolsonaro, Paulo Guedes, ministro da Economia, senadores e membros do alto escalão do governo. O assunto chegou também à Procuradoria Geral da República (PGR).

 

Grupo quer que cliente pague imposto na hora da compra

O projeto é que as normas tributárias sejam alteradas. Assim, o consumidor de Shopee, AliExpress e outros marketplaces pagaria os impostos de importação no momento da compra, e não quando o produto passa pela Receita Federal.

Não é o primeiro movimento do tipo. Em janeiro de 2022, uma reportagem da revista Veja disse que Magalu e Havan pretendiam que o governo taxasse as importações de produtos ilegais da China.

 

O material apresentado a Guedes e Bolsonaro também traz denúncias do que chama “engenharia de como burlar a Receita”.

Entre as supostas práticas, estão o subfaturamento de notas fiscais e o reetiquetamento na Suécia. Segundo o grupo, só 2% dos pacotes que chegam na fiscalização alfandegária são checados.

 

Revenda de importados também está na mira

O grupo reclama não apenas da importação feita diretamente pelo consumidor, mas também a revenda posterior desses produtos nos marketplaces.

Mercado Livre (Imagem: Divulgação/Mercado Livre)

Shopee e Mercado Livre são acusados de não se responsabilizar pelos itens comercializados em suas plataformas. Ambas permitem vendas de pequenas quantidades apenas com o CPF, sem precisar abrir empresa.

 

Associações apoiam iniciativa de Havan e Multilaser

O grupo conta com o apoio de associações industriais brasileiras, como a Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq), a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) e a Associação Nacional dos Fabricantes Produtos Eletroeletrônicos (Eletros).

O Fórum Nacional contra a Pirataria e Ilegalidade também faz parte do conjunto.

Segundo o Broadcast, a articulação das associações foi feita pelo presidente da Abrinq, que viram uma oportunidade para fazer a pauta ganhar força. Há anos as entidades querem o que chamam “igualdade tributária” para produtos importados.

 

O que dizem as empresas

Ao Broadcast, o Shopee relata que não foi notificado por nenhum órgão do governo. A empresa afirma operar em conformidade com as leis locais e cobrar que os vendedores também estejam.

 

App do AliExpress para Android, plataforma do grupo Alibaba

Ricardo Lagreca, diretor jurídico do Mercado Livre, rebate: para ele, a empresa não deveria estar neste documento. Lagreca menciona a formalização de 135 mil vendedores desde 2020, o recolhimento de R$ 2,5 bilhões de impostos no ano passado e o investimento de US$ 100 milhões para coibir a comercialização de produtos falsificados.

O AliExpress afirma respeitar as leis de cada país em que atua e que os vendedores internacionais assumem o compromisso de informar valores e descrições dos produtos. A companhia informa que monitora as regras impostas aos comerciantes usando inteligência artificial e um departamento dedicado à investigações.

 

Wish e Shein não têm assessoria de imprensa no Brasil e não responderam os pedidos do Broadcast.


Fonte:
Broadcast do Estadão.

--------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍?
Siga-nos nas redes sociais. 
Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄 Contamos consigo!

Assine as notificações de Feed do Site ou entre em nosso Canal de  Noticias no Discord, há, e nos adicione ãos favoritos do seu navegador.

Conheça nossa EquipeHerley costa:
É o editor chefe e criador do canal do Vovo Gatu, supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos, tutoriais e lives para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere, mundos abertos e jogos online com longa longevidade. Um grande apaixonado por vídeo games e filmes desde criança, nunca deixou de jogar ou assistir um filme praticamente por todos os dias desde que se conhece por gente.

Me siga nas redes sociais
Clique para abrir meu FacebookClique para abrir meu InstagramClique para abrir meu TwitterClique para abrir meu canal do YoutubeClique para abrir meu LinkedinClique para abrir meu perfil de musica no DeezerClique para abrir meu grupo no WhatsappClique para abrir meu perfil no PinterestClique para abrir meu perfil no VKontakte - VKClique para abrir meu perfil de musica no SpotiFy
--------------------------------------------------------------------------------------
أحدث أقدم