ARMA 3: Imagens e videos do jogo de guerra circulam nas redes sociais como se fossem do conflito entre Rússia e Ucrânia

O realismo do game pode confundir espectadores que não estão acostumados com suas características.


Iniciada na última quinta-feira (25), a invasão russa da Ucrânia tem preocupado o mundo, que acompanha de perto os desenvolvimentos do conflito — que já afeta equipes trabalhando em empresas de tecnologia. Em meio às gravações reais dos confrontos, começaram a circular pelas redes sociais imagens e vídeos falsos de uma suposta reação das forças armadas ucranianas interceptando aviões de combate.

 

O que para alguns podem parecer gravações reais do conflito na verdade se tratam de trechos retirados de ARMA 3, game desenvolvido pela Bohemia Interactive que chegou às lojas em 2013. O título tem o objetivo de oferecer uma simulação realista de confrontos reais, gerando situações que podem confundir quem não está acostumado com o meio dos games.


Segundo a Bloomberg, um clipe do jogo atribuído à guerra entre a Ucrânia e a Rússia já foi reproduzido mais de 110 mil vezes no Facebook, onde está sendo bastante compartilhado. Materiais semelhantes também estão circulando em redes sociais como o Twitter, acompanhados de legendas que afirmam que as imagens estão associadas ao conflito real. Além das redes sociais, até mesmo redes de TV como a Jovem Pan usaram imagens do game para ilustrar o conflito.

 

Material está sendo removido por equipes de moderação

Um dos clipes de ARMA 3 que mais ganhou engajamento no Twitter foi retirado do ar pela equipe de moderação da plataforma. No entanto, isso aconteceu somente após ele ter recebido mais de 11 mil curtidas e 2 mil retweets, o que significa que ele já havia atingido um grande potencial de desinformação.



Entre os elementos que ajudam a fazer com que as imagens do game sejam encaradas como material real estão as características próprias das redes sociais. A baixa qualidade dos vídeos, que aparecem de forma borrada para muitas pessoas, faz com que seja mais fácil acreditar que eles foram gravados ao vivo presencialmente por soldados e civis que estão na Ucrânia.


 

No entanto, não é possível dizer que o compartilhamento de conteúdos de ARMA 3 é feito de maneira inocente: assim como aconteceu em outros conflitos, muitas pessoas estão mais interessadas em aumentar seus engajamentos do que compartilhar informações reais. O chefe de segurança do Facebook, Nathaniel Gleicher, afirmou que a empresa já estabeleceu um Centro de Operações Especiais com o intuito de evitar a divulgação de conteúdos falsos, bem como recursos que ajudam cidadãos ucranianos a proteger os dados presentes em suas contas.


Fonte:
Kotaku, Bloomberg, Arma 3

--------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍?
Siga-nos nas redes sociais. 
Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄 Contamos consigo!

Assine as notificações de Feed do Site ou entre em nosso Canal de  Noticias no Discord, há, e nos adicione ãos favoritos do seu navegador.

Conheça nossa EquipeHerley costa:
É o editor chefe e criador do canal do Vovo Gatu, supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos, tutoriais e lives para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere, mundos abertos e jogos online com longa longevidade. Um grande apaixonado por vídeo games e filmes desde criança, nunca deixou de jogar ou assistir um filme praticamente por todos os dias desde que se conhece por gente.

Me siga nas redes sociais
Clique para abrir meu FacebookClique para abrir meu InstagramClique para abrir meu TwitterClique para abrir meu canal do YoutubeClique para abrir meu LinkedinClique para abrir meu perfil de musica no DeezerClique para abrir meu grupo no WhatsappClique para abrir meu perfil no PinterestClique para abrir meu perfil no VKontakte - VKClique para abrir meu perfil de musica no SpotiFy
--------------------------------------------------------------------------------------
أحدث أقدم