Pirataria: Plataformas de streaming como Netflix, Disney e outras citam dois sites do Brasil em lista de pirataria

Relatório publicado por produtoras de Hollywood visa auxiliar investigações e processos judiciais para combater a pirataria no mundo, inclusive no Brasil


Há incontáveis serviços para baixar filmes de maneira ilegal na internet. Em um relatório publicado neste ano, estúdios de Hollywood — Disney, Netflix e outros — incluíram dois portais brasileiros na lista dos sites mais prejudiciais para a indústria cinematográfica. Esse documento foi idealizado por produtoras dos EUA para fortalecer o combate à pirataria no mundo.

 

Em fevereiro, a Motion Picture Association (MPA) — representante da Disney, Paramount, Universal, Warner, Columbia e Netflix — listou em seu relatório anual os maiores sites de pirataria em operação fora dos EUA. No ranking, a associação citou os portais brasileiros Topflix e Baixafilme, cujas visitas somadas ultrapassam a marca dos 30 milhões de usuários ativos por mês.

Topflix é o maior serviço de streaming pirata do Brasil.

Segundo o documento, o Topflix é o maior serviço de streaming pirata do Brasil. Com mais de 5 mil links ilegais para assistir a cerca de 1,5 mil séries e filmes de graça, o site preocupa a MPA por não só registrar 22,8 milhões de visitas mensalmente, como também monetizar a plataforma com anúncios. A localização do servidor é desconhecida, devido ao serviço de proxy reverso do Cloudflare.

 

Enquanto isso, o Baixafilme é o maior agregador de torrents de filmes e séries no Brasil, com mais de 18 mil títulos disponíveis para baixar. Em operação desde 2011, o site recebe, em média, 8,1 milhões de visitantes por mês. Além de oferecer downloads ilegais, o portal lucra com anúncios. Sua localização também é desconhecida por causa dos filtros do Cloudflare.

Baixafilme é o maior agregador de torrents de filmes e séries no Brasil,

Ao incluir o Topflix e o Baixafilme no relatório, a MPA espera que as autoridades de fora dos EUA fiquem cientes do tamanho dos sites e tomem medidas judiciais para encerrar as atividades de ambos os portais. Há, porém, um problema: ninguém sabe onde os dois serviços estão hospedados, e não dá para exigir o desligamento dos domínios sem conhecer a localização exata deles.

 

Relatório da MPA visa auxiliar investigações

Por enquanto, a lista da MPA serve apenas como um “ranking de periculosidade” para os sites de pirataria. Na Europa, a Federação Internacional da Indústria Fonográfica (da sigla em inglês, IFPI) publicou um relatório parecido, o qual incluiu até mesmo Telegram e Twitter, além de outras redes sociais e mensageiros.

A ideia desses relatórios é facilitar o combate à pirataria, oferecendo informações sobre serviços com potencial para prejudicar a indústria cinematográfica. Os documentos não são leis, nem regras que precisam seguidas pelas autoridades à risca, mas podem ajudar em investigações e processos judiciais.

 

Pirataria em mídias físicas preocupa associações

Além de mirar em sites da internet, associações dos EUA também se preocupam com a venda ilegal de produtos e mídias físicas. Em fevereiro deste ano, um documento reuniu os mercados e domínios com o maior índice de pirataria, dente eles a Shopee, o AliExpress e até a Rua 25 de março, em São Paulo.

 

Intitulado Notorius Market List (NML), o documento foi publicado pelo Escritório Representante de Comércio dos Estados Unidos, ligado ao Gabinete Executivo da Presidência. Esse relatório é atualizado com novas versões anualmente.


Fonte:
Torrent Freak

--------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍?
Siga-nos nas redes sociais. 
Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄 Contamos consigo!

Assine as notificações de Feed do Site ou entre em nosso Canal de  Noticias no Discord, há, e nos adicione ãos favoritos do seu navegador.

Conheça nossa EquipeHerley costa:
É o editor chefe e criador do canal do Vovo Gatu, supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos, tutoriais e lives para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere, mundos abertos e jogos online com longa longevidade. Um grande apaixonado por vídeo games e filmes desde criança, nunca deixou de jogar ou assistir um filme praticamente por todos os dias desde que se conhece por gente.

Me siga nas redes sociais
Clique para abrir meu FacebookClique para abrir meu InstagramClique para abrir meu TwitterClique para abrir meu canal do YoutubeClique para abrir meu LinkedinClique para abrir meu perfil de musica no DeezerClique para abrir meu grupo no WhatsappClique para abrir meu perfil no PinterestClique para abrir meu perfil no VKontakte - VKClique para abrir meu perfil de musica no SpotiFy
--------------------------------------------------------------------------------------
أحدث أقدم