Avast: Programas gratuitos para descriptografar ransomwares são lançados

A Avast lançou  dois programas gratuitos para descriptografar ransonwares, permitindo às vítimas de ataques cibernéticos recuperar seus arquivos sem a necessidade de pagar resgates aos criminosos virtuais. As ferramentas funcionam com três tipos de agentes maliciosos: AtomSilo, LockFile e Babuk.


De acordo com a empresa especializada em segurança cibernética, um dos programas serve para descriptografar arquivos sequestrados pelos ransonwares AtomSilo e LockFile, devido às muitas semelhanças entre ambos.

Já a outra versão é útil para quebrar o código do Babuk, sendo fornecida separadamente.

 

Um dos softwares foi criado em parceria com o analista de malware Jirí Vinopal. Há alguns dias, o especialista anunciou ter conseguido descriptografar o AtomSilo, depois de descobrir e explorar uma vulnerabilidade existente no ransomware, fazendo o mesmo com o LockFile, na sequência.

Tela inicial do programa de descriptografia gratuito da Avast.

Testes mostraram que as ferramentas são capazes de realizar o trabalho, mas há uma limitação em relação à quebra do código do AtomSilo. O descriptografador depende de um formato de arquivo conhecido para verificar se o processo ocorreu com sucesso, exigência que pode deixar arquivos com formato desconhecido ou proprietário ainda criptografados.

 

Fácil de usar

As vítimas dos ransomwares AtomSilo e LockFile encontram a ferramenta gratuita de descriptografia no site da Avast. Após o download, é necessário abrir o programa e seguir as instruções na tela para colocá-lo em funcionamento.

 

O processo inclui selecionar os arquivos para passar pela análise e quebra do código e a opção de backup, muito útil em caso de ocorrer algum erro. Depois, é só aguardar o programa finalizar o seu trabalho.

 

Para quem está enfrentando problemas com o ransomware Babuk, o download acontece em outra página da empresa, igualmente de forma gratuita. O procedimento é o mesmo acima, bastando colocar o programa para funcionar, selecionar os arquivos e aguardar a quebra do código.


Fonte:
Security Affairs, The Record, Avast, Avast

--------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍?
Siga-nos nas redes sociais. 
Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄 Contamos consigo!

Assine as notificações de Feed do Site ou entre em nosso Canal de  Noticias no Discord, há, e nos adicione ãos favoritos do seu navegador.

Conheça nossa EquipeHerley costa:
É o editor chefe e criador do canal do Vovo Gatu, supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos, tutoriais e lives para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere, mundos abertos e jogos online com longa longevidade. Um grande apaixonado por vídeo games e filmes desde criança, nunca deixou de jogar ou assistir um filme praticamente por todos os dias desde que se conhece por gente.

Me siga nas redes sociais
Clique para abrir meu FacebookClique para abrir meu InstagramClique para abrir meu TwitterClique para abrir meu canal do YoutubeClique para abrir meu LinkedinClique para abrir meu perfil de musica no DeezerClique para abrir meu grupo no WhatsappClique para abrir meu perfil no PinterestClique para abrir meu perfil no VKontakte - VKClique para abrir meu perfil de musica no SpotiFy
--------------------------------------------------------------------------------------
أحدث أقدم