WhatsApp, Facebook e Instagram sairam do ar: Por que as redes caíram nesta segunda-feira?

Usuários relatam o problema através do Twitter

WhatsApp, Instagram e Facebook ficaram fora do ar no início da tarde desta segunda-feira (4).


Todas as redes sociais são da responsabilidade do bilionário Mark Zuckerberg. De acordo com o DownDetector, usuários das três redes sociais relataram problemas com as plataformas por volta das 12h40.


Usuários já relatam o problema através do Twitter, onde a hashtag WhatsApp figura entre as mais comentadas do momento.

 

Ainda entre os assuntos mais falados, estão Telegram, plataforma para a qual muitas pessoas migram quando há problemas com o WhatsApp, e Wi-fi, uma vez que muita gente pensou ter ficado sem internet, mas, na realidade, era o problema nas três redes.

Eu depois de reiniciar o wifi 10 vezes e ver que o WhatsApp, Instagram e Facebook estavam fora do ar 😂😅😅

Kratos: WhatsApp, Facebook e Instagram ficam fora do ar. 😡
Quando volta 😍

O mundo sem WhatsApp, Facebook e Instagram por 6 horas:

É pandemia, aquecimento global, pane nas redes sociais, qualquer dia vomos estar acordando com as trombetas do apocalipse.

Através do Twitter, os perfis oficiais das três redes sociais informaram que equipes já trabalham para resolver o problema. 

Além do Brasil, usuários de Portugal, Reino Unido, Índia e Estados Unidos também reclamam de instabilidade. 

 

WhatsApp: Estamos cientes de que algumas pessoas estão enfrentando problemas com o WhatsApp no momento. Estamos trabalhando para que as coisas voltem ao normal e enviaremos uma atualização aqui o mais rápido possível.

Obrigado pela sua paciência!


Instagram: O Instagram e os amigos estão passando por um período difícil agora, e você pode estar tendo problemas para usá-los. Tenha paciência conosco, estamos nisso!


Facebook: Estamos cientes de que algumas pessoas estão tendo problemas para acessar nossos aplicativos e produtos. Estamos trabalhando para voltar ao normal o mais rápido possível e pedimos desculpas por qualquer inconveniente.


A queda das três frentes do Facebook repercutiu tanto no Twitter, rede social “rival”, que “WhatsApp” e “Zuckerberg” estão entre os três primeiros trendings da plataforma.


 

O que causou a queda do WhatsApp, Instagram e Facebook?

Ainda não está claro qual foi a causa exata da queda dos serviços, mas usuários em redes sociais levantaram a possibilidade de ser um problema de DNS. Antes de mais nada, é necessário entender o que é o DNS e como ele funciona. O

 

s sistemas de nomes de domínio (ou DNS, sua sigla em inglês) são responsáveis pela tradução dos nomes de domínios utilizados na barra de endereço dos navegadores (URLs) para os endereços IPs correspondentes. Seria muito mais difícil memorizar e digitar “216.58.210.163” ao invés de “www.google.com”, por exemplo.

 

Para que você possa acessar os sites na internet, inevitavelmente, a sua conexão acaba se comunicando com um servidor DNS, que é o responsável por saber qual o endereço IP que deve ser acessado.

 

 

Não foi só WhatsApp: ‘dia de terror’ derruba diversos serviços da web

A primeira segunda-feira de outubro não está fácil para quem precisa da internet para se comunicar ou trabalhar. Durante toda a tarde diversos serviços online, incluindo WhatsApp, Instagram e Facebook, ficaram fora do ar. 

 

Os problemas também avançaram para outros sites como apps de banco, o TikTok, Twitter e até mesmo o Telegram, que costuma servir de alternativa quando o mensageiro mais usado do Brasil está indisponível.

 

Por volta das 20 horas (horário de Brasília), os três serviços aparentemente começaram a se recuperar, de forma lenta e irregular. Andy Stone, responsável pela comunicação oficial do Facebook, confirmou no Twitter que os serviços e aplicativos da empresa estavam novamente acessíveis. “Obrigado pelo apoio”, disse. 


John Graham-Cumming, chefe de tecnologia da Cloudflare, uma famosa empresa de servidores em nuvem, detectou por volta das 13h50 como o Facebook desapareceu da internet: quando alguém digita facebook.com em seu navegador, o sistema de nomenclatura do domínio DNS não sabe para onde ir, porque o percurso mudou e não reconhece um novo. Esse parece ser o problema definidor desse longo declínio. O jornalista independente especialista em segurança cibernética Brian Krebs diz ter confirmado que o problema vem do DNS, embora não esteja claro o que poderia ter causado isso.

 

EL PAÍS consultou dois especialistas que, sem ter logicamente todas as informações, especulam que se trata de um erro de BGP, um percurso mais complexo que atravessa o DNS e que também dificulta a sua reparação. As quase quatro horas de indisponibilidade dos serviços do Facebook seriam, de momento, justificativas para a recuperação de um problema deste tipo.

 

Os serviços de realidade virtual do Facebook também foram afetados pela queda. Um repórter do The New York Times conversou com vários funcionários do Facebook em Palo Alto e as ferramentas de comunicação interna da empresa também não estão funcionando: “É como um dia de neve”, descrevem.

 

Os problemas coincidem com algumas semanas muito difíceis para o Facebook. As reportagens exclusivas sobre documentos internos da empresa que o Wall Street Journal vem divulgou neste domingo foram acompanhadas pela saída à luz de sua “garganta profunda”, Frances Haugen, que esta terça-feira prestará depoimento no Congresso. Na noite de domingo, Haugen declarou no programa 60 minutes que a empresa sempre priorizou a busca pelo lucro acima do interesse do público.


Fonte:
Vovo GaTu, Brasil El Pais, Olhar Digital, Folha PE

--------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍?
Siga-nos nas redes sociais. 
Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄 Contamos consigo!

Assine as notificações de Feed do Site ou entre em nosso Canal de  Noticias no Discord, há, e nos adicione ãos favoritos do seu navegador.

Conheça nossa EquipeHerley costa:
É o editor chefe e criador do canal do Vovo Gatu, supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos, tutoriais e lives para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere, mundos abertos e jogos online com longa longevidade. Um grande apaixonado por vídeo games e filmes desde criança, nunca deixou de jogar ou assistir um filme praticamente por todos os dias desde que se conhece por gente.

Me siga nas redes sociais
Clique para abrir meu FacebookClique para abrir meu InstagramClique para abrir meu TwitterClique para abrir meu canal do YoutubeClique para abrir meu LinkedinClique para abrir meu perfil de musica no DeezerClique para abrir meu grupo no WhatsappClique para abrir meu perfil no PinterestClique para abrir meu perfil no VKontakte - VKClique para abrir meu perfil de musica no SpotiFy
--------------------------------------------------------------------------------------
أحدث أقدم