Filipe Ferreira, ciclista Goiano, abordado de forma totalmente irregular: Ação gera revolta na internet

Uma abordagem da Polícia Militar de Goiás (PMGO) causou revolta nas redes sociais e foi apontada como um ato racista. O youtuber e atleta Filipe Ferreira, que é negro, gravava um vídeo enquanto praticava manobras com uma bicicleta em um parque da Cidade Ocidental, quando foi abordado pelos militares.

O youtuber Filipe Ferreira, disse que não quer prejudicar o agente que apontou uma arma em sua direção. Após a grande repercussão do vídeo do ocorrido nas redes sociais, ele afirmou que está com medo de sair de casa.

Filipe Ferreira, youtuber que sofreu abordagem truculenta de PMs em Cidade Ocidental (GO)

No momento da abordagem, Filipe estava na orla do Lago Jacob, um parque da cidade, gravando um vídeo de manobras que ele fazia com a bicicleta.

Logo que desceram da viatura os dois policiais exigiram que o jovem parasse com as manobras e colocasse as mãos na cabeça. Um dos agentes permaneceu com a arma apontada para o jovem, enquanto que o outro realizou outros procedimentos. Durante toda a ação, o celular de Filipe continuou a gravação.

Assustado com a abordagem, o youtuber chegou a comentar que era trabalhador. Como resposta, um dos policiais ironizou, “é, eu sou vagabundo, eu estou aqui brincando”.

Na sequência, o mesmo policial pediu para que o colega militar algemasse o youtuber. “Pode algemar, resiste para você ver o que vai acontecer contigo”, ameaçou o agente. 

Durante toda a abordagem, os policiais alegaram que o procedimento era normal e caso não fosse respeitado o jovem seria preso.

Ação criticada

Nas redes sociais vários internautas criticaram a ação dos policiais. O estudante de Direito e defensor dos direitos sociais, Gabriel Eduardo compartilhou o vídeo no Twitter e a gravação já teve mais de 3,8 milhões de visualizações.


Em entrevista ao Fantástico, da TV Globo, ele disse está se "sentindo mal" e que não tem saído de casa para andar de bicicleta como costuma fazer.

Relacionadas

Segundo a emissora, Filipe tem 28 anos e trabalha como eletricista. Apesar de questionar a forma como foi tratado, tem receio de atrapalhar a carreira do policial que agiu de forma truculenta contra ele, chegando inclusive a algemá-lo.


A parte da abordagem começa em: 12:00

Não quero prejudicar o policial, não tenho intenção de prejudicar ele. Espero que ele tenha atitude daqui para a frente melhor com as pessoas que ele for abordar.
Filipe Ferreira, eletricista e youtuber

Anteontem, quando divulgou o vídeo do ocorrido, Filipe recebeu diversas manifestações de apoio nas redes sociais, com grande parte delas enxergando racismo na abordagem policial. O youtuber, entretanto, não tem certeza se foi vítima de racismo.

"Não sei se foi racismo ou se foi abuso de autoridade mesmo, ou se ele trata todas as pessoas daquela forma", afirmou.

Promotor critica arma em punho

O promotor de Justiça Alexandre Rocha, do MP-GO (Ministério Público de Goiás), que ficará responsável pela investigação do caso, disse à TV Globo que a abordagem não foi correta e criticou, principalmente, a arma apontada pelo policial na direção de Filipe.

Esse procedimento de abordagem é, obviamente, ele extrapolou o padrão, mas puxar a arma, isso teria que ser uma situação extrema, inclusive de perigo para os policiais.
Alexandre Rocha, promotor de Justiça do MP-GO

Procurada, a Polícia Militar de Goiás afirmou que "o fato está sendo apurado" e que "caso seja comprovado qualquer tipo de excesso, as providências legais serão tomadas".


--------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍?
Siga-nos nas redes sociais. 
Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄 Contamos consigo!

Telegram,WhatsApp, Twitter, Facebook, Canal de  Noticias no Discord ou no Pinterest, há, e nos adicione ãos favoritos do seu navegador.


Herley costa:
É o editor chefe e criador do canal do Vovo Gatu, supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos, tutoriais e lives para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere, mundos abertos e jogos online com longa longevidade. Um grande apaixonado por vídeo games e filmes desde criança, nunca deixou de jogar ou assistir um filme praticamente por todos os dias desde que se conhece por gente.

--------------------------------------------------------------------------------------
أحدث أقدم