Windows 11: Sistema operacional da Microsoft, deixará de suportar aplicativos para Android em 2025

A Microsoft confirmou, na última terça-feira (05), que deixará de suportar aplicativos para Android no Windows 11, uma das funcionalidades do sistema operacional que obtiveram maior destaque em meio à sua apresentação oficial em 2021.


A empresa afirma que a decisão foi tomada para responder à “evolução das necessidades dos clientes”.

 

O Subsistema do Windows para Android (WSA) será desativado em 5 de março de 2025. A partir de hoje, a Amazon Appstore e seus aplicativos deixarão de aparecer nos resultados de busca da Microsoft Store. A empresa destaca que, durante o processo de desligamento do suporte, os usuários ainda poderão utilizar seus aplicativos já instalados no PC.


Desenvolvedores não poderão enviar novos aplicativos para a Amazon Appstore para Windows, mas aqueles que possuem aplicativos existentes na plataforma ainda poderão fornecer atualizações do software até a data de encerramento.

Com a remoção dessa funcionalidade, a Amazon Appstore não ficará mais disponível para os usuários do Windows 11. A loja em questão é uma das formas de instalar aplicativos do sistema operacional do Google no PC, mas também é possível utilizar os pacotes de instalação do Android (APK) através do Subsistema do Windows para Android.

 

Muitos usuários gostariam de ter a experiência completa da Google Play Store no Windows 11, e alguns conseguiram a façanha de instalar a loja de aplicativos no PC, contudo, a plataforma nunca chegou de forma oficial ao sistema operacional da Microsoft.


O Subsistema do Windows para Android, que é o componente responsável por suportar aplicativos do Android no Windows 11, recebeu várias atualizações de recursos ao longo dos últimos três anos para otimizar a experiência dos aplicativos no PC, contudo, as diferenças de interface de usuário entre as plataformas podem ter dificultado sua popularização.

O Android é um sistema para smartphones e tablets, que possuem telas sensíveis ao toque. Já o Windows, apesar de ter evoluído para oferecer melhor suporte ao “touch”, ainda é primordialmente voltado ao PC. Utilizar um mouse para controlar aplicativos projetados para telas sensíveis ao toque era um desafio muito complexo.

Como parte de nosso compromisso de atender às necessidades em evolução dos clientes, atualizamos periodicamente nossas ofertas de produtos. Isso envolve a introdução de inovações técnicas e a retirada de produtos. A Microsoft continua dedicada a uma plataforma e ecossistema abertos, e estamos ansiosos para continuar a trazer as melhores experiências e aplicativos para o Windows.

Microsoft


Infelizmente, a Amazon Appstore para Windows nunca chegou oficialmente ao Brasil. A lista de países em que a plataforma era suportada incluía apenas Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Austrália, França, Bélgica, Japão e outras regiões.

As “inovações técnicas” mais recentes do sistema operacional são suas ferramentas de inteligência artificial. Desde 2023, a Microsoft investe em ampliar as funcionalidades inteligentes da plataforma com tecnologias generativas, e um exemplo muito popular é o Copilot, seu novo assistente virtual que chegou para substituir a Cortana.

 

E aí, o que achou? Aproveite para acompanhar o Portal Vovo GaTu no WhatsApp, Twitter [1] [2], Instagram, Facebook, TikTok, Threads e no Youtube!

Continue acompanhando o Portal Vovo GaTu para ficar por dentro de outros conteúdos de entretenimento!


Fonte:
VovoGaTu

--------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍?
Siga-nos nas redes sociais
Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄 Contamos consigo!


Conheça nossa EquipeHerley costa:
É o editor chefe e criador do canal do Vovo Gatu, supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos, tutoriais e lives para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere, mundos abertos e jogos online com longa longevidade. Um grande apaixonado por vídeo games e filmes desde criança, nunca deixou de jogar ou assistir um filme praticamente por todos os dias desde que se conhece por gente.

Me siga nas redes sociais
Clique para abrir meu FacebookClique para abrir meu InstagramClique para abrir meu TwitterClique para abrir meu canal do YoutubeClique para abrir meu LinkedinClique para abrir meu perfil de musica no DeezerClique para abrir meu grupo no WhatsappClique para abrir meu perfil no PinterestClique para abrir meu perfil no VKontakte - VKClique para abrir meu perfil de musica no SpotiFy
--------------------------------------------------------------------------------------
Postagem Anterior Proxima Postagem