TikTok: Plataforma pode ser banida nos EUA pela solicitação da Apple e Google

A China anda observando muito mais do que os vídeos postados.

Um dos líderes da Comissão Federal de Comunicações (Federal Communications Commission, ou FCC) pediu à Apple e ao Google que removessem o TikTok das suas lojas de aplicativos nos Estados Unidos, conforme noticiou a CNBC.


O comissário Brendan Carr compartilhou em seu Twitter uma carta que enviou tanto para Tim Cook, CEO1 da Apple, quanto para Sundar Pichai, CEO do Google, pedindo que removessem o TikTok da App Store e da Play Store. A alegação seria que o app chinês de vídeos curtos teria violado as políticas de privacidade das duas lojas.

 

Na carta e na rede social, Carr declara que o TikTok “não vê apenas os vídeos de dança de seus usuários”, mas também “coleta históricos de pesquisa e navegação, padrões de pressionamento de tecla, identificadores biométricos, rascunhos de mensagens e metadados, além de coletar texto, imagens e vídeos armazenados na área de transferência de um dispositivo”.

O TikTok não é apenas mais um aplicativo de vídeo. Essa é a roupa do cordeiro. Ele coleta faixas de dados confidenciais que novos relatórios mostram que estão sendo acessados em Pequim. Pedi à @Apple e ao @Google que removessem o TikTok das suas lojas de aplicativos por seu padrão de práticas de dados clandestinos.
 


Carr disse, ainda, que o app representa um “risco de segurança nacional inaceitável” por acessar dados confidenciais de usuários americanos em Pequim (na China), onde fica a sede da ByteDance, dona do TikTok. Ele completa afirmando se tratar de uma empresa “que pertence ao Partido Comunista Chinês, o qual exige por lei que cumpram suas demandas de vigilância”.

As alegações do comissário seguem a matéria do BuzzFeed, que divulgou áudios de funcionários os quais afirmavam que o app continuava fornecendo informações de usuários americanos para a China, mesmo após a empresa ter afirmado que os dados permaneciam nos EUA.

 

Essa história, entretanto, não é nova. Ainda no governo do ex-presidente dos EUA, Donald Trump, muitas preocupações acerca dos dados dos americanos sendo armazenados na China teriam sido trazidos à tona até o ponto de tentar banir o app no país.

Como condição de funcionamento, Trump pedia que houvesse a participação de empresas americanas nas atividades do TikTok, o que a companhia chinesa relutou em aceitar. O intento acabou não se concretizando e a ordem foi revogada logo depois por Joe Biden.

Após a repercussão da matéria do BuzzFeed, o TikTok anunciou que estaria movendo todos os dados de usuários dos EUA para servidores da Oracle situados no país. Atualmente, a empresa utiliza seus próprios servidores baseados nos EUA e em Singapura para backups, mas que futuramente removerá os dados privados dos usuários dos EUA de seus próprios data centers. Para fornecer ainda mais garantia, a chinesa disse que realizará “mudanças operacionais”, incluindo a criação de um novo departamento com liderança americana para lidar com os dados americanos.

 

Resta saber se essas medidas contribuirão para o fim dessa novela ou se ainda teremos alguns capítulos.


Fonte:
Vovo GaTu


--------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍?
Siga-nos nas redes sociais. 
Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄 Contamos consigo!

Assine as notificações de Feed do Site ou entre em nosso Canal de  Noticias no Discord, há, e nos adicione ãos favoritos do seu navegador.

Conheça nossa EquipeHerley costa:
É o editor chefe e criador do canal do Vovo Gatu, supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos, tutoriais e lives para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere, mundos abertos e jogos online com longa longevidade. Um grande apaixonado por vídeo games e filmes desde criança, nunca deixou de jogar ou assistir um filme praticamente por todos os dias desde que se conhece por gente.

Me siga nas redes sociais
Clique para abrir meu FacebookClique para abrir meu InstagramClique para abrir meu TwitterClique para abrir meu canal do YoutubeClique para abrir meu LinkedinClique para abrir meu perfil de musica no DeezerClique para abrir meu grupo no WhatsappClique para abrir meu perfil no PinterestClique para abrir meu perfil no VKontakte - VKClique para abrir meu perfil de musica no SpotiFy
--------------------------------------------------------------------------------------
Postagem Anterior Proxima Postagem