Volkswagen: Propaganda do carro Polo com casal gay é alvo de ataques homofóbicos

Comentários preconceituosos vão desde afirmações de desvalorização do modelo Polo até sexualização de acessórios do carro.

Uma campanha publicitária, realizada pela Volkswagen do Brasil, entrou para os trending topics na terça-feira (10/05) pelo volume de ataques homofóbicos gerados.

Publicação da Volkswagen com casal gay viraliza nas redes e recebe ataques homofóbicos


A postagem que a empresa fez no Twitter na sexta-feira (06/05) viralizou. A imagem mostra um casal gay em frente a um carro do modelo Polo acompanhada da legenda “Sabe o que evoluiu junto com você? O Polo. O que já era bom ficou ainda melhor, com muito mais segurança e tecnologia”.

 

A publicação faz parte da agenda de Diversidade e Inclusão da montadora alemã, que já havia veiculado um vídeo em 2021 da mesma campanha, que foi criticada na época e voltou a viralizar no WhatsApp esta semana. Os comentários vão desde críticas à escolha do casal gay como protagonistas, afirmações de alguns usuários que não comprariam mais carros da marca ou que teriam seus carros desvalorizados devido à propaganda, até comentários e montagens de cunho pejorativo.

Alguns dos ataques homofóbicos mostravam montagens com o câmbio do carro com apenas a opção de "ré", e a sexualização dos acessórios. Alguns usuários do Twitter chegaram a afirmar que as propagandas da Volkswagen nos anos 2000 eram da época que a montadora ainda sabia fazer propaganda, em referência ao vídeo promocional do modelo Gol com uma mulher nua na frente. 

 


“A diferença enriquece, o respeito une. A Volkswagen do Brasil celebra a diversidade sexual e de identidade de gênero. Promover a Diversidade & Inclusão é um dos pilares estratégicos da marca”, declarou a Volkswagen em nota enviada ao Estado de Minas.

“Temos como responsabilidade continuar aprendendo de que forma podemos contribuir para a luta contra  %u202Fqualquer forma de preconceito, pois consideramos fundamental conciliar as diferenças para a construção de uma sociedade justa para todos. No que tange a interação com os usuários, comentários ofensivos e desrespeitosos, são devidamente apagados de nossas páginas”, conclui a montadora.

 

Campanha amplia público comprador

O professor na IÉSEG Escola de Administração de Paris, na França, Lucas Lauriano avalia que a propaganda amplia o público da marca,  que aumenta o diálogo com pessoas LGBTQIA. O professor elaborou um estudo no doutorado em que analisa o impacto de discussões nas redes sociais  no trabalho dos colaboradores LGBTQIA em uma empresa do ramo automobilíticoco, que atua no Brasil. No trabalho, o pesquisador optou por não revelar o nome da empresa para uma melhor análise científica. A pedido do Estado de Minas ele analisou a campanha da Volkswagen do Brasil.

 

"Quando a Volks coloca um casal LGBTQIA demonstra que os carros não são apenas para os héteros.  Vale ressaltar que a propaganda não diminui a questão da masculinidade, mas mostra que os carros não são apenas para os hetéros", diz o pesquisador. Ele ressalta que, ao focar numa minoria, ao contrário do que setores conservadores afirmam, a empresa amplia o leque de consumidores.

 

Em 2018, a empresa analisada por Lucas iniciou o  proccesso de mudança para tornar o ambiente coporativo mais diverso. Na época, a empresa só tinha indicadores de presença de mulheres em cargos de gestão.

"A indústria automobilística é muito masculina e heteronormativa. Muitos colaboradores da empresa se sentiam oprimidos e tinham que adotar comportamentos heteronormativos na escolha de gestos, falas e roupas", relata o professor.

 

Lucas considera a campanha da Volks ousada por ser a indústria automobilística muito masculina, mas muito necessária para contribuir com a discussão sobre diversidade. "Querendo ou não é um risco, mas faz muito sentido no caminho de diversidade que a empresa está percorrendo internamente", avalia.

 

O pesquisador pondera que a campanha é uma estratégia de marketing, mas demonstra coerência com o desejo de a empresa se adequar aos novos tempos.  Na valiação dele, os comentários negativos não devem fazer com que a mara recue. "Isso foi bem pensado antes. Eles pensam muito nos reflexos nas vendas e na imagem da marca antes de realizarem uma campanha", diz.

 

O pesquisdor lembra que a diversidade é uma diretriz intranacional da marca. "Não é só a Volks do Brasil".  Na Alemanha, país de origem da multinacional, esse caminho já se dlineava. "A tendência é amentar a diversidade interna e na propaganda. Não vejo possibilidade de recuarem", conclui.


Fonte:
Vovo GaTu


--------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍?
Siga-nos nas redes sociais. 
Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄 Contamos consigo!

Assine as notificações de Feed do Site ou entre em nosso Canal de  Noticias no Discord, há, e nos adicione ãos favoritos do seu navegador.

Conheça nossa EquipeHerley costa:
É o editor chefe e criador do canal do Vovo Gatu, supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos, tutoriais e lives para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere, mundos abertos e jogos online com longa longevidade. Um grande apaixonado por vídeo games e filmes desde criança, nunca deixou de jogar ou assistir um filme praticamente por todos os dias desde que se conhece por gente.

Me siga nas redes sociais
Clique para abrir meu FacebookClique para abrir meu InstagramClique para abrir meu TwitterClique para abrir meu canal do YoutubeClique para abrir meu LinkedinClique para abrir meu perfil de musica no DeezerClique para abrir meu grupo no WhatsappClique para abrir meu perfil no PinterestClique para abrir meu perfil no VKontakte - VKClique para abrir meu perfil de musica no SpotiFy
--------------------------------------------------------------------------------------
أحدث أقدم