Dorama: O que é? E por que eles estão se tornando tão populares?

Os doramas tem se tornado o formato de série queridinho do público nos últimos anos. Na Netflix e em outras plataformas de streaming, essas “novelas asiáticas” tem tomado cada vez mais espaço, atraindo a atenção dos jovens para esse tipo específico de programa.


Mas você sabe o que é dorama? Vamos te explicar de onde saiu esse termo, suas ramificações, seus projetos mais famosos e ainda vamos te dizer onde assistir doramas. Então, vamos lá!

 

O que é dorama?

Dorama nada mais é do que uma espécie de série de origem asiática, produzida em maior escala no Japão, mas também encontrada na Coréia do Sul, China e Tailândia. O termo “dorama” vem da pronúncia de “drama” em japonês.

Essas novelas podem ter vários segmentos, como a comédia, o romance, aventura e até mesmo o terror. As atuações são normalmente feitas com pessoas mais jovens em seus papeis de destaque, mas isso não é necessariamente uma regra.

As histórias dos doramas são distribuídas em vários episódios, o que os deixa muito semelhantes às produções norte-americanas e até a algumas novelas brasileira. Porém, eles podem ter algumas diferenças que vamos te explicar a seguir.

 

Tipos de doramas

Nem todas as séries asiáticas são consideradas doramas. Em cada país há algumas especificidades nesse tipo de projeto e cada um tem sua marca registrada local.

Os sul-coreanos, por exemplo, chamam suas atrações de K-dramas, seguindo a mesma linha de sucesso no mundo da música, que é o K-pop. Existem também os T-doramas, provenientes da Tailândia, os C-doramas, da China, e por aí vai.

A diferença entre eles é apenas cultural mesmo. Visualmente, são séries bem parecidas e acompanham a mesma linha: poucos episódios, histórias mais fechadas, normalmente com poucas temporadas.


O que define a diferença é o público alvo. Um dorama coreano nem sempre vai abordar temas pertinentes ao Japão, por exemplo. E vice-versa. O que distingue eles são suas particularidades culturais, que precisam ser respeitadas.

 

Ainda existem alguns gêneros populares de doramas que não estão necessariamente ligados a cultura, mas ao tipo de produção. São eles:

  • jidaigeki – são produções de época, doramas que se ambientam em períodos históricos japoneses;

  • getsuku – Associados ao canal Fuji TV, normalmente são produções mais românticas que vão ao ar às segundas-feiras, 9h da noite — o famoso novelão das nove;

  • taiga dramas – são doramas de época como os jidaigeki, mas com uma diferença: duram muito mais, já que contam com um orçamento bem maior;

  • trendy dramas – doramas que focam em eventos cotidianos.

Alguns doramas famosos


Separamos uma lista com alguns doramas que se tornaram febre pelo mundo e conquistaram uma legião de fãs:

 

  • Alice In Borderland: uma série da Netflix muito elogiada e que conta a história de um jovem e mais dois amigos transportados para um mundo paralelo onde precisam participar de diversos jogos mortais. Além de tentar sobreviver, eles procuram o caminho de volta para casa;

  • Round 6: conhecido também como Squid Game, a série da Netflix conta a história de um grupo de pessoas que passam por dificuldades financeiras e que aceitam participar de alguns jogos a fim de conquistar um prêmio bilionário. Mas o que eles não sabem é que, para chegar lá, eles terão que escapar da morte a cada rodada;

  • Flor do Mal: uma produção sul-coreana que traz a história de uma detetive que descobre a verdadeira identidade de seu próprio marido, enquanto ela investiga uma série de assassinatos inexplicáveis. A série está disponível na plataforma Viki;

  • Jardim de Meteoros: a produção chinesa conta a história de uma jovem estudante universitária que está disposta a se dedicar aos estudos, mas acaba descobrindo um novo amor e um mundo cheio de obstáculos. A série se encontra na Netflix;

  • Switched: um dorama no qual duas jovens com vidas muito diferentes mudam de corpo. Uma delas é popular e está dentro dos padrões, já a outra é tímida e não se relaciona bem com a turma. Com a troca, elas começam a entender melhor os desafios e dificuldades uma da outra.  A produção está disponível na Netflix.

Onde assistir doramas?

A maioria dos doramas hoje disponíveis para assistir estão na plataforma da Netflix. Lá, você encontra uma lista extensa de doramas de gêneros e gostos diferentes. Mas além da Netflix, também existem os aplicativos, como Viki e Kocowa, que podem ser baixados tanto no Android quanto no iOS.



Agora que você já sabe tudo sobre doramas, que tal escolher alguns para assistir com a galera e espalhar ainda mais esse gênero? Escolha seu dorama preferido e depois conte para a gente!


Fonte:
Vovo GaTu


--------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍?
Siga-nos nas redes sociais. 
Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄 Contamos consigo!

Assine as notificações de Feed do Site ou entre em nosso Canal de  Noticias no Discord, há, e nos adicione ãos favoritos do seu navegador.

Conheça nossa EquipeHerley costa:
É o editor chefe e criador do canal do Vovo Gatu, supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos, tutoriais e lives para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere, mundos abertos e jogos online com longa longevidade. Um grande apaixonado por vídeo games e filmes desde criança, nunca deixou de jogar ou assistir um filme praticamente por todos os dias desde que se conhece por gente.

Me siga nas redes sociais
Clique para abrir meu FacebookClique para abrir meu InstagramClique para abrir meu TwitterClique para abrir meu canal do YoutubeClique para abrir meu LinkedinClique para abrir meu perfil de musica no DeezerClique para abrir meu grupo no WhatsappClique para abrir meu perfil no PinterestClique para abrir meu perfil no VKontakte - VKClique para abrir meu perfil de musica no SpotiFy
--------------------------------------------------------------------------------------
أحدث أقدم