WhatsApp: Golpe usa chatbot do INSS para roubar dados

Um novo golpe no WhatsApp, que utiliza a imagem da assistente virtual Helô do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), pode roubar dados de beneficiários da Previdência Social. O alerta foi dado pelo órgão nesta semana.


De acordo com o INSS, criminosos virtuais têm abordado diversos beneficiários, por meio do aplicativo de mensagens, se passando por uma suposta “Central de Atendimento” da Previdência. Usando a imagem da Helô como foto do perfil, eles tentam obter mais dados dos segurados.

 

Para passar maior credibilidade, os cibercriminosos fornecem algumas informações sobre a vítima que já possuem e até disponibilizam um falso número de protocolo. O objetivo é obter a maior quantidade possível de dados, que poderão ser utilizados em diferentes tipos de fraudes.

A assistente virtual do INSS não busca os segurados pelo WhatsApp.

Conforme a entidade, a Helô é um plantão de dúvidas que funciona somente dentro da plataforma Meu INSS, acessível no site ou via aplicativo. O chatbot solicita apenas o nome e o CPF do usuário para iniciar o atendimento e “nunca busca o segurado pelo WhatsApp”, como informou o Instituto.

 

Como se proteger do golpe

Quem for procurado pelos golpistas não deve fornecer nenhum dado a eles, evitando também o compartilhamento de fotos e documentos solicitados. Outra orientação do órgão é usar a ferramenta de bloqueio do WhatsApp, imediatamente, para encerrar o contato com a falsa central de atendimento do INSS.

Além disso, as vítimas do golpe devem registrar um boletim de ocorrência e comunicar o caso às instituições envolvidas, como a própria Previdência. O alerta deve ser enviado ainda ao banco no qual o segurado recebe seu benefício, para prevenir possíveis empréstimos fraudulentos.

O app Meu INSS é um dos meios de contato oficiais do órgão.

O INSS ressalta que nunca entra em contato direto com os segurados para pedir dados, fotos ou documentos. No entanto, algumas informações podem ser solicitadas quando a pessoa procura atendimento pelo telefone 135 ou na plataforma Meu INSS, com o intuito de confirmar a identidade de quem acessou o serviço.

 

Manter os dados de contato (telefone, e-mail e endereço) sempre atualizados é outra forma de se proteger. Isso pode ser feito por ligação para o número 135 ou no Meu INSS.


Fonte:
Vovo GaTu


--------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍?
Siga-nos nas redes sociais. 
Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄 Contamos consigo!

Assine as notificações de Feed do Site ou entre em nosso Canal de  Noticias no Discord, há, e nos adicione ãos favoritos do seu navegador.

Conheça nossa EquipeHerley costa:
É o editor chefe e criador do canal do Vovo Gatu, supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos, tutoriais e lives para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere, mundos abertos e jogos online com longa longevidade. Um grande apaixonado por vídeo games e filmes desde criança, nunca deixou de jogar ou assistir um filme praticamente por todos os dias desde que se conhece por gente.

Me siga nas redes sociais
Clique para abrir meu FacebookClique para abrir meu InstagramClique para abrir meu TwitterClique para abrir meu canal do YoutubeClique para abrir meu LinkedinClique para abrir meu perfil de musica no DeezerClique para abrir meu grupo no WhatsappClique para abrir meu perfil no PinterestClique para abrir meu perfil no VKontakte - VKClique para abrir meu perfil de musica no SpotiFy
--------------------------------------------------------------------------------------
أحدث أقدم