Uber Eats: Chegou ao fim no Brasil o serviço de entrega: a história e o que muda agora

O serviço de entrega de restaurantes Uber Eats encerra as atividades no Brasil a partir desta terça-feira (8). Desde ontem, já não era mais possível pedir refeições por meio do aplicativo da companhia, encerrando um capítulo de cinco anos em território nacional.


O comunicado oficial ao público foi realizado em janeiro de 2022, dando tempo a consumidores e restaurantes de se adaptarem à saída do serviço. E agora, com a plataforma oficialmente deixando o país, é possível analisar com mais calma a situação do Uber Eats — desde a sua chegada no Brasil, há seis anos, até a decisão inesperada de sair desse mercado.


O começo de tudo

Como serviço de caronas, o Uber estreou no Brasil em 2014. Apesar de criar toda uma nova categoria profissional de motoristas parceiros, a companhia enfrentou grande resistência no início das atividades, em especial contra taxistas e políticos que não receberam bem a chegada da plataforma.

Atualmente, são mais de 1 milhão de motoristas cadastrados e usuários mais frequentes já ultrapassaram mais de 5 mil viagens em sete anos de app.

Os dois apps chegaram no Brasil entre 2014 e 2016.

Já o Uber Eats estreou no Brasil em 13 de dezembro de 2016, ainda com a grafia UberEATS. O serviço chegou apenas como um aplicativo separado e já oferecendo descontos para o território nacional, mas com uma atuação inicial restrita a algumas regiões de São Paulo.

Aos poucos, a plataforma foi expandida para mais cidades e também ganhando novas funcionalidades, como retirar o pedido no restaurante e receber recomendações personalizadas com base no que é popular na região.

 

Por que acabou?

São duas as versões para o serviço ter sido descontinuado no país. Segundo a Uber, o motivo é uma reorganização estratégica para concentrar esforços em menos experiências, priorizando produtos de conveniência e mercados.

 

"Nosso principal objetivo daqui para frente será oferecer acesso à maior e melhor seleção de supermercados, lojas especializadas, pet shops, floriculturas, lojas de bebidas e outros artigos no aplicativo do Uber Eats. Tudo para que você possa ter ao seu alcance tudo o que precisar, com a melhor experiência possível, desde a escolha dos itens até a entrega", diz a companhia.

As entregas via Uber Eats serão substituídas por outros segmentos de delivery.

A Uber diz ainda que ofereceu suporte aos restaurantes parceiros durante o período de mudança, mas cabe a cada um deles escolher o que fazer a partir de agora — como migrar para outro app ou passar a oferecer delivery próprio.

 

Entretanto, há um segundo lado nessa história: a concorrência cada vez mais difícil em um espaço tão disputado como o nosso país, em especial contra o iFood. Fontes ouvidas pelo Brazil Journal no período do anúncio da saída do mercado nacional informaram que executivos da empresa no país consideravam o comportamento do rival "monopolista" e que as dificuldades de participar no segmento foram essenciais para a decisão.

Em conversa sobre o caso, o presidente-executivo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Paulo Solmucci, lamentou a saída e se disse surpreso com a decisão, já que ela reduz a opção de plataformas ao consumidor.

 

Um estudo da PiniOn publicado em agosto de 2021 revelou que o iFood liderava com cerca de 75% do mercado, que era composto de mais de 250 apps de entrega entre plataformas de todos os tamanhos e localidades.


A competição acirrada já deixou concorrentes para trás no Brasil, como a Glovo, e a própria Uber já largou o mercado de delivery de comida na Índia pelo mesmo motivo.

 

Novos rumos

O fim do Uber Eats, entretanto, não significa que a empresa vai deixar todo o segmento de entregas no país ou focar somente no transporte de pessoas. Para começar, a companhia vai reforçar os serviços da Cornershop by Uber para realizar delivery de supermercados, atacadistas e lojas especializadas. A startup se destacou durante a pandemia como alternativa de compras remotas e foi adquirida em junho de 2021.

O principal substituto do Uber Eats.

Além disso, ela manteve a entrega de pacotes via Uber Flash e vai expandir os serviços do Uber Direct, uma modalidade para que lojas façam entregas no mesmo dia da compra para os clientes.

 

Quem é assinante do Uber Pass continua com o serviço operando normalmente. Já o app do Uber Eats pode continuar instalado no celular, porque vai concentrar as opções restantes de entrega.


Fonte:
Uber, O Globo, Brazil Journal

--------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍?
Siga-nos nas redes sociais. 
Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄 Contamos consigo!

Assine as notificações de Feed do Site ou entre em nosso Canal de  Noticias no Discord, há, e nos adicione ãos favoritos do seu navegador.

Conheça nossa EquipeHerley costa:
É o editor chefe e criador do canal do Vovo Gatu, supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos, tutoriais e lives para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere, mundos abertos e jogos online com longa longevidade. Um grande apaixonado por vídeo games e filmes desde criança, nunca deixou de jogar ou assistir um filme praticamente por todos os dias desde que se conhece por gente.

Me siga nas redes sociais
Clique para abrir meu FacebookClique para abrir meu InstagramClique para abrir meu TwitterClique para abrir meu canal do YoutubeClique para abrir meu LinkedinClique para abrir meu perfil de musica no DeezerClique para abrir meu grupo no WhatsappClique para abrir meu perfil no PinterestClique para abrir meu perfil no VKontakte - VKClique para abrir meu perfil de musica no SpotiFy
--------------------------------------------------------------------------------------
أحدث أقدم