TikTok e Oracle: Acordo para armazenamento de dados pode ser fechado entre empresas

O TikTok estaria perto de fechar um acordo que permite à Oracle armazenar, em seus servidores, os dados de usuários do app nos Estados Unidos. Conforme relatou a Reuters, a medida evita que a ByteDance, proprietária da rede social, acesse as informações na China.


Em 2020, o então presidente Donald Trump acusou o app de vídeos de compartilhar dados com o governo chinês. Na época, o Comitê de Investimento Estrangeiro dos EUA (CFIUS) condicionou a continuidade da plataforma no país à venda do serviço para uma empresa local, plano que não foi adiante com a vitória de Joe Biden.

 

Segundo a agência de notícias, todos os dados de perfis americanos na rede social serão guardados em servidores locais se o contrato for firmado. A parceria inclui ainda a presença de uma equipe de gerenciamento de dados dos EUA, que atuará como uma espécie de guardiã das informações.

O suposto compartilhamento de dados do TikTok com o governo chinês tem preocupado os EUA.

Esse time terá engenheiros e especialistas em segurança cibernética, trabalhando sem qualquer interferência da empresa chinesa, conforme afirmaram as fontes. Cabe ressaltar que parte dos dados do app é atualmente armazenada em data centers no território americano.

 

O que falta para o acordo?

Para que a parceria entre TikTok e Oracle seja confirmada, o CFIUS precisa verificar se o acordo resolve os “problemas de segurança nacional” mencionados por Trump à época, em referência ao suposto acesso de dados pelo governo chinês. Por enquanto, o comitê ainda não se pronunciou.

A rede social e a gigante do gerenciamento de dados também não comentaram sobre o negócio até o momento, que não envolveria a venda das operações da companhia. A Oracle estava entre as interessadas na transação, durante as pressões feitas por Trump.

 

Enquanto isso, o app segue em busca de outras parcerias com empresas de tecnologia, para reforçar a segurança da plataforma, segundo a publicação.


Fonte:
Reuters, The Verge

--------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍?
Siga-nos nas redes sociais. 
Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄 Contamos consigo!

Assine as notificações de Feed do Site ou entre em nosso Canal de  Noticias no Discord, há, e nos adicione ãos favoritos do seu navegador.

Conheça nossa EquipeHerley costa:
É o editor chefe e criador do canal do Vovo Gatu, supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos, tutoriais e lives para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere, mundos abertos e jogos online com longa longevidade. Um grande apaixonado por vídeo games e filmes desde criança, nunca deixou de jogar ou assistir um filme praticamente por todos os dias desde que se conhece por gente.

Me siga nas redes sociais
Clique para abrir meu FacebookClique para abrir meu InstagramClique para abrir meu TwitterClique para abrir meu canal do YoutubeClique para abrir meu LinkedinClique para abrir meu perfil de musica no DeezerClique para abrir meu grupo no WhatsappClique para abrir meu perfil no PinterestClique para abrir meu perfil no VKontakte - VKClique para abrir meu perfil de musica no SpotiFy
--------------------------------------------------------------------------------------
أحدث أقدم