Pix: Vazamento de chaves afetou clientes de 300 instituições

O vazamento de chaves do Pix revelado pelo Banco Central (BC) no dia 21 de janeiro foi maior do que se pensava. A entidade atualizou os detalhes referentes ao incidente, afirmando que a falha atingiu clientes de aproximadamente 300 instituições, conforme apontou o UOL no sábado (5).


Na época, a autoridade monetária divulgou o vazamento de 160.603 chaves de usuários do sistema de pagamentos instantâneos. Porém, ela não havia confirmado a quantidade de instituições atingidas pelo ataque cibernético que resultou na exposição das informações.

 

Ainda de acordo com o BC, a falha de segurança no Pix envolveu 40% das instituições financeiras que disponibilizam a ferramenta, o que dá aproximadamente 300 empresas. Entre elas, estão os cinco maiores bancos do Brasil: Bradesco, Itaú, Santander, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.

Clientes atingidos deveriam ter sido notificados pelos bancos até o dia 3 de fevereiro.

Todos os 159.603 clientes afetados (alguns possuem mais de uma chave vazada) deveriam ter sido avisados pelos bancos até a última quinta-feira (3), conforme prazo estabelecido pela autarquia federal. A comunicação poderia acontecer pelo app do banco ou internet banking.

 

Dados vazados

Este vazamento das chaves do Pix é relacionado a “consultas indevidas” na plataforma da Acesso Soluções de Pagamento, ocorridas entre os dias 3 e 5 de dezembro. Detalhes sobre a falha não foram divulgados, mas especula-se que uma vulnerabilidade no sistema permitiu o hack a partir de simulações de transações de pagamentos.

Dados sensíveis como senhas, saldos em conta e valores de movimentações não foram comprometidos, mas os cibercriminosos extraíram nome do usuário, CPF, número de agência, conta e instituição de relacionamento. Tais informações podem ser usadas em golpes de phishing, deixando as pessoas afetadas em alerta.

 

Há a possibilidade de que a empresa pertencente à Méliuz seja multada pelo BC por não tomar medidas para prevenir “ataques de leitura”. Até o momento, ela não se pronunciou sobre o caso.


Fonte:
UOL

--------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍?
Siga-nos nas redes sociais. 
Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄 Contamos consigo!

Assine as notificações de Feed do Site ou entre em nosso Canal de  Noticias no Discord, há, e nos adicione ãos favoritos do seu navegador.

Conheça nossa EquipeHerley costa:
É o editor chefe e criador do canal do Vovo Gatu, supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos, tutoriais e lives para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere, mundos abertos e jogos online com longa longevidade. Um grande apaixonado por vídeo games e filmes desde criança, nunca deixou de jogar ou assistir um filme praticamente por todos os dias desde que se conhece por gente.

Me siga nas redes sociais
Clique para abrir meu FacebookClique para abrir meu InstagramClique para abrir meu TwitterClique para abrir meu canal do YoutubeClique para abrir meu LinkedinClique para abrir meu perfil de musica no DeezerClique para abrir meu grupo no WhatsappClique para abrir meu perfil no PinterestClique para abrir meu perfil no VKontakte - VKClique para abrir meu perfil de musica no SpotiFy
--------------------------------------------------------------------------------------
أحدث أقدم