Apple: Detector de pornografia infantil pode ser enganado

Uma pesquisa apresentada durante o 31º Simpósio de Segurança Usenix realizado em agosto, e agora em fase de pré-publicação, revelou um método simples para burlar a detecção por mecanismos de varredura de conteúdo de imagens, como o famigerado CSAM, o detector de material de abuso sexual infantil da Apple.


Seus autores, pesquisadores do Imperial College de Londres, garantem que é possível enganar esses algoritmos 99,9% sem alterar visualmente as imagens.

 

O CSAM (Child Sexual Abuse Material) foi uma proposta controversa apresentada pela Apple no início deste ano. A ideia acabou sendo retirada de pauta em setembro, após forte reação de clientes, grupos de defesa da privacidade e pesquisadores de segurança. A alegação desses grupos é que a empresa de Cupertino estaria, na prática, inserindo um backdoor em cada iPhone com o iOS 15 instalado, capaz de expor milhões de pessoas ao monitoramento automático e até manual.

 

Como a gigante da tecnologia ainda não abandonou o projeto, prometendo lançá-lo em 2022, os pesquisadores levantaram a hipótese de um mecanismo distópico semelhante ao do Big Brother da obra 1984, de George Orwell, e apresentaram a seguinte problematização: até que ponto esse sistema de detecção de imagens é capaz de funcionar de forma confiável?


 

Como os pesquisadores enganaram o CSAM

Como a tecnologia NeuralHash da Apple é construída com base em leitura de hashes (algoritmos de mapeamento de dados), o segredo para enganar a máquina, explica a pesquisa, é aplicar um filtro especial de hash nas imagens, fazendo com que pareçam diferentes para o algoritmo de detecção, embora o aspecto visual a olho nu permaneça praticamente o mesmo.

Imagem da direita modificada para enganar a tecnologia NeuralHash, é possível ver o filtro hash na ultima imagem que contem uma joaninha.

O estudo também conclui que uma possível contramedida, que seria aumentar o tamanho do hash de 64 para 256, funcionaria mas traria informações adicionais sensíveis, com risco à privacidade dos usuários.


Fonte:
Bleeping Computer, Usenix

--------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍?
Siga-nos nas redes sociais. 
Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄 Contamos consigo!

Assine as notificações de Feed do Site ou entre em nosso Canal de  Noticias no Discord, há, e nos adicione ãos favoritos do seu navegador.

Conheça nossa EquipeHerley costa:
É o editor chefe e criador do canal do Vovo Gatu, supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos, tutoriais e lives para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere, mundos abertos e jogos online com longa longevidade. Um grande apaixonado por vídeo games e filmes desde criança, nunca deixou de jogar ou assistir um filme praticamente por todos os dias desde que se conhece por gente.

Me siga nas redes sociais
Clique para abrir meu FacebookClique para abrir meu InstagramClique para abrir meu TwitterClique para abrir meu canal do YoutubeClique para abrir meu LinkedinClique para abrir meu perfil de musica no DeezerClique para abrir meu grupo no WhatsappClique para abrir meu perfil no PinterestClique para abrir meu perfil no VKontakte - VKClique para abrir meu perfil de musica no SpotiFy
--------------------------------------------------------------------------------------
أحدث أقدم