AllBlock: Extensão do Chrome injetava anúncios ilegais em vez de bloquea-las

O bloqueador de anúncios AllBlock Chromium, que funcionava como uma extensão do Google Chrome, estava, na realidade, fazendo exatamente o oposto do trabalho prometido: injetando links de anunciantes ocultos, que geravam comissões para os desenvolvedores da ferramenta.


A extensão, que se encontrava disponível na Chrome Web Store, era anunciada como um ad blocker especializado em YouTube e Facebook.

 

Pesquisando, desde o mês de agosto, um novo conjunto de domínios maliciosos distribuindo livremente um código de injeção de anúncios, a empresa de segurança cibernética Imperva finalmente encontrou o script malicioso em um arquivo “bg.gs” (característico do Google Apps Script). Curiosamente, o fragmento JavaScript estava “camuflado” entre variáveis inócuas do AllBlock.

 

No entanto, o malware não levava o usuário a páginas de anúncios, mas fazia com que URLs legítimos, assim que abertos, fossem redirecionados para links afiliados controlados pelos desenvolvedores do suposto “bloqueador”. Com isso, anúncios ou links passavam a ser inseridos em páginas da web confiáveis que normalmente não hospedam esse tipo de publicidade.

 

Como funciona a injeção de anúncios?

A injeção de anúncios é um processo de inserir anúncios não desejados e não autorizados em uma página da web que não os hospedou, fazendo com que um usuário que confia na página acabe clicando neles. A operação só é rentável obviamente para os golpistas que enganam os usuários duas vezes: quando instalam um bloqueador que injeta anúncios, e quando clicam em anúncios espúrios supostamente divulgados por páginas confiáveis.

 


Curiosamente, o AllBlock apresentava análises excelentes dos usuários, porque a sua funcionalidade original de bloqueador de anúncios funcionava muito bem. Porém, a cada abertura de página, ele se conectava a uma URL hospedada no site allblock.net, que devolvia um script codificado no algoritmo base64, que era então decodificado e injetado na página que estava em uso.

Tanto a extensão quanto a página da web suspeitas encontram-se bloqueadas no momento.



Fonte:
Bleeping Computer, Imperva

--------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍?
Siga-nos nas redes sociais. 
Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄 Contamos consigo!

Assine as notificações de Feed do Site ou entre em nosso Canal de  Noticias no Discord, há, e nos adicione ãos favoritos do seu navegador.

Conheça nossa EquipeHerley costa:
É o editor chefe e criador do canal do Vovo Gatu, supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos, tutoriais e lives para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere, mundos abertos e jogos online com longa longevidade. Um grande apaixonado por vídeo games e filmes desde criança, nunca deixou de jogar ou assistir um filme praticamente por todos os dias desde que se conhece por gente.

Me siga nas redes sociais
Clique para abrir meu FacebookClique para abrir meu InstagramClique para abrir meu TwitterClique para abrir meu canal do YoutubeClique para abrir meu LinkedinClique para abrir meu perfil de musica no DeezerClique para abrir meu grupo no WhatsappClique para abrir meu perfil no PinterestClique para abrir meu perfil no VKontakte - VKClique para abrir meu perfil de musica no SpotiFy
--------------------------------------------------------------------------------------
Postagem Anterior Proxima Postagem