Cães e gatos tambem têm alta probabilidade de pegar covid-19 dos donos

Os animais de estimação que convivem com tutores infectados pelo novo coronavírus têm uma “alta probabilidade” de pegar covid-19. A afirmação está em um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Guelph, no Canadá, que ainda não revisado.

Na pesquisa, 48 gatos e 54 cães de 77 famílias com pessoas que tiveram a doença foram testados para anticorpos da covid-19.

O mesmo teste, capaz de detectar infecção recente pelo Sars-CoV-2, foi feito em outros 150 animais, entre cachorros e felinos de abrigos ou vivendo na rua.

Os autores descobriram que 67% dos gatos domésticos apresentaram os anticorpos, assim como 40% dos cães vivendo em casas, enquanto apenas 9% dos animais de abrigos e 3% dos gatos de rua testaram positivo. Esses dados sugerem que a doença provavelmente se espalha das pessoas para os pets e não o contrário, conforme o artigo.

A investigação também indicou um detalhe interessante: os gatos que passaram mais tempo com os donos ou dormiam na cama com eles tinham maior probabilidade de se infectar, mas o mesmo não aconteceu com os cães. Essa descoberta foi possível devido à análise da interação entre animais e famílias.

Sintomas leves

Entre os pets com anticorpos contra o novo coronavírus, a maioria estava assintomática ou registrou quadros leves. Nos cães, 20% apresentaram perda de apetite, tosse e diminuição de energia na mesma época da doença dos donos, sinais que logo desapareceram.

Já 27% dos gatos sofreram com coriza e dificuldade para respirar, enquanto 6% deles tiveram sintomas mais graves. De acordo com a coautora do estudo Dorothee Bienzle, a maior suscetibilidade dos felinos pode estar relacionada à facilidade de ligação do vírus à superfície das suas células.

Na conclusão do estudo, cujos resultados serão apresentados no Congresso Europeu de Microbiologia Clínica e Doenças Infecciosas (ECCMID 2021), os autores recomendam aos infectados manter distância dos animais de estimação. O evento acontece ainda em julho.



Fonte:
Live Science, EurekAlert

--------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍?
Siga-nos nas redes sociais. 
Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄 Contamos consigo!

Assine as notificações de Feed do Site, Telegram,WhatsApp, Twitter, Facebook, Canal de  Noticias no Discord ou no Pinterest, há, e nos adicione ãos favoritos do seu navegador.

Conheça nossa EquipeHerley costa:
É o editor chefe e criador do canal do Vovo Gatu, supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos, tutoriais e lives para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere, mundos abertos e jogos online com longa longevidade. Um grande apaixonado por vídeo games e filmes desde criança, nunca deixou de jogar ou assistir um filme praticamente por todos os dias desde que se conhece por gente.

--------------------------------------------------------------------------------------
أحدث أقدم