Como parcelar contas no Mercado Pago

O parcelamento de boletos no Mercado Pago é um dos serviços disponibilizados pela carteira digital do Mercado Livre, oferecendo aos usuários a possibilidade de dividir o pagamento de contas e tributos em até 12 vezes, trazendo um alívio para quem não tem em mãos o valor integral para quitar a dívida naquele momento.

Parcelamento de contas no Mercado Pago

Liberado em 2020 pela empresa, o parcelamento de contas no Mercado Pago pode ser feito por qualquer pessoa no aplicativo para Android e iOS, desde que o usuário tenha cartão de crédito cadastrado na plataforma ou possua o Mercado Crédito ativado em sua conta digital.

Usando a função, você pode parcelar boletos de cobrança, como aqueles gerados nas compras online e em outros tipos de transações, além de tributos públicos cujo pagamento é aceito na plataforma (IPTU, IPVA, DAS etc). As contas de consumo (água, luz, gás, telefone, TV por assinatura e outras) também podem ter o pagamento dividido em vários meses.

Juros do parcelamento, horários e prazo de compensação

O parcelamento de boletos pode se tornar uma alternativa interessante para manter as contas em dia quando você está no aperto. No entanto, o uso deste serviço na carteira digital está sujeito à incidência de juros, que varia de acordo com a quantidade de parcelas solicitadas.

Para o usuário que optar pelo parcelamento em duas vezes, por exemplo, há juros de 5,41%. A taxa aumenta conforme o número de parcelas, podendo chegar a até 19,79% caso o usuário divida o pagamento em 12 meses. Os valores atualizados estão disponíveis no site do Mercado Pago e é recomendável consultá-los antes de usar o serviço, pois eles podem ser alterados a qualquer momento.

Também é importante prestar atenção aos horários de pagamento e ao prazo de compensação, principalmente se há urgência em quitar o boleto. O parcelamento pode ser feito a qualquer dia e hora no app, mas as transações efetuadas de segunda a sexta até as 20h são liquidadas no mesmo dia.

Já os pagamentos realizados após este horário nos dias úteis e também aos sábados, domingos e feriados, são compensados apenas no próximo dia útil, podendo ter a incidência de juros dependendo da data de vencimento. Em caso de dúvida, você deve entrar em contato com o Mercado Pago.

Como parcelar boleto com cartão de crédito

Confira abaixo como parcelar suas contas usando o cartão.

1. Abra o app Mercado Pago em seu celular. Na tela inicial, toque na opção “Boletos e tributos";

Tela inicial.

2. Em seguida, escolha entre “Digitar” e “Escanear” o código de barras do boleto;

Opções para informar o código de barras.

3. Para uma maior praticidade, o escaneamento é a melhor alternativa, tornando o processo mais rápido (basta seguir as instruções na tela);

Escaneie o código de barras.

4. Mas em alguns casos, ele pode não funcionar, devido a problemas na impressão ou na própria câmera do celular, impedindo a leitura do código. Se isso acontecer, aperte a opção “Digitar” e informe manualmente os números impressos no papel;

Digitando o código de barras.

5. Na sequência, confira os dados do boleto na tela (valor, código de barras e o tipo de pagamento). Agora, defina se você quer pagar na hora ou agendar para outro dia. Caso queira efetuar o pagamento na mesma data, selecione “Pagar hoje” e toque em “Continuar”;

Pagando na mesma data.

6. Prefere agendar o pagamento? Toque em “Agendar para” e escolha o melhor dia para você. A seguir, pressione “Confirmar data”;

Agendamento.

7. Chegou a hora de escolher a quantidade de parcelas. Role a tela para baixo e veja todas as alternativas disponíveis, não se esquecendo de verificar o valor final com os juros, que é mostrado ao lado. Marque a alternativa desejada, confirme o cartão que será usado na transação e pressione “Pagar” para finalizar.

Escolhendo o número de parcelas desejadas.

Parcelar boleto com o Mercado Crédito

Quem não tem cartão de crédito também pode parcelar boleto no Mercado Pago, desde que possua o Mercado Crédito ativado em sua conta no app, com limite disponível.

O Mercado Crédito é uma linha de crédito disponibilizada pela fintech, que também pode ser usada para fazer compras no Mercado Livre, colocar crédito no celular e empréstimo pessoal.

Fazendo o parcelamento de boleto pelo Mercado Crédito.

Siga os passos acima para parcelar o boleto usando esta solução, até o momento de escolher a forma de pagamento. Role a tela para o lado, selecione “Mercado Crédito” e defina a quantidade de parcelas de seu interesse, verificando os juros ao lado.

Feita a escolha, toque em “Pagar”.


--------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍?
Siga-nos nas redes sociais. 
Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄 Contamos consigo!

Telegram,WhatsApp, Twitter, Facebook, Canal de  Noticias no Discord ou no Pinterest, há, e nos adicione ãos favoritos do seu navegador.


Herley costa:
É o editor chefe e criador do canal do Vovo Gatu, supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos, tutoriais e lives para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere, mundos abertos e jogos online com longa longevidade. Um grande apaixonado por vídeo games e filmes desde criança, nunca deixou de jogar ou assistir um filme praticamente por todos os dias desde que se conhece por gente.

--------------------------------------------------------------------------------------
أحدث أقدم