64% das pessoas LGBTQ são alvos de assédio e discurso de ódio em suas redes sociais, diz pesquisa

Apesar de benefícios como fluxo ilimitado de conteúdos informativos e a possibilidade de conectar-se com pessoas de qualquer lugar do mundo, a internet é um ambiente repleto de assédios e discursos de ódio.


No entanto, o meio é ainda mais hostil para indivíduos LGBTQ, de acordo com um novo relatório da GLAAD.

Segundo o estudo da organização americana não governamental que luta pela aceitação de pessoas LGBTQ, 64% de lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros, travestis, transexuais e queers sofrem com assédios e discursos de ódio em suas redes sociais. A taxa, inclusive, é muito maior do que a reportada por outros grupos de identidade.

Entre as pessoas LGBTQ que relataram sofrer assédio online, 75% afirmaram que as ocorrências foram registradas no Facebook. Também foram contabilizados os casos no Twitter (24%), Instagram (24%), YouTube (21%) e TikTok (9%).

Índice de assédio online e discursos de ódio contra comunidade LGBTQ é bem maior comparado a ocorrências contra outros grupos.

O alto índice de ataques contra pessoas LGBTQ pode ser explicado, em parte, pela taxa recorde de violência física contra transgêneros e pessoas não binárias (que não se identificam com os gêneros padronizados pela sociedade) registrada desde que a Campanha de Direitos Humanos passou a rastrear os fenômenos, em 2013.

Só em 2020, o grupo americano relatou que pelo menos 44 transgêneros ou pessoas não binárias foram mortas a tiros ou por outros meios violentos. A maioria das vítimas eram mulheres transexuais negras e latinas.

Além de os casos de assédio e discursos de ódio online contra pessoas LGBTQ serem nocivos por si só, eles podem desencadear consequências inimagináveis na vida real.

“Acho que existem linhas diretas para, infelizmente, suicídios de nossa comunidade”, afirmou Sarah Kate Ellis, presidente e CEO da GLAAD.

Medidas de combate

Discursos de ódio contra grupos LGBTQ podem ocasionar atos de suicídio

O relatório da GLAAD apontou ainda mudanças consideráveis feitas pelas redes sociais que auxiliam a comunidade LGBTQ. Em março, o Facebook anunciou que seus usuários poderão controlar quem comenta em suas publicações. A medida, de acordo com a empresa de Mark Zuckerberg, limita “interações potencialmente indesejadas”.

O Twitter, por sua vez, lançou na semana passada um recurso que detecta automaticamente respostas “maldosas” em sua plataforma. Ao identificar alguma publicação do gênero, o prompt da rede social pergunta “Quer revisar isso antes de tuitar?”.

Embora as medidas mencionadas no relatório ajudem a combater os ataques contra a comunidade LGBTQ, a GLAAD acredita que as redes sociais podem adotar ações ainda mais eficazes, incluindo maior proteção dos usuários LGBTQ nas diretrizes da comunidade, otimização da moderação de conteúdo, redução do viés algorítmico, bem como aumento na contratação, inclusão e liderança LGBTQ nessas empresas.


--------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍?
Siga-nos nas redes sociais. 
Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄 Contamos consigo!

Telegram,WhatsApp, Twitter, Facebook, Canal de  Noticias no Discord ou no Pinterest, há, e nos adicione ãos favoritos do seu navegador.


Herley costa:
É o editor chefe e criador do canal do Vovo Gatu, supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos, tutoriais e lives para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere, mundos abertos e jogos online com longa longevidade. Um grande apaixonado por vídeo games e filmes desde criança, nunca deixou de jogar ou assistir um filme praticamente por todos os dias desde que se conhece por gente.

--------------------------------------------------------------------------------------

Fonte
:

NPR
أحدث أقدم