GTX 1060: A GPU da Nvidia é a mais usada para rodar games em 2022? Saiba como

De acordo com a Steam, até hoje a GeForce GTX 1060 ocupa o primeiro lugar entre as GPUs em setups para jogos. A crise dos semi-condutores e a mineração de criptomoedas ainda não haviam desregulado o mercado de placas de vídeo em 2016, quando o modelo chegou ao mercado, tornando a GPU consideravelmente mais acessível que os produtos atuais.


Além disso, a série GTX 10- foi a primeira adotada amplamente em notebooks com praticamente as mesmas especificações dos modelos para desktop. Isso, além de ampliar o mercado de notebooks gamer, ajudou a popularizar a GTX 1060. Considerando o alcance e presença da GPU no mercado, o Portal Vovo GaTu preparou um comparativo atualizado sobre como a GTX 1060 está se saindo em games modernos.

 

A GeForce GTX 1060 é GPU mais utilizada até hoje segundo pesquisa da Steam
Fonte:  Steam 

Especificações da GeForce GTX 1060

  • Lançamento: 19/07/2016
  • Preço de lançamento: US$ 249 / R$ 1.248 (valor já corrigido)
  • Modelo: NVIDIA PG410
  • GPU: 16nm GP106-400
  • Núcleos CUDA: 1280
  • Frequência Base: 1506 MHz
  • Frequência em Boost: 1708 MHz
  • Frequência de Memória: 8000 Mbps
  • Pode computacional: 4.37 TFLOPS
  • Memória: 6 GB GDDR5
  • Barramento: 192-bit
  • Largura de banda: 192 GB/s
  • Interface: PCI-Express 3.0 x16
  • Projeto Térmico: 120W
Chips móveis da série GeForce GTX 10 trouxeram aos notebooks um desempenho mais próximo dos modelos para desktop

Até as placas Maxwell, as GPUs móveis GTX eram encontradas apenas em laptops topo de linha, muito mais caros e, ainda assim, com especificações bem mais modestas que as placas discretas. Enquanto a diferença de desempenho entre as GTX 960 discretas e as GTX 960M passa de 90%, a arquitetura Pascal reduziu essa diferença para 10% a 30% em uso real.

Testes em uso real das GeForce 1060 confirmam desempenho próximo dos modelos discretos e móveis

Resultado em jogos AAA modernos

Por se tratar de um modelo já bem defasado, é natural que as GeForce 1060 não consigam rodar jogos atuais de forma satisfatória com configurações muito exigentes. Entretanto, o público que opta por GPUs de entrada já não busca jogar em 4K no Ultra.

GPU chega perto de 60 FPS em Assassin's Creed: Valhalla a 1080p

De maneira geral, esse segmento é voltado para jogos em 1080p (Full HD), quase sempre utilizando gráficos personalizados com elementos diferentes variando entre desligado, baixo ou alto, visando garantir fluidez durante os jogos. Mesmo com bastante tempo de mercado, a GPU ainda consegue entregar 60 quadros por segundo em games atuais, como mostram os benchmarks.

GPU consegue manter qualidade do PlayStation 4 na versão para PC de Horizon Zero Dawn

Levando isso em consideração, é interessante, e até surpreendente, verificar que uma GPU de 2016 ainda consegue rodar jogos como Assassin's Creed Valhalla e Resident Evil Village com taxas de quadro muito próximas, ou até acima dos 60 frames por segundo. Mesmo a versão para PC de Horizon Zero Dawn, que ainda sofre com alguns problemas de otimização, consegue mínimo de 59 fps no modo Original, que busca fidelidade com a versão do PlayStation 4.

 

Esports e jogos casuais

Quando analisamos o cenário dos esports e jogos mais casuais, especialmente os Free-to-Play, a GTX 1060 ainda é uma excelente escolha. No caso de Apex Legends, um dos títulos mais recentes e exigentes da categoria, a GTX deixa claro os motivos de ainda ser tão popular, entregando estáveis 60 quadros em 1080p e configuração alta.

Um elemento crucial para jogos competitivos emplacarem é a compatibilidade com hardwares mais antigos sem prejudicar muito a qualidade da experiência, ou seja, parte do mérito desses resultados fica para os desenvolvedores. Ainda assim, é impressionante conseguir jogar Fortnite e Rainbow Six Siege no máximo, em uma placa modesta e antiga, tudo sem comprometer a fluidez das partidas.


Dá para jogar com a GTX 1060 em 2022?

Sim, e não é pouco! Mesmo com chip e memórias mais antigos, a versão com 6 GB oferece um excelente desempenho entre os jogos de tiro mais populares, MOBAs e esports de maneira geral. Entre os AAA modernos, fazendo algumas concessões nos gráficos, ela entrega sessões bem satisfatórias e estáveis. Foram lançados também um modelo atualizado com GDDR5X, um com 9GB e outro com apenas 3GB de VRAM, mas nesse último caso a memória se torna um limitador muito forte.

 

Apesar de terem sido substituídas pelas GTX 1660, ainda é possível encontrar alguns modelos usados e em bom estado. Além disso, até o início de 2021, boa parte das fabricantes ainda ofereciam notebooks gamer de entrada equipados com a GTX 1060. Dessa forma, com o valor necessário para comprar uma placa de vídeo atual, muitas vezes é possível encontrar um laptop seminovo que irá suprir as demandas do jogador casual, além de oferecer o diferencial da portabilidade.


Fonte:
Nvidia, Techspot, Tech Power Up, Steam Hardware Survey, zWORMz Gaming, VideoCardz, UserBenchmark

--------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍?
Siga-nos nas redes sociais. 
Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄 Contamos consigo!

Assine as notificações de Feed do Site ou entre em nosso Canal de  Noticias no Discord, há, e nos adicione ãos favoritos do seu navegador.

Conheça nossa EquipeHerley costa:
É o editor chefe e criador do canal do Vovo Gatu, supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos, tutoriais e lives para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere, mundos abertos e jogos online com longa longevidade. Um grande apaixonado por vídeo games e filmes desde criança, nunca deixou de jogar ou assistir um filme praticamente por todos os dias desde que se conhece por gente.

Me siga nas redes sociais
Clique para abrir meu FacebookClique para abrir meu InstagramClique para abrir meu TwitterClique para abrir meu canal do YoutubeClique para abrir meu LinkedinClique para abrir meu perfil de musica no DeezerClique para abrir meu grupo no WhatsappClique para abrir meu perfil no PinterestClique para abrir meu perfil no VKontakte - VKClique para abrir meu perfil de musica no SpotiFy
--------------------------------------------------------------------------------------
أحدث أقدم