Netflix: Justiça do RJ pressiona plataforma para cessar uso de tecnologia; entenda o caso

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro reestabeleceu uma liminar contra a Netflix, exigindo que a companhia pare de usar uma tecnologia de compressão de vídeos.


A tecnologia em questão é chamada DivX, e o TJ-RJ acusa a Netflix de usá-la sem obter uma licença. Assim, a Netflix estaria se aproveitando de uma tecnologia protegida desde 2018 no Brasil, por registro no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual.

 

A liminar exige que a Netflix pare o uso do DivX, e o prazo venceu na última sexta-feira, 24 de junho. Caso isto não aconteça, será cobrada da Netflix uma multa diária de R$ 50 mil.


Este não é um problema novo para a Netflix, que já enfrentou ordem judicial pelo mesmo assunto, que foi derrubada em 2021 e agora retorna. Na época, a empresa ofereceu garantia de R$ 10 milhões enquanto o processo corria na Justiça, oferta que foi aceita e a liminar foi derrubada na época.

 

Agora, ela foi restabelecida pelos desembargadores da 24ª Câmera Cível do TJ-RJ, com dois votos favoráveis e um contrário. A DivX, empresa também americana, faz acusações contra a Netflix de quebra de patente no território brasileiro, afirmando que a companhia de streamings usa sua tecnologia sem licença.


A DivX é uma tecnologia patenteada que permite a compressão de vídeos em alta definição com maior velocidade e sem prejuízo à qualidade das imagens. Assim, é possível disponibilizar vídeos em Ultra HD e 4K com definição superior.


Por outro lado, a Netflix nega que faça uso do DivX, o que foi negado pela desenvolvedora do software, que apresentou cinco pareceres técnicos elaborados por centros de pesquisa brasileiros – USP, UFRJ, UFF, UERJ E PUC-Rio – indicando que a gigante dos streamings faz uso da tecnologia como prova ao TJ-RJ.


Mas, apesar de negar o uso da tecnologia, a Netflix afirma que a decisão judicial para cessar o uso da DivX causará prejuízos enormes à companhia, uma contradição que inclusive foi usada como argumento na decisão dos desembargadores.

 

A disputa entre Netflix e DivX não ocorre apenas no Brasil, visto que a tecnologia é reconhecida por patentes nos principais mercados no mundo, como o próprio Estados Unidos e a China.


Fonte:
Vovo GaTu


--------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍?
Siga-nos nas redes sociais. 
Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄 Contamos consigo!

Assine as notificações de Feed do Site ou entre em nosso Canal de  Noticias no Discord, há, e nos adicione ãos favoritos do seu navegador.

Conheça nossa EquipeHerley costa:
É o editor chefe e criador do canal do Vovo Gatu, supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos, tutoriais e lives para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere, mundos abertos e jogos online com longa longevidade. Um grande apaixonado por vídeo games e filmes desde criança, nunca deixou de jogar ou assistir um filme praticamente por todos os dias desde que se conhece por gente.

Me siga nas redes sociais
Clique para abrir meu FacebookClique para abrir meu InstagramClique para abrir meu TwitterClique para abrir meu canal do YoutubeClique para abrir meu LinkedinClique para abrir meu perfil de musica no DeezerClique para abrir meu grupo no WhatsappClique para abrir meu perfil no PinterestClique para abrir meu perfil no VKontakte - VKClique para abrir meu perfil de musica no SpotiFy
--------------------------------------------------------------------------------------
أحدث أقدم