Microsoft: Empresa esta entrando de vez na guerra após enfrentar hackers da Rússia

A Microsoft, ao que tudo indica, entrou em definitivo na guerra. Na quarta-feira passada (23), algumas horas antes dos tanques russos começarem a entrar na Ucrânia, alarmes dispararam dentro do Centro de Inteligência de Ameaças da empresa americana.


Eram alertas sobre um malware nunca visto antes que parecia direcionado aos ministérios do governo e instituições financeiras dos Estados Unidos. Conforme traz um artigo do New York Times (NYT), a Microsoft acabou se vendo no meio de um conflito que estava ocorrendo a mais de 8,8 mil km de distância.

 

Estreita colaboração

Rapidamente, o centro de ameaças da empresa, localizado ao norte de Seattle, separou o malware – que chamou de “FoxBlade” – e notificou a principal autoridade de defesa cibernética da Ucrânia. Em três horas, os sistemas de detecção de vírus da Microsoft foram atualizados para bloquear o código, que apaga (limpa) dados em computadores em uma rede.

Em seguida, a Microsoft entrou em contato com a segurança nacional da Casa Branca para tecnologias cibernéticas e emergentes. Anne Neuberger, assessora adjunta de segurança nacional dos EUA, perguntou se a empresa de tecnologia consideraria compartilhar detalhes do código com países bálticos, Polônia e outros países europeus.

 


O motivo era o medo de que o malware se espalhasse além das fronteiras da Ucrânia, prejudicando a aliança militar ou atingindo bancos da Europa Ocidental. Essa situação tem um significado importante. Após anos de discussões em Washington e nos círculos de tecnologia sobre a necessidade de parcerias público-privadas para combater ataques cibernéticos destrutivos, a guerra na Ucrânia está servindo como um impulsionador.

 

“Compartilhar o que estamos vendo”

O presidente da Microsoft vê como especialmente importante essa colaboração, que envolve a União Europeia – e nações do continente europeu – o governo dos EUA, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e as Nações Unidas (ONU). Suas impressões foram compartilhadas inclusive no Twitter. Smith diz que “nunca foi tão importante para empresas de tecnologia e agências governamentais compartilhar o que estamos vendo”.

 

Conforme traz o NYT, a inteligência está fluindo em muitas direções. Executivos da empresa (alguns recém-armados com autorizações de segurança) estão participando de chamadas seguras para ouvir uma série de briefings organizados pela Agência de Segurança Nacional e pelo Comando Cibernético dos Estados Unidos.

Participam também dessas ações autoridades britânicas, entre outros. Entretanto, o papel de empresas como Microsoft e Google parece ser essencial, tendo em vista serem os atores que “podem ver” o que está fluindo em suas vastas redes.

 

Posicionamento da Microsoft

Se depender do posicionamento da Microsoft, o início do texto de Smith em seu post já define como “trágica, ilegal e injustificada” a invasão da Ucrânia. No blog, o presidente da Microsoft aponta para quatro áreas: proteger a Ucrânia de ataques cibernéticos; proteção contra campanhas de desinformação patrocinadas pelo Estado; apoio à assistência humanitária; e proteção de seus funcionários.

Conforme segue o texto, Smith diz que “uma de nossas principais responsabilidades globais como empresa é ajudar a defender governos e países contra ataques cibernéticos”. Nesta linha, segue muito do que foi citado sobre compartilhamento de informações com as agências de segurança dos países aliados do Ocidente.


Com relação à proteção contra campanhas de desinformação patrocinadas pelo Estado, Smith cita a guerra cinética, “acompanhada de uma batalha bem orquestrada em andamento no ecossistema da informação, onde a munição é a desinformação, minando a verdade e semeando a discórdia e a desconfiança”.

 

Neste ponto, está o trabalho da empresa em “reduzir a exposição da propaganda estatal russa, bem como para garantir que nossas próprias plataformas não financiem inadvertidamente essas operações”. Citando a decisão da União Europeia (que inclusive foi compartilhada pela presidente Ursula von der Leyen no Twitter, Smith diz que a plataforma Microsoft Start (incluindo MSN.com) não exibirá nenhum conteúdo das empresas de informação russas RT e Sputnik.



“Estamos removendo os aplicativos de notícias RT de nossa loja de aplicativos do Windows e desclassificando ainda mais os resultados de pesquisa desses sites no Bing para que ele retorne apenas links RT e Sputnik quando um usuário claramente pretender navegar para essas páginas”. Smith também diz que os anúncios desses canais estão banidos na rede da Microsoft.

 

Com relação ao apoio humanitário, o presidente da empresa cita compromissos com entidades como o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) e várias agências da ONU. Já quanto à proteção aos seus funcionários, são citados os muitos funcionários da empresa que são de origem ucraniana e russa, onde são incluídos “aqueles que precisaram fugir para salvar suas vidas ou segurança” e os funcionários na própria Rússia, “que não iniciaram esta guerra e não devem correr o risco de discriminação dentro ou fora de seu país”.

 


Fonte:
Vovo GaTu


--------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍?
Siga-nos nas redes sociais. 
Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄 Contamos consigo!

Assine as notificações de Feed do Site ou entre em nosso Canal de  Noticias no Discord, há, e nos adicione ãos favoritos do seu navegador.

Conheça nossa EquipeHerley costa:
É o editor chefe e criador do canal do Vovo Gatu, supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos, tutoriais e lives para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere, mundos abertos e jogos online com longa longevidade. Um grande apaixonado por vídeo games e filmes desde criança, nunca deixou de jogar ou assistir um filme praticamente por todos os dias desde que se conhece por gente.

Me siga nas redes sociais
Clique para abrir meu FacebookClique para abrir meu InstagramClique para abrir meu TwitterClique para abrir meu canal do YoutubeClique para abrir meu LinkedinClique para abrir meu perfil de musica no DeezerClique para abrir meu grupo no WhatsappClique para abrir meu perfil no PinterestClique para abrir meu perfil no VKontakte - VKClique para abrir meu perfil de musica no SpotiFy
--------------------------------------------------------------------------------------
Postagem Anterior Proxima Postagem