Depois de muita espera em Dezembro de 2019, a tão aguardada série The Witcher chegou à Netflix. E sim, hoje se tornou um sucesso absoluto na plataforma de streaming, e claro, nao poderia perder a oportunidade de assistir, e recomendo muito.
A trama conta a história de Geralt de Rivia e do universo em que ele vive, buscando encontrar seu lugar enquanto tem que enfrentar bizarras criaturas.
Para quem não sabe, apesar de ser muito famoso no mundo dos games, The Witcher é uma série de 7 livros que foram lançados na década de 1990 pelo escritor polonês Andrzej Sapkowski. Entretanto, os livros só ganharam tradução para o Brasil em 2011.
E qual é a ordem certa para ler os livros de The Witcher? Confira duas ordens que podem ser seguidas neste artigo especial sobre os livros.
1. Ordem de lançamento
Vamos começar pela ordem mais comum, que é a de lançamento. A obra, que chegou no Brasil conhecida como "A Saga do Bruxo Geralt de Rivia", é composta por dois livros numa coletânea de contos e os outros cinco romances.
- O Último Desejo (1993): Contos
- A Espada do Destino (1993): Contos
- O Sangue dos Elfos (1994): Romance
- Tempo do Desprezo (1995): Romance
- Batismo de Fogo (1996): Romance
- A Torre da Andorinha (1997): Romance
- A Senhora do Lago (1999): Romance
Os
dois primeiros livros da série trazem grandes informações sobre o
passado de Geralt e outros personagens. Além disso, eles explicam um
pouco mais sobre o universo da trama.
Já os cinco livros de romance acompanham a história entre Geralt e Ciri, a princesa de um país que fica sob a proteção de Geralt.
2. Ordem de leitura
A segunda forma de se ler os livros é seguindo a ordem de leitura, mas que não é obrigatória. Para falar a verdade, não muda muita coisa, apenas a ordem dos dois primeiros livros, que têm foco em Geralt.
- A Espada do Destino (1993): Contos
- O Último Desejo (1993): Contos
- O Sangue dos Elfos (1994): Romance
- Tempo do Desprezo (1995): Romance
- Batismo de Fogo (1996): Romance
- A Torre da Andorinha (1997): Romance
- A Senhora do Lago (1999): Romance
Apenas lembrando que os acontecimentos dos jogos ocorrem alguns anos após os eventos dos livros. E, mesmo assim, o que acontece no jogo não é considerado canônico para o criador das histórias de The Witcher.
3. Os quadrinhos
O Aficionados decidiu deixar uma menção honrosa para os quadrinhos da trama, que são uma parceria entre a CD Projekt Red, desenvolvedora dos games, e a Dark Horse. Os lançamentos originalmente se deram como minisséries, e depois os encadernados foram lançados no mercado.
- The Witcher - A Casa de Vidro (HQ)
- The Witcher - Os Filhos da Raposa (HQ)
- The Witcher - A Maldição dos Corvos (HQ)
A diferença é que, nessas HQs, os fãs podem ver Geralt usando de recursos que são encontrados nos jogos. Por ser um projeto da desenvolvedora e da editora de quadrinhos, os encadernados se aproximam mais de The Witcher 3.
Apesar de terem suas ordens, os livros de contos de The Witcher são totalmente independentes dos livros de romance. Por isso, podem ser lidos em qualquer ordem que o leitor achar mais interessante.
Ainda há um oitavo livro, chamado Sezon Burn (Tempo da Tempestade em tradução livre), que foi traduzido recentemente para português. O livro conta uma história paralela que se passa durante os acontecimentos de O Último Desejo.
Você já havia lido os livros ou os quadrinhos? Vai seguir alguma ordem? Conta pra gente!
E não se esqueça: a série original da Netflix, The Witcher, com Henry Cavill como Geralt de Rivia, chegou 20 de Dezembro de 2019 à plataforma de streaming. Sua primeira e segunda temporada conta com 8 episódios!
Vovo GaTu
--------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍? Siga-nos nas redes sociais.
Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄 Contamos consigo!
Herley costa: