Usuários relatam o problema através do Twitter
WhatsApp, Instagram e Facebook ficaram fora do ar no início da tarde desta segunda-feira (4).Todas as redes sociais são da responsabilidade do bilionário Mark Zuckerberg. De acordo com o DownDetector, usuários das três redes sociais relataram problemas com as plataformas por volta das 12h40.
Usuários já relatam o problema através do Twitter, onde a hashtag WhatsApp figura entre as mais comentadas do momento.
Ainda entre os assuntos mais falados, estão Telegram, plataforma para a qual muitas pessoas migram quando há problemas com o WhatsApp, e Wi-fi, uma vez que muita gente pensou ter ficado sem internet, mas, na realidade, era o problema nas três redes.
Eu depois de reiniciar o wifi 10 vezes e ver que o WhatsApp, Instagram e Facebook estavam fora do ar 😂😅😅 |
Kratos: WhatsApp, Facebook e Instagram ficam fora do ar. 😡 Quando volta 😍 |
O mundo sem WhatsApp, Facebook e Instagram por 6 horas: |
É pandemia, aquecimento global, pane nas redes sociais, qualquer dia vomos estar acordando com as trombetas do apocalipse. |
Através do Twitter, os perfis oficiais das três redes sociais informaram que equipes já trabalham para resolver o problema.
Além do Brasil, usuários de Portugal, Reino Unido, Índia e Estados Unidos também reclamam de instabilidade.
WhatsApp: Estamos cientes de que algumas pessoas estão enfrentando problemas com o WhatsApp no momento. Estamos trabalhando para que as coisas voltem ao normal e enviaremos uma atualização aqui o mais rápido possível.
Obrigado pela sua paciência!
We’re aware that some people are experiencing issues with WhatsApp at the moment. We’re working to get things back to normal and will send an update here as soon as possible.
— WhatsApp (@WhatsApp) October 4, 2021
Thanks for your patience!
Instagram: O Instagram e os amigos estão passando por um período difícil agora, e você pode estar tendo problemas para usá-los. Tenha paciência conosco, estamos nisso!
Instagram and friends are having a little bit of a hard time right now, and you may be having issues using them. Bear with us, we’re on it! #instagramdown
— Instagram Comms (@InstagramComms) October 4, 2021
Facebook: Estamos cientes de que algumas pessoas estão tendo problemas para acessar nossos aplicativos e produtos. Estamos trabalhando para voltar ao normal o mais rápido possível e pedimos desculpas por qualquer inconveniente.
We’re aware that some people are having trouble accessing our apps and products. We’re working to get things back to normal as quickly as possible, and we apologize for any inconvenience.
— Facebook (@Facebook) October 4, 2021
A queda das três frentes do Facebook repercutiu tanto no Twitter, rede social “rival”, que “WhatsApp” e “Zuckerberg” estão entre os três primeiros trendings da plataforma.
Instagram ❌
— River Plate (@RiverPlate) October 4, 2021
Facebook ❌
WhatsApp ❌
Superclásico ✅ pic.twitter.com/QOHcRIYt13
O Wi-Fi 🤡 vendo eu socar o roteador achando que tá sem internet, sabendo que foi o Whatsapp que caiu pic.twitter.com/q9yVSeCO0X
— Zack ツ (@ju_zak) October 4, 2021
O atendente de telemarketing explicando pela vigésima vez que o problema do whatsapp/instagram ter caído não tem nada a ver com a internet pic.twitter.com/dsGHVKYT6f
— Barry Durden (@BarryDurden) October 4, 2021
O que causou a queda do WhatsApp, Instagram e Facebook?
Ainda não está claro qual foi a causa exata da queda dos serviços, mas usuários em redes sociais levantaram a possibilidade de ser um problema de DNS. Antes de mais nada, é necessário entender o que é o DNS e como ele funciona. O
s sistemas de nomes de domínio (ou DNS, sua sigla em inglês) são responsáveis pela tradução dos nomes de domínios utilizados na barra de endereço dos navegadores (URLs) para os endereços IPs correspondentes. Seria muito mais difícil memorizar e digitar “216.58.210.163” ao invés de “www.google.com”, por exemplo.
Para que você possa acessar os sites na internet, inevitavelmente, a sua conexão acaba se comunicando com um servidor DNS, que é o responsável por saber qual o endereço IP que deve ser acessado.
Não foi só WhatsApp: ‘dia de terror’ derruba diversos serviços da web
A primeira segunda-feira de outubro não está fácil para quem precisa da internet para se comunicar ou trabalhar. Durante toda a tarde diversos serviços online, incluindo WhatsApp, Instagram e Facebook, ficaram fora do ar.
Os problemas também avançaram para outros sites como apps de banco, o TikTok, Twitter e até mesmo o Telegram, que costuma servir de alternativa quando o mensageiro mais usado do Brasil está indisponível.
Por volta das 20 horas (horário de Brasília), os três serviços aparentemente começaram a se recuperar, de forma lenta e irregular. Andy Stone, responsável pela comunicação oficial do Facebook, confirmou no Twitter que os serviços e aplicativos da empresa estavam novamente acessíveis. “Obrigado pelo apoio”, disse.
UPDATE: To the huge community of people and businesses around the world who depend on us: we're sorry. We’ve been working hard to restore access to our apps and services and are happy to report they are coming back online now. Thank you for bearing with us.
— Andy Stone (@andymstone) October 4, 2021
John Graham-Cumming, chefe de tecnologia da Cloudflare, uma famosa empresa de servidores em nuvem, detectou por volta das 13h50 como o Facebook desapareceu da internet: quando alguém digita facebook.com em seu navegador, o sistema de nomenclatura do domínio DNS não sabe para onde ir, porque o percurso mudou e não reconhece um novo. Esse parece ser o problema definidor desse longo declínio. O jornalista independente especialista em segurança cibernética Brian Krebs diz ter confirmado que o problema vem do DNS, embora não esteja claro o que poderia ter causado isso.
EL PAÍS consultou dois especialistas que, sem ter logicamente todas as informações, especulam que se trata de um erro de BGP, um percurso mais complexo que atravessa o DNS e que também dificulta a sua reparação. As quase quatro horas de indisponibilidade dos serviços do Facebook seriam, de momento, justificativas para a recuperação de um problema deste tipo.
Os serviços de realidade virtual do Facebook também foram afetados pela queda. Um repórter do The New York Times conversou com vários funcionários do Facebook em Palo Alto e as ferramentas de comunicação interna da empresa também não estão funcionando: “É como um dia de neve”, descrevem.
Os problemas coincidem com algumas semanas muito difíceis para o Facebook. As reportagens exclusivas sobre documentos internos da empresa que o Wall Street Journal vem divulgou neste domingo foram acompanhadas pela saída à luz de sua “garganta profunda”, Frances Haugen, que esta terça-feira prestará depoimento no Congresso. Na noite de domingo, Haugen declarou no programa 60 minutes que a empresa sempre priorizou a busca pelo lucro acima do interesse do público.
Vovo GaTu, Brasil El Pais, Olhar Digital, Folha PE
--------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍? Siga-nos nas redes sociais.
Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄 Contamos consigo!
Herley costa: