Pirataria: Brecha faz com que empresas invistam mais em inovação, diz estudo

De acordo com um estudo publicado pelo US Patent and Trademark Office (USPTO), a pirataria de software online tende a impulsionar a inovação nas empresas. De acordo com o material, a prática pode motivar empresas a investirem mais em pesquisa e desenvolvimento (P&D) na tentativa de inibir a pirataria e proteger suas produções.

Nesse caso, o estudo indica que a pirataria não diminui a quantidade de novos filmes produzidos, tampouco desacelera a produção musical ou a inovação. A pesquisa do material foi feita por Wendy Bradley, professora assistente da Cox School of Business, e por Julian Kolev, economista do USPTO.

O material relaciona o chamado "choque da pirataria" no lançamento do BitTorrent há 20 anos, pois ele é considerado "ideal" para medir esses efeitos. Isso porque, além da popularidade e funcionalidade de compartilhar arquivos, o software também facilitou a disseminação ilegal.

Pirataria "impulsiona" a inovação


Em termos práticos, a pesquisa aponta que se há um aumento de 10% na pirataria, os gastos com P&D tendem a subir cerca de 2,8% nas companhias. "Descobrimos que o aumento da pirataria aumenta os gastos subsequentes com P&D, direitos autorais, marcas registradas e patentes para grandes empresas de software", dizem os pesquisadores.

Dessa forma, a amostra cita que há "um forte aumento na atividade inovadora após o choque da pirataria, mas também [que as] empresas mudaram suas estratégias de propriedade intelectual para buscar um portfólio mais diversificado".

A pesquisa, que pode ser lida na íntegra nesta página, não menciona inovações específicas realizadas pelas empresas que costumam correr mais riscos de pirataria de software, como Microsoft e Adobe.



Fonte:
TorrentFreak

--------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍?
Siga-nos nas redes sociais. 
Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄 Contamos consigo!

Assine as notificações de Feed do Site, Telegram,WhatsApp, Twitter, Facebook, Canal de  Noticias no Discord ou no Pinterest, há, e nos adicione ãos favoritos do seu navegador.

Conheça nossa EquipeHerley costa:
É o editor chefe e criador do canal do Vovo Gatu, supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos, tutoriais e lives para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere, mundos abertos e jogos online com longa longevidade. Um grande apaixonado por vídeo games e filmes desde criança, nunca deixou de jogar ou assistir um filme praticamente por todos os dias desde que se conhece por gente.

--------------------------------------------------------------------------------------
أحدث أقدم