Nova criptomoeda rival do Bitcoin pode estar afetando os preços de SSDs

Criptomoeda substitui cálculo complexo por armazenamento e pode gerar escassez de HDs e SSDs.

Uma nova criptomoeda chamada Chia pode estar por trás do aumento de preço de HDs no mundo.

Chia Coin é a febre do momento! Nova criptomoeda do fundador do BitTorrent pode provocar escassez de discos rígidos e SSD

O criptoativo se propõe a ser uma alternativa mais sustentável que o Bitcoin, conhecido por consumir muita energia elétrica no processo de mineração.

O funcionamento diferenciado da nova moeda digital, no entanto, está diretamente ligado ao espaço de armazenamento disponível no computador do minerador, levando a uma corrida por HDs e SSDs no mercado.

Idealizada por Bram Cohen, mesmo criador do BitTorrent, a Chia traz uma nova proposta de mecanismo de disputa pela recompensa de mineração. No Bitcoin, o sistema, chamado de Prova de Trabalho, exige a realização de um cálculo matemático que consome alto poder computacional e energia elétrica. Já a Chia utiliza um mecanismo chamado de Prova de Tempo e Espaço, que envolve um cálculo simples considerando o espaço de armazenamento disponível na máquina de mineração.

HDs e SSDs começam a apresentar escassez no mercado por conta de uma nova criptomoeda — Foto: Reprodução/Amazon


Em ambos os sistemas, agilidade é essencial para ganhar lugar no grupo de mineradores que são recompensados por bloco (conjunto de dados verificados e adicionados à blockchain). Se o Bitcoin a máquina requer alta capacidade de processamento, na Chia o armazenamento precisa ser rápido: o algoritmo faz múltiplas escritas e leituras no disco, então o equipamento mais veloz leva vantagem. Por isso, a maior procura de mineradores de Chia por SSDs de alta velocidade, acelerando a escassez de produtos no mercado.

O problema se agrava ainda mais ao levar em conta a vida útil dos dispositivos de armazenamento utilizados na mineração da criptomoeda. Estima-se que o processo de mineração desgaste rapidamente tanto HDs quanto SSDs em um curto período. Um levantamento recente aponta, por exemplo, que a mineração da Chia inutiliza completamente um SSD de 512 GB em dois meses, um de 1 TB em três meses e de 2 TB em seis meses.

Até mesmo SSDs de alta capacidade podem ficar inutilizados após processo de mineração da Chia — Foto: Divulgação/Kingston


Apesar do investimento alto em armazenamento, a mineração da Chia é mais barata do que a de criptomoedas como o Bitcoin e o Ethereum, que impacta fortemente no mercado de placas de vídeo. Em alta principalmente na Ásia, a Chia provoca uma forte subida de preços de HDs e SSDs.

Segundo o periódico chinês South China Morning Post, os discos de 12 TB encareceram 60% desde fevereiro, exatamente quando a nova criptomoeda surgiu. Desde então, há alta demanda por discos rígidos de qualidade profissional, com mais de 8 TB – produtos dessa categoria teriam esgotado rapidamente das prateleiras.


--------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍?
Siga-nos nas redes sociais. 
Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄 Contamos consigo!

Telegram,WhatsApp, Twitter, Facebook, Canal de  Noticias no Discord ou no Pinterest, há, e nos adicione ãos favoritos do seu navegador.


Herley costa:
É o editor chefe e criador do canal do Vovo Gatu, supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos, tutoriais e lives para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere, mundos abertos e jogos online com longa longevidade. Um grande apaixonado por vídeo games e filmes desde criança, nunca deixou de jogar ou assistir um filme praticamente por todos os dias desde que se conhece por gente.

--------------------------------------------------------------------------------------
أحدث أقدم