Ataque a escola infantil em Saudades, SC | Sobe para cinco o número de mortos

Um jovem de 18 anos identificado como Fabiano Kipper Mai matou pelo menos cinco pessoas, entre elas três crianças com idades entre seis meses e dois anos, uma professora e uma funcionária ao invadir uma creche armado com um uma adaga (espada) no município de Saudades, a aproximadamente 60 km de Chapecó, no oeste de Santa Catarina.

Segundo o delegado Jerônimo Marçal Ferreira, da comarca de Pinhalzinho, o jovem não tem passagem pela polícia nem histórico criminal. “Era um rapaz discreto que morava na cidade e trabalhava em uma empresa de vestuário.

As equipes já estão se deslocando para entrevistar os colegas de trabalho”, disse ele, em entrevista à Rádio Bandeirantes.

A polícia diz que o autor do crime foi à creche Pró-Infância Aquarela, no centro da cidade, de bicicleta, por volta das 10h. Ao entrar na escola, ele começou a atacar uma professora de 30 anos que, mesmo ferida, correu para uma sala onde estavam quatro crianças e uma funcionária da escola, na tentativa de alertar sobre o perigo.

O rapaz, então, teria atacado as crianças que estavam na sala e a funcionária da escola. Duas meninas de menos de dois anos e a professora morreram no local. Outra criança e a funcionária morreram no hospital.

Autor dos crimes em escola primária de SC sofria bullying e maltratava animais
O delegado também confirmou que a ação foi planejada. “O crime foi premeditado, ele chegou de bicicleta na creche, com uma mochila nas costas, uma professora o abordou e ele começou a atacá-la com golpes de facão nas costas. O jovem seguiu a professora até uma sala onde atacou também a outra funcionária auxiliar e mais quatro crianças com menos de dois anos", afirmou Ferreira à rádio. 

O responsável pelo caso não descarta a participação ou influência de outras pessoas no crime. “Até o momento só trabalhamos no local do crime, durante a tarde vamos traçar a vida do rapaz, contatos dele e levantamento do histórico do computador”. A polícia trabalha com algumas hipóteses, sendo uma delas a possibilidade de o rapaz estar participando de algum desafio online, influenciado por alguma motivação na Internet.

O Corpo de Bombeiros confirmou que ao chegar ao local, o jovem já havia sido contido por populares. Ele tinha um ferimento profundo no pescoço e perguntava sobre quantas vítimas teria conseguido atingir. Ele permanece internado no Hospital Regional do Oeste em Chapecó, onde passou por cirurgia na tarde desta terça, após tentar tirar a própria vida com a arma usada para matar uma professora, uma agente educativa e três crianças.

 Espada ninja: arma utilizada em ataque a creche em Santa Catarina
Fabiano Kipper Mai de 18 anos é estudante, solteiro que cursava o 9º ano do ensino fundamental. Natural de Saudades, trabalhava como jovem aprendiz em uma indústria de confecções da cidade. Segundo um familiar que não quis se identificar, Fabiano era jovem "normal" e trabalhador, que não aparentava qualquer sinal de que poderia cometer um crime como esse.

Segundo o delegado regional, Ricardo Casagrande, equipes de pelo menos quatro municípios estão envolvidas na investigação. Um mandado de busca e apreensão foi expedido para fazer buscas na residência do jovem. 

Vítimas identificadas

A prefeitura de Saudades divulgou os nomes da professora e da agente educativa que morreram após o ataque à creche Aquarela na manhã desta terça-feira. Keli Aniecevski tinha 30 anos e era professora na escola. Ela foi a primeira a ser atacada pelo jovem de 18 anos. Foi ela quem tentou evitar que o jovem chegasse às salas onde estavam as crianças. Ela não resistiu aos ferimentos e morreu no local. 

Mirla Renner, de 20 anos, é a agente educativa que estava com as quatro crianças em uma das salas onde o rapaz entrou e acabou matando duas crianças e ferindo a agente e mais duas crianças. Ela chegou a ser socorrida, mas morreu no hospital. 

Vítimas do ataque à escola em Saudades, no estado de Santa Catarina, são socorridas com auxílio de helicóptero da Polícia Civil

Ainda esta tarde, a Polícia Civil de Santa Catarina confirmou o nome das três crianças mortas durante o ataque. São duas meninas e um menino, todos com menos de 2 anos. Sarah Luiza Mahle Sehn tinha 1 ano e 7 meses, Murilo Massing, 1 ano e 9 meses, e Ana Bela Fernandes de Barros, de 1 ano e 8 meses.

Uma quarta criança permanece internada no Hospital Regional do Oeste em Chapecó. O hospital informou que não divulgará boletins a respeito do estado da criança por determinação legal. 

Crime choca população

Jovem de 18 anos matou cinco pessoas, entre elas três crianças e duas professoras; tragédia ocorreu no município de Saudades, no Oeste catarinense
O governador de Santa Catarina, Carlos Moisés (PSL), lamentou o ocorrido. 'Todas as energias das forças de segurança da região devem ser empregadas no esclarecimento desse trágico episódio', afirmou no Twitter. 

Devastadora a notícia da chacina registrada no município de Saudades vitimando crianças e professores de uma creche na manhã desta terça-feira. Minha solidariedade às famílias, à comunidade escolar e a todos os moradores da acolhedora cidade do nosso Oeste. — Carlos Moisés (@CarlosMoises) May 4, 2021

Em sua página oficial, a governadora em exercício Daniela Reinehr também manifestou sua solidariedade às vítimas da tragédia e decretou luto oficial de três dias no Estado.

Decreto luto oficial de três dias no Estado após a tragédia em Saudades, onde morreram crianças e professoras de um centro de educação infantil. Manifesto profunda tristeza e presto minha solidariedade. Determinei que o Governo dê todo o amparo necessário às famílias. — Daniela Reinehr (@DanielaReinehr) May 4, 2021

O time da Chapecoense publicou uma nota nas redes sociais sobre o ocorrido:

FORÇA, SAUDADES!

Estamos extremamente consternados com a notícia da tragédia que acaba de acontecer no município de Saudades. Faltam palavras para mensurar a dor que estamos sentindo diante de tamanha atrocidade. + pic.twitter.com/aFD75fN9ny — Chapecoense (@ChapecoenseReal) May 4, 2021

Saudades, um município pacato em SC

O município de Saudades tem pouco mais de 10 mil habitantes, com índice de criminalidade quase zero.


--------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍?
Siga-nos nas redes sociais. 
Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄 Contamos consigo!

Telegram,WhatsApp, Twitter, Facebook, Canal de  Noticias no Discord ou no Pinterest, há, e nos adicione ãos favoritos do seu navegador.


Herley costa:
É o editor chefe e criador do canal do Vovo Gatu, supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos, tutoriais e lives para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere, mundos abertos e jogos online com longa longevidade. Um grande apaixonado por vídeo games e filmes desde criança, nunca deixou de jogar ou assistir um filme praticamente por todos os dias desde que se conhece por gente.

--------------------------------------------------------------------------------------

Fonte
:

أحدث أقدم