Muito se tem discutido a respeito dos benefícios do sistema que permite o compartilhamento de dados e serviços dos clientes entre instituições financeiras. Porém, ao contrário do que se imagina, o Open Banking pode ter outras aplicações além dos serviços bancários mais práticos e transparentes.
Além dos serviços bancários
Em um primeiro momento, pode parecer que o Open Banking seja voltado apenas para a área financeira, mas o sistema pode ir muito além. O conceito é baseado na abertura de opções para o consumidor, possibilitando que ele tenha mais liberdade para levar informações financeiras para onde achar melhor. E como isso vai funcionar na prática?
Segundo o gerente geral da startup espanhola Belvo,
Albert Morales, o Open Banking poderá impactar diferentes áreas ao mesmo
tempo. A empresa permite que desenvolvedores de aplicativos acessem
dados de seus usuários finais por meio de uma API vinculada a centenas
de fontes bancárias e não bancárias. A fintech chegou no Brasil em 2020.
Personalização
Além de serviços financeiros mais transparentes, um dos principais benefícios do Open Banking para o público é a oferta de serviços personalizados. Segundo Morales, ao ter acesso às informações da sua conta bancária, fatura do cartão de crédito e empréstimos, uma empresa consegue personalizar a oferta de produtos e serviços para cada pessoa.
Um exemplo: imagine que você está procurando uma casa para alugar. Ao entrar em aplicativos de aluguel, você precisa fazer um filtro englobando apenas imóveis com valores acessíveis ao seu bolso. Assim, se houver permissão para utilizar os dados da sua conta, o aplicativo puxará informações como o valor da sua renda e gastos fixos ao longo dos meses, e oferecerá os melhores imóveis de acordo com as suas atividades.
Todas as informações cadastrais dos usuários só poderão ser compartilhadas entre instituições participantes autorizadas e supervisionadas pelo Banco Central |
Morales explica que a publicidade como conhecemos hoje mudará drasticamente, uma vez que as empresas passarão a entender melhor os hábitos de consumo e as necessidades dos usuários, direcionando propagandas cada vez mais assertivas. “O usuário final se tornará muito mais sofisticado, já que os serviços terão que se adaptar aos seus gostos, necessidades e ritmo de consumo, e não o contrário”, explica.
Ao ter acesso à fatura de um cliente, por exemplo, uma empresa poderá entender quanto o usuário gastaria em produtos da loja e oferecer descontos especiais. “Com isso, esperamos que as pessoas sejam cada vez menos bombardeadas por publicidade e que as ofertas sejam ainda mais efetivas”.
Você acha que essas comodidades realmente valem a disponibilização dos seus dados financeiros? Deixe a sua opinião nos comentários!
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