Anatel: Agência inicia estudos para desligar as redes móveis 2G e 3G; entenda a mudança

A Anatel publicou hoje (3) no Diário Oficial da União uma tomada de subsídios para realizar o desligamento das conexões móveis de internet 2G e 3G.

A ideia é substituir os padrões mais antigos pelo 4G e 5G, que tem pouco mais de um ano de implementação no país.


A tomada de subsídios — que é um mecanismo que possibilita a participação social durante fases preliminares de um processo regulatório — ouvirá comentários e sugestões de empresas e público geral sobre questões como o impacto do fim do 2G e 3G.

 

A Superintendência de Outorga e Recursos à Prestação da Anatel quer saber, por exemplo, quais medidas as operadoras, fabricantes, usuários e a própria agência poderiam adotar para fomentar a transição tecnológica.


Especialistas e sociedade ainda poderão opinar se a interrupção da homologação de aparelhos compatíveis apenas ao 2G e 3G seria uma medida viável para incentivar a transição e se existem outros aspectos que devem ser considerados pela Anatel nesta operação.


Os interessados em falar sobre a questão podem entrar na página especial da Anatel. O site também fornece um texto completo sobre a proposta.

 

Justificativas

A Superintendência de Outorga e Recursos à Prestação da Anatel dá várias justificativas para o projeto de acabar com as conexões 2G e 3G.


De acordo com a entidade, o bloqueio das conexões móveis mais antigas “é um passo necessário para atender às demandas de novas aplicações e modelos de negócios, em prol da transformação digital do país e de maneira a beneficiar diretamente os consumidores, os diversos setores econômicos e a indústria”.

 

A agência reguladora também argumenta que celulares e outros dispositivos que só funcionam com 2G e 3G utilizam o espectro de “forma menos eficiente” e que por isso estão se tornando obsoletos. Por causa da falta de eficiência, a manutenção das redes acaba trazendo custos onerosos, defende a superintendência.


O órgão pontua ainda que é preciso considerar que atualmente a grande maioria de acessos móveis ativos são de novas tecnologias 4G, que o 5G está se expandindo no país e que é preciso haver um planejamento de uso eficiente de espectro.

 

E aí, o que achou? Aproveite para acompanhar o Portal Vovo GaTu no Twitter [1] [2], Instagram, Facebook, TikTok, Koo App e no Youtube!

Continue acompanhando o Portal Vovo GaTu para ficar por dentro de outros conteúdos de entretenimento!


Fonte:
            Vovo GaTu

--------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍?
Siga-nos nas redes sociais. 
Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄 Contamos consigo!

Assine as notificações de Feed do Site ou entre em nosso Canal de  Noticias no Discord, há, e nos adicione ãos favoritos do seu navegador.

Conheça nossa EquipeHerley costa:
É o editor chefe e criador do canal do Vovo Gatu, supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos, tutoriais e lives para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere, mundos abertos e jogos online com longa longevidade. Um grande apaixonado por vídeo games e filmes desde criança, nunca deixou de jogar ou assistir um filme praticamente por todos os dias desde que se conhece por gente.

Me siga nas redes sociais
Clique para abrir meu FacebookClique para abrir meu InstagramClique para abrir meu TwitterClique para abrir meu canal do YoutubeClique para abrir meu LinkedinClique para abrir meu perfil de musica no DeezerClique para abrir meu grupo no WhatsappClique para abrir meu perfil no PinterestClique para abrir meu perfil no VKontakte - VKClique para abrir meu perfil de musica no SpotiFy
--------------------------------------------------------------------------------------
Postagem Anterior Proxima Postagem