Como exceção do Twitter — e do Orkut, para a entregar a idade —, eu nunca fui um usuário muito ligado em redes sociais.
Tenho Instagram e ainda uso o Facebook por razões profissionais, mas estou longe de ser o tipo de pessoa que faz o Mark Zuckerberg ficar feliz por eu existir. Dito isso, é claro que eu não ia ser o maior apaixonado pelo TikTok.
Sendo bem sincero, a primeira experiência que tive foi quando ele ainda se chamava Musical.ly e eu só baixei porque queria redublar um amigo com sons de golfinho — você estaria rindo aqui agora se tivesse acesso à piada interna. Alguns anos depois, com ele já se chamando TikTok, a história começa a mudar.
O primeiro impacto
Era
2021 e eu decidi enfim criar uma conta na rede social. Ao contrário de
Instagram e Twitter, em que é preciso seguir alguém para receber
novidades, você bem sabe que o TikTok simplesmente decide que você
precisa chegar nele já recebendo muitas informações! E foi aí que
começou o meu primeiro “hate”.
Por quê? Com mais de 30 anos, foi um pouco constrangedor chegar na rede e ver dancinha atrás de dancinha feitas por adolescentes. Não pela dancinha em si — até porque a própria psicologia fala que dançar faz bem e se divertir também —, mas por serem pessoas muito novas e eu me sentir meio “creepy” por estar ali naquele ambiente. Desinstalei!
Sem mais nem menos, gritei a plenos pulmões: “eu não pertenço a esse lugar”. E foi assim que eu (assustei muitas pessoas no ônibus ) e defini a minha relação com o TikTok por vários meses.
Quando tudo começou a mudar
Só no final de 2022 que o TikTok volto à pauta na minha vida. Um colega perguntou se eu usava, respondi que não — listando os motivos acima — e ele me disse: “Você precisa educar o algoritmo... Vou te ajudar!”.
Foi aí que eu descobri que existem duas maneiras muito simples de fazer o TikTok deixar de ser algo estranho e passar a ser um repositório de conteúdos de muito valor!
A primeira é ter um pouco de agilidade e persistência; a outra é ter
amigos que já passaram por essa fase. Explico melhor: a rede funciona
com um algoritmo muito avançado!
De maneira resumida: ele consegue entender em alguns segundos se você gosta ou não de um determinado tipo de conteúdo para fazer com que você receba mais ou menos itens similares àquele. Por exemplo:
- Você vê um vídeo e passa rapidamente para outro? Recomendar menos!
- Você vê até o final do vídeo? Continuar recomendando!
- Você vê e interage (com Like ou compartilhando)? Recomendar mais — e também recomendar para mais pessoas.
Se
você tiver muitos amigos adicionados e eles começarem mandar conteúdos
para você, fica mais fácil fazer com que esses “Likes” sejam entendidos
pelo TikTok. Isso significa que em poucos dias — ou até horas —, ele vai
estar educado e pronto para apresentar somente o que você quer ver.
É
claro que ele também vai testando e apresentando novas tendências e
novos criadores, mas a base do TikTok é essa! E foi por isso que
chegamos até aqui...
Uma semana me bastou!
Depois de uma semana recebendo recomendações dos amigos e também entendendo os tipos de conteúdos que me agradavam, o TikTok já estava me mostrando somente o que eu realmente queria ver. E isso inclui alguns influenciadores que mostram detalhes da vida no campo, pessoas fazendo coisas estapafúrdias nas academias e muitos — muitos mesmo — vídeos de animaizinhos sendo engraçados.
Hoje, com quase um ano de uso eu me tornei a pessoa que ajuda a educar o algoritmo dos outros — será que é esquema de pirâmide? — na rede social. E é por isso que eu termino essa divagação com algumas dicas que podem ajudar você também a construir uma rede mais legal:
- Curta e compartilhe o que acha interessante;
- Pule rapidamente o que não gosta ou use a opção “Não estou interessado”, mas evite ofender as pessoas nos comentários;
- Nunca curta nada que pede “curta para parte 2”.
Você
pode achar que é uma rede adolescente e que não exibe conteúdos do seu
agrado, mas a verdade é que certamente existe alguém por lá que está
criando algo que é exatamente o que você quer. Só que ao contrário da
lógica que estamos acostumados, no caso do TikTok é muito mais fácil o algoritmo fazer o conteúdo encontrar você!
Ou talvez seja você o criador que está faltando por lá! Ou tudo bem se você não gostar também!
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