YouTube: Plataforma remove fake news sobre câncer e muda políticas de saúde

Vídeos que promovem tratamentos para o câncer ineficazes ou considerados prejudiciais serão removidos do YouTube, conforme anúncio feito pela plataforma nesta terça-feira (15). A Google também divulgou mudanças nas políticas de informação sobre saúde em relação aos conteúdos que serão postados futuramente.


Citando os aprendizados com as fake news sobre a pandemia de covid-19 como exemplo, a gigante das buscas deu início à remoção em massa de vídeos com desinformação relacionada ao câncer. O objetivo é disponibilizar apenas conteúdos de fontes de saúde confiáveis para quem busca informações a respeito da doença.

 

Ainda de acordo com a companhia de Mountain View, também serão proibidos os vídeos que desencorajem as pessoas com diagnóstico positivo a procurar ajuda médica profissional. Entre eles, estão aqueles com afirmações do tipo “alho cura o câncer” ou “tome vitamina C em vez de fazer radioterapia”.


Simultaneamente à remoção de fake news sobre câncer, o YouTube divulgou uma playlist com conteúdos gerados por uma ampla variedade de autoridades de saúde. A plataforma também firmou parceria com a Mayo Clinic, entidade da área de pesquisas médico-hospitalares, para a produção de vídeos informativos tratando das diferentes formas da doença.

 

Diretrizes de desinformação médica

A partir de agora, o YouTube promete fechar o cerco em relação aos vídeos com desinformação na área de saúde. Segundo a plataforma, conteúdos contrários às orientações das autoridades de saúde locais ou às normas da Organização Mundial da Saúde (OMS) não serão tolerados.


Para melhorar a eficiência das suas políticas de saúde, a gigante da tecnologia decidiu dividir o tema em três áreas. Na desinformação de prevenção, se encaixam os conteúdos que contradizem as orientações oficiais sobre a transmissão de condições específicas, a segurança e a eficácia de vacinas.

 

Já na desinformação sobre tratamento, estão incluídos os vídeos que promovem substâncias ou práticas nocivas, como o uso de remédios sem eficácia comprovada. Por sua vez, as políticas sobre desinformação de negação objetivam combater a difusão de conteúdos negando a existência de determinadas condições e mortes causadas por elas.

E aí, o que achou? Aproveite para acompanhar o Portal Vovo GaTu no Twitter [1] [2], Instagram, Facebook, TikTok, Koo App e no Youtube!

Continue acompanhando o Portal Vovo GaTu para ficar por dentro de outros conteúdos de entretenimento!


Fonte:  
           YouTube, The Verge

--------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍?
Siga-nos nas redes sociais. 
Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄 Contamos consigo!

Assine as notificações de Feed do Site ou entre em nosso Canal de  Noticias no Discord, há, e nos adicione ãos favoritos do seu navegador.

Conheça nossa EquipeHerley costa:
É o editor chefe e criador do canal do Vovo Gatu, supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos, tutoriais e lives para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere, mundos abertos e jogos online com longa longevidade. Um grande apaixonado por vídeo games e filmes desde criança, nunca deixou de jogar ou assistir um filme praticamente por todos os dias desde que se conhece por gente.

Me siga nas redes sociais
Clique para abrir meu FacebookClique para abrir meu InstagramClique para abrir meu TwitterClique para abrir meu canal do YoutubeClique para abrir meu LinkedinClique para abrir meu perfil de musica no DeezerClique para abrir meu grupo no WhatsappClique para abrir meu perfil no PinterestClique para abrir meu perfil no VKontakte - VKClique para abrir meu perfil de musica no SpotiFy
--------------------------------------------------------------------------------------
Postagem Anterior Proxima Postagem