Grimes: Cantora canadense convida as pessoas a usar sua voz em músicas de IA

Cantora canadense Claire Elise Boucher conhecida profissionalmente como Grimes diz que gosta das ideias de 'matar os direitos autorais', enquanto a indústria da música se esforça para acompanhar as implicações das faixas geradas por IA

Grimes deu as boas-vindas a músicos para criar novas músicas com sua voz usando Inteligência Artificial, dizendo que dividiria 50% dos royalties em qualquer faixa gerada por IA de sucesso que incluísse sua voz.

Grimes, retratada aqui no Met Gala de 2021, diz que está interessada em ser uma 'cobaia' da IA. Fotografia: Theo Wargo/Getty Images

A cantora canadense, cujo nome verdadeiro é Claire Boucher, twittou que era “o mesmo acordo que eu faria com qualquer artista com quem colaboro. Sinta-se à vontade para usar minha voz sem penalidade”, ela twittou.


Ela disse que estava interessada em ser uma “cobaia” e pensou “é legal ser fundida com uma máquina e gosto da ideia de abrir o código de toda a arte e acabar com os direitos autorais”.



A indústria da música está atualmente entrando em um território inigualável enquanto tenta acompanhar as implicações de uma série de canções criadas pelo treinamento de IA para gerar vozes de artistas.


Na semana passada, a Universal Music fez uma petição bem-sucedida ao TikTok, YouTube e Spotify para remover uma faixa intitulada Heart On My Sleeve , que usava vocais de IA gerados por seus artistas Drake e Weeknd.


Foi apenas uma das várias faixas lançadas recentemente que apresentavam vocais gerados por IA baseados em Drake, que não parece estar tão entusiasmado quanto Grimes. O rapper escreveu recentemente: “Esta é a gota d'água AI”, em uma história do Instagram, referindo-se a uma versão da música Munch de Ice Spice que foi lançada com um verso falso por ele.



Em um comunicado, a gravadora disse que “o treinamento de IA generativa usando a música de nossos artistas” era “uma violação da lei de direitos autorais”. No entanto, a posição da Universal não foi testada no tribunal e continua sendo uma área legal cinzenta se a arte criada por um humano, mas que contém elementos de IA, pode ser protegida por direitos autorais.


Em outubro, a Associação da Indústria Fonográfica da América (RIAA) alertou que as empresas de IA estavam violando direitos autorais em massa ao usar música para treinar suas máquinas.




No entanto, no mês passado, o US Copyright Office determinou que a arte gerada por IA, incluindo música, não pode ser protegida por direitos autorais, pois “não é produto de autoria humana”.



No Twitter, Grimes escreveu que está trabalhando em um software “que deve simular bem minha voz”, mas também consideraria lançar faixas vocais para as pessoas usarem para treinar IA.


Quando questionada sobre o que ela faria se as pessoas usassem sua voz para criar conteúdo racista ou violento, ela escreveu que “pode remover direitos autorais APENAS para letras rly rly tóxicas” ou músicas que eram “anti-aborto ou [algo] assim”.

“Essa é a única regra... [eu] não quero ser responsável por um hino nazista, a menos que seja de alguma forma uma brincadeira, a la Producers, eu acho”, disse ela.




Grimes, que tem dois filhos com o fundador da SpaceX e CEO do Twitter, Elon Musk, explorou os dilemas colocados pela IA em faixas como Flesh Without Blood . Em 2020, ela colaborou com a gravadora Endel para criar uma canção de ninar gerada por IA para seu filho X Æ A-12.


“Acho que a IA é ótima”, disse ela ao New York Times . “Criativamente, acho que a IA pode substituir os humanos. E então eu acho que em algum momento, nós iremos, como espécie, ter uma discussão sobre como a IA estará envolvida na arte.”



E aí, o que achou? Aproveite para acompanhar o Portal Vovo GaTu no Twitter [1] [2], Instagram, Facebook, TikTok, Koo App e no Youtube!

Continue acompanhando o Portal Vovo GaTu para ficar por dentro de outros conteúdos de entretenimento!


Fonte:  
           Vovo GaTu

--------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍?
Siga-nos nas redes sociais. 
Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄 Contamos consigo!

Assine as notificações de Feed do Site ou entre em nosso Canal de  Noticias no Discord, há, e nos adicione ãos favoritos do seu navegador.

Conheça nossa EquipeHerley costa:
É o editor chefe e criador do canal do Vovo Gatu, supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos, tutoriais e lives para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere, mundos abertos e jogos online com longa longevidade. Um grande apaixonado por vídeo games e filmes desde criança, nunca deixou de jogar ou assistir um filme praticamente por todos os dias desde que se conhece por gente.

Me siga nas redes sociais
Clique para abrir meu FacebookClique para abrir meu InstagramClique para abrir meu TwitterClique para abrir meu canal do YoutubeClique para abrir meu LinkedinClique para abrir meu perfil de musica no DeezerClique para abrir meu grupo no WhatsappClique para abrir meu perfil no PinterestClique para abrir meu perfil no VKontakte - VKClique para abrir meu perfil de musica no SpotiFy
--------------------------------------------------------------------------------------
Postagem Anterior Proxima Postagem