AirTag: Youtuber faz experiência enviando pacote à Coreia do Norte com rastreador da Apple e tem resposta dois meses depois

O youtuber alemão MegaLag decidiu tentar enviar um pacote para a Coreia do Norte.

Além de querer saber se era possível uma encomenda chegar no país, ele também estava curioso para saber qual rota o pacote faria para chegar ao seu destino!


Para realizar seu experimento, ele decidiu enviar um pacote para a Embaixada da Alemanha com sede em Pyongyang, capital da Coreia do Norte. Dentro, ele colocou um AirTag - dispositivo de rastreamento da Apple. Ele usou a DHL para fazer sua remessa e deixou o pacote em uma agência localizada em Düsseldorf.

 

@MegaLag então rastreou a jornada de seu pacote usando o AirTag interno. Felizmente, o dispositivo da Apple tem uma bateria de longa duração, porque por um mês o pacote ficou preso em um depósito da DLH em Frankfurt. O youtuber decidiu então entrar em contato com a empresa, que abriu uma investigação, mas que o alertou que poderia demorar até dois meses.


Não querendo esperar dois meses, MegaLag decidiu enviar um segundo pacote, ainda com um AirTag. Desta vez, ele deu o endereço de uma comissão do governo norte-coreano que trata de questões cinematográficas. Este pacote demorou alguns dias a aterrar num armazém localizado em Seul, ou seja, na Coreia do Sul. A DHL entregou na Coreia errada e o pacote foi declarado perdido.

 

Ao mesmo tempo, o primeiro pacote foi localizado em Pequim, China, graças ao AirTag presente em seu interior. Ele também foi declarado perdido e, portanto, reembolsado. Por fim, MegaLag tentou a sorte com um terceiro pacote, que também foi enviado para a Coreia do Sul e não para o Norte. Oficialmente, o pacote foi devolvido à Alemanha.

Enquanto isso, ele soube pela DHL que Pyongyang estava recusando pacotes do exterior devido à pandemia de COVID-19. Esta informação não foi comunicada a ele até várias semanas após o início de seu experimento. Se MegaLag não insistisse no caso, talvez ele jamais soubesse.

Devido a toda a viralização do vídeo, a DHL até alterou os destinos cobertos pela empresa. Retirando assim a Coreia do Norte como opção para enviar encomendas.

 


AirTag tem sucesso onde a DHL falha

A experiência de MegaLag foi interessante em mais de uma maneira. Em primeiro lugar, confirma que do lado muito fechado da Coreia do Norte: enviar um pacote para lá parece perda de tempo. Mas também confirma a eficácia dos AirTags.

Com efeito, o Youtuber conseguiu localizar encomendas que a DHL considerava totalmente perdidas. Mesmo que não tenha alcançado seu objetivo principal, o cinegrafista conseguiu tornar essa experiência cativante apesar de tudo.

 

DHL responde de maneira surpreendente

Enquanto muitos comentários do vídeo imaginavam que a DHL processaria MegaLag, o youtuber acabou sendo surpreendido. A empresa respondeu várias perguntas e convidou MegaLag para visitar as instalações da transportadora no aeroporto de Frankfurt.

MegaLag foi e filmou muitos dos processos de separação dos pacotes. Lá ele descobriu como dois dos AirTags foram parar na Coreia do Sul: o processo é manual. Uma pessoa coloca o código do país em cada encomenda: segundo ele, a média de um funcionário são de 36 pacotes codificados por minuto! Nesse ritmo, provavelmente a pessoa colocou o código da outra Coreia.

 

Já o AirTag que foi parar na China foi catalogado corretamente. O procedimento padrão da DHL em encomendas para a Coreia do Norte era de enviar para a China e de lá a China Post enviaria para a Coreia. Mas como o país não recebe muita encomenda, o pacote ficou esperando outras encomendas com o mesmo destino chegarem, para aí sim ir para a Coreia.

O problema é que a China Post interrompeu o serviço de transporte para a Coreia do Norte, sendo impossível assim completar a entrega.


Investigação e outras transportadoras

MegaLag passou a pesquisar vídeos e viu que outras pessoas estavam tentando fazer o mesmo com outras companhias. Ele descobriu que pacotes da Royal Mail e da PostNL também foram parar na Coreia do Norte e voltaram ao local de envio com a justificativa "endereço insuficiente".

 

O youtuber aproveitou uma convenção para tentar buscar qual a porcentagem de erro no envio dos pacotes. Pouca gente quis dar entrevista, mas os números variaram entre 1% e 10% de erro. Enquanto processos automatizados da conferência prometiam erro de apenas 0,01%.

Ele aproveitou a viagem ao Reino Unido e enviou dois pacotes com AirTags pela Royal Mail para a Coreia do Norte. Ambos chegaram na China, dessa vez em Shanghai. Depois de pular de centros de distribuição, a última localidade deles era em uma estrada.

 

Mais tarde, a China Post atualizou o rastreamento com "importação terminada" e os AirTags simplesmente "sumiram da face da Terra", segundo MegaLag.

Essa experiência de MegaLag serviu para mostrar toda a complexidade do transporte de pacote ao redor do mundo. Um simples erro em um código pode fazer com que uma encomenda viaje à toa por vários mil quilômetros. O youtuber ainda ficou chocado como várias transportadoras usam a filtragem manual, o que aumenta e muito as chances desses erros.

 

E aí, o que achou? Aproveite para acompanhar o Portal Vovo GaTu no Twitter [1] [2], Instagram, Facebook, TikTok, Koo App e no Youtube!

Continue acompanhando o Portal Vovo GaTu para ficar por dentro de outros conteúdos de entretenimento!


Fonte:  
           Vovo GaTu

--------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍?
Siga-nos nas redes sociais. 
Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄 Contamos consigo!

Assine as notificações de Feed do Site ou entre em nosso Canal de  Noticias no Discord, há, e nos adicione ãos favoritos do seu navegador.

Conheça nossa EquipeHerley costa:
É o editor chefe e criador do canal do Vovo Gatu, supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos, tutoriais e lives para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere, mundos abertos e jogos online com longa longevidade. Um grande apaixonado por vídeo games e filmes desde criança, nunca deixou de jogar ou assistir um filme praticamente por todos os dias desde que se conhece por gente.

Me siga nas redes sociais
Clique para abrir meu FacebookClique para abrir meu InstagramClique para abrir meu TwitterClique para abrir meu canal do YoutubeClique para abrir meu LinkedinClique para abrir meu perfil de musica no DeezerClique para abrir meu grupo no WhatsappClique para abrir meu perfil no PinterestClique para abrir meu perfil no VKontakte - VKClique para abrir meu perfil de musica no SpotiFy
--------------------------------------------------------------------------------------
Postagem Anterior Proxima Postagem