Nubank: Banco virtual é notificado devido a falhas de segurança no app; Entenda!

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) acionou o Nubank, um dos maiores bancos digitais do mundo, devido a falhas na segurança do aplicativo. 

A notificação ocorreu após inúmeros relatos de clientes, que afirmaram haver falhas de segurança e golpes no aplicativo da empresa, que resultaram em invasão de contas, transferências de valores e contratações de empréstimos de forma fraudulenta.


Além disso, as redes sociais também foram tomadas por clientes do Nubank, que ficaram insatisfeitos e preocupados com a situação. Estes clientes buscaram solucionar o problema ao realizar denúncias no site Reclame Aqui, assim como no consumidor.gov.br.

 

Desta maneira, dentre as principais reclamações dos clientes está a falta de barreiras de segurança, e também a falha na verificação do aplicativo do Nubank. Neste último caso, o aplicativo deveria perceber atividades fora do padrão nas contas, e dessa forma, bloquear as transações que estavam ocorrendo.

No entanto, o Nubank já havia alertado seus clientes sobre o golpe chamado “fraude de golpe do acesso remoto”. No aviso, a fintech afirma que os golpistas obtêm acesso às contas dos usuários através do download de aplicativos piratas nos aparelhos celulares. Sendo assim, a instituição financeira concluiu que não se trata de falha na segurança do aplicativo, e orientou seus clientes a baixarem a versão atualizada do app.

 


Com relação à notificação feita pelo Idec, o instituto pediu para que o Nubank apresentasse mais detalhes sobre os golpes. Isso inclui explicar o motivo pelo qual medidas preventivas não foram tomadas antes, e também informar o que a empresa está fazendo com os clientes que sofreram os golpes.

O que disse o Nubank

Após ser notificado pelo Idec, o Nubank emitiu uma nota. No documento, a empresa afirma que “a segurança é uma prioridade desde o primeiro dia, e cooperamos com as autoridades responsáveis pelo cuidado com o consumidor”.

Ainda de acordo com a nota: “Reafirmamos o nosso compromisso com a proteção dos nossos mais de 70 milhões de clientes, mantendo uma vigilância constante sobre a utilização dos nossos serviços, incluindo o desenvolvimento de ferramentas de proteção para ajudar os usuários na prevenção e inibição de golpes“.

 


Além disso, o Nubank também afirmou que mantém equipes especializadas e atendimento 24 horas para as vítimas de golpes e fraudes. “Em caso de suspeita de movimentação indevida por terceiros, os clientes devem seguir o passo a passo disponível no SOS Nu, hub de segurança da compra” orientou a fintech.

Modo Rua

De acordo com o Nubank, o Modo Rua é uma ferramenta do aplicativo que funciona como uma camada de segurança extra para a conta do cliente. Sendo assim, através dele é possível que o usuário limite transações de Pix, TED ou boletos sempre que estiver fora de uma rede wi-fi segura, como a da sua casa ou trabalho, por exemplo.

 


Desta maneira, o dinheiro da conta fica mais protegido, caso o celular do usuário caia em mãos desconhecidas. Para utilizar o Modo Rua, é necessário limitar as transações dentro do aplicativo fora de redes Wifi seguras. Lembrando que as redes consideradas seguras pelo cliente devem ser cadastradas.

Além disso, caso seja necessário, eventualmente, realizar algum pagamento acima do valor limite, existe uma maneira de desbloquear as transações. Isso é feito através de um reconhecimento facial do usuário pelo app do Nubank, que serve como teste de prova de vida.

 

E aí, o que achou? Aproveite para acompanhar o Portal Vovo GaTu no Twitter [1] [2], Instagram, Facebook, TikTok, Koo App e no Youtube!

Continue acompanhando o Portal Vovo GaTu para ficar por dentro de outros conteúdos de entretenimento!


Fonte:  
           Vovo GaTu

--------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍?
Siga-nos nas redes sociais. 
Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄 Contamos consigo!

Assine as notificações de Feed do Site ou entre em nosso Canal de  Noticias no Discord, há, e nos adicione ãos favoritos do seu navegador.

Conheça nossa EquipeHerley costa:
É o editor chefe e criador do canal do Vovo Gatu, supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos, tutoriais e lives para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere, mundos abertos e jogos online com longa longevidade. Um grande apaixonado por vídeo games e filmes desde criança, nunca deixou de jogar ou assistir um filme praticamente por todos os dias desde que se conhece por gente.

Me siga nas redes sociais
Clique para abrir meu FacebookClique para abrir meu InstagramClique para abrir meu TwitterClique para abrir meu canal do YoutubeClique para abrir meu LinkedinClique para abrir meu perfil de musica no DeezerClique para abrir meu grupo no WhatsappClique para abrir meu perfil no PinterestClique para abrir meu perfil no VKontakte - VKClique para abrir meu perfil de musica no SpotiFy
--------------------------------------------------------------------------------------
Postagem Anterior Proxima Postagem