Flow: Como esta o Podcasts hoje com prejuízo de R$ 8 milhões na direção de Igor 3k

Rede de podcasts surfa após polêmicas e expande para novas verticais atrás de valuation de R$ 100 milhões até 2025.

Bruno Monteiro Aiub (Monark) e Igor Coelho (3K) –, uma ideia promissora e um sucesso meteórico. O podcast Flow, nascido há menos de cinco anos em um quarto comum numa casa alugada em Curitiba, com microfones amadores e câmeras básicas, quase acabou porque confundiu liberdade de expressão com apologia ao crime.

"Trazer o diálogo [de política] para esse ambiente [dos podcasts] faz parte do caminho que eu enxergo para o programa” Igor Coelho Fundador do Flow Podcast.

O episódio, que completou um ano em fevereiro, era uma entrevista com os deputados federais Tabata Amaral (PSB-SP) e Kim Kataguiri (DEM-SP). Nele, Monark defendeu a existência de um Partido Nazista no Brasil, o que por aqui é crime (a partir de decisão do STF sobre a Lei 7.716/1989). 


A péssima repercussão fez patrocinadores de peso (como Amazon Music, Amazon Prime, Bis, iFood, Ragazzo e WiseUp) cancelarem R$ 7,6 milhões em contratos. A saída, para não acabar, foi o rompimento amistoso entre os sócios e a compra da parte de Monark por Igor Coelho. Tudo conforme diz a empresa. Depois disso, uma reformulação total que deve levar o grupo a faturar este ano R$ 30 milhões.

Por seu estilo livre e descompromissado, o canal virou um negócio poderoso. Tanto que no ano passado atraiu os presidenciáveis Jair Bolsonaro e Lula — a participação do petista teve 1,1 milhão de espectadores simultâneos.


O sucesso levou a empresa a expandir seus conteúdos e permite projetar um valuation de R$ 100 milhões até 2025. No ano passado, o projeto teve ‘quase break even’, com faturamento de R$ 14 milhões, superados em R$ 2 milhões pelos custos de operação que alcançaram R$ 16 milhões no mesmo ano. A conta não fechou justamente pelo episódio do Partido Nazista, o Monark Day, como o grupo chama o ocorrido. A receita mensal caiu de R$ 1,5 milhão para quase zero.

 

André Gaigher, CEO dos Estúdios Flow, cuidou da limpeza para a reconstrução. Reduzir os grandes salários, como o de Igor, que batia os R$ 100 mil e foi cortado para R$ 10 mil. Executivo que já tinha um passado corporativo em empresas como L’Oréal, P&G e Uber, Gaigher foi decisivo no plano de contenção que ajudou o Flow a se manter. “A gente espera voltar ao patamar anterior ao Monark Day só no fim deste ano, mas já estamos conseguindo investir para crescer e expandir”, disse.


A composição do estúdio agora é de 4 verticais e mais de 11 programas, contando o Flow, o principal, mais Avesso, Canal Amplifica, Ciência sem Fim, Flow S.A., Flow Sport Club, Kritikê, Noir, Prosa Guiada, Salve Salve, Família e Vênus. Juntos eles somam mais de 45,8 milhões de seguidores e 7,3 bilhões de visualizações. O formato mais novo dessa família é o Flow News, com foco em notícias e debates, tendo como apresentador o ex-âncora da rede Globo, Carlos Tramontina.

 

O total investido nos novos verticais é estimado em R$ 12 milhões, dos quais R$ 2 milhões em infraestrutura dos novos estúdios e o restante para a produção de conteúdo. A receita do grupo já voltou ao patamar de janeiro de 2022, e R$ 7 milhões em contratos foram assinados em janeiro deste ano.


Igor explicou o que falta para a entrada de caixa: "A parte da grana está quase recuperada. Falta um pouquinho porque, no que estou fazendo, a grana é muito ligada à reputação. Então, nessa etapa, as barreiras têm caído, com uma certa rapidez", disse.

 

A gente passou por muita coisa, principalmente do ponto de vista financeiro. Isso foi o que fez a gente correr risco de ter que desligar muita coisa. Mas para mim, o pior de tudo foi a crise de reputação, que a gente começou a ter dificuldade em alcançar lugares que a gente alcançava com muita facilidade, falando de convidados e tal.

                                                                                                                           Igor 3k


"Perdemos mais uns R$ 8 milhões em acordos que estavam encaminhados e foram cancelados. Nossa receita zerou e tínhamos uma folha de pagamento com 90 pessoas", declarou ele, em entrevista à revista GQ.


Em virtude da polêmica, Monark foi desligado do projeto e teve a imagem desvinculada do Flow para evitar novas polêmicas.

 

REVÉS


Monark tentou um espaço próprio no YouTube, mas acaba de enfrentar outro revés. O Tribunal de Justiça de São Paulo determinou em fevereiro, por decisão unânime, a desmonetização do canal. Caminho oposto ao do Flow que, com investimentos e muitos projetos tem valuation de R$ 50 milhões.

A expectativa é alcançar R$ 100 milhões até 2025, além de conquistar em cinco anos faturamento anual de R$ 200 milhões. Prova de que obter resultado no mundo do conteúdo exige um pilar: a credibilidade.


E aí, o que achou? Aproveite para acompanhar o Portal Vovo GaTu no Twitter [1] [2], Instagram, Facebook, TikTok, Koo App e no Youtube!

Continue acompanhando o Portal Vovo GaTu para ficar por dentro de outros conteúdos de entretenimento!


Fonte:  
           Vovo GaTu

--------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍?
Siga-nos nas redes sociais. 
Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄 Contamos consigo!

Assine as notificações de Feed do Site ou entre em nosso Canal de  Noticias no Discord, há, e nos adicione ãos favoritos do seu navegador.

Conheça nossa EquipeHerley costa:
É o editor chefe e criador do canal do Vovo Gatu, supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos, tutoriais e lives para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere, mundos abertos e jogos online com longa longevidade. Um grande apaixonado por vídeo games e filmes desde criança, nunca deixou de jogar ou assistir um filme praticamente por todos os dias desde que se conhece por gente.

Me siga nas redes sociais
Clique para abrir meu FacebookClique para abrir meu InstagramClique para abrir meu TwitterClique para abrir meu canal do YoutubeClique para abrir meu LinkedinClique para abrir meu perfil de musica no DeezerClique para abrir meu grupo no WhatsappClique para abrir meu perfil no PinterestClique para abrir meu perfil no VKontakte - VKClique para abrir meu perfil de musica no SpotiFy
--------------------------------------------------------------------------------------
Postagem Anterior Proxima Postagem