Linux: Sistema operacional usado por poucos agora suporta DirectX12 por dentro do Windows

O recurso já foi disponibilizado para os usuários do sistema operacional.

Na última segunda-feira (13) a Microsoft anunciou o lançamento da API de aceleração de vídeo GPU D3D12 para o subsistema de Windows no Linux.


Com a Direct3D é possível acelerar a decodificação e codificação de vídeo, desempenho e eficiência ao descarregar o processamento de vídeo utilizando a GPU ao invés da CPU.

 

Suporte ao GPU D3D12 no Linux pelo Windows

A Microsoft tem trabalhado na aceleração de vídeo Direct3D para Mesa, obtendo VA-API mapeada sobre APIs de vídeo Direct3D 12, efeitos baseados em mecanismos de vídeo e outras capacitações relacionadas ao suporte a vídeo Direct3D 12. O trabalho de engenharia da Microsoft para permitir a aceleração de GPU agora terá suporte oficial para APIs OpenGL, OpenCL e Vulkan no Linux com WSL.


Desenvolvido no Mesa para oferecer suporte ao direcionamento Direct3D 12 permite que aplicativos multimídia nativos do Linux, como o GStreamer, direcionados para VA-API, sejam executados no subsistema Windows para Linux 2 aproveitando a codificação ou decodificação de vídeo acelerada por GPU.

 

Para essas aplicações é necessário um subsistema Windows para Linux versão 1.1.0, uma distribuição Linux como Ubuntu 22.04.1 LTS e um conjunto de hardware compatível, com os seguintes componentes:

  • CPUs AMD: Ryzen 4000 ou mais nova - driver 23.3.1 necessário; 
  • CPUs Intel: Iris Xe (DG1), Intel Arc (Alchemist) - driver 31.0.101.4032 necessário;
  • GPUs AMD: Radeon RX 5000 ou mais nova;
  • GPUs NVIDIA: GeForce GTX 10 Series, GeForce RTX 20 Series, Quadro RTX, NVIDIA RTX - driver 526.47 necessário.



E esse processo ajuda em que aqueles que irão utilizar o GPU D3D12 no Linux? Bem, num processo de decodificação, codificação e ao processar um vídeo, existe a opção de utilizar a CPU ou o usuário pode mandar isso para o hardware acelerador, que delega à GPU. Utilizar esse modo de aceleração de hardware de vídeo traz diversos benefícios, como maior desempenho, menor consumo de energia, e com isso, libera os ciclos de CPU para outras tarefas no WSL aumentando o desempenho geral. E esses benefícios ficam mais evidentes quando se utiliza resoluções de vídeo mais altas.

Para acompanhar os detalhes sobre essa implementação a Microsoft discorrer sobre as mudanças no seu blog de desenvolvimento.

 

E aí, o que achou? Aproveite para acompanhar o Portal Vovo GaTu no Twitter, Instagram, Facebook, TikTok e no Youtube!

Continue acompanhando o Portal Vovo GaTu para ficar por dentro de outros conteúdos de entretenimento!


Fonte:
Microsoft

--------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍?
Siga-nos nas redes sociais. 
Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄 Contamos consigo!

Assine as notificações de Feed do Site ou entre em nosso Canal de  Noticias no Discord, há, e nos adicione ãos favoritos do seu navegador.

Conheça nossa EquipeHerley costa:
É o editor chefe e criador do canal do Vovo Gatu, supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos, tutoriais e lives para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere, mundos abertos e jogos online com longa longevidade. Um grande apaixonado por vídeo games e filmes desde criança, nunca deixou de jogar ou assistir um filme praticamente por todos os dias desde que se conhece por gente.

Me siga nas redes sociais
Clique para abrir meu FacebookClique para abrir meu InstagramClique para abrir meu TwitterClique para abrir meu canal do YoutubeClique para abrir meu LinkedinClique para abrir meu perfil de musica no DeezerClique para abrir meu grupo no WhatsappClique para abrir meu perfil no PinterestClique para abrir meu perfil no VKontakte - VKClique para abrir meu perfil de musica no SpotiFy
--------------------------------------------------------------------------------------
Postagem Anterior Proxima Postagem