John Mueller diz que rejeitar links aleatórios sinalizados por ferramentas não é um bom uso do temp
John Mueller, do Google, respondeu a uma pergunta sobre o uso da ferramenta de rejeição de links e deu uma dica sobre a melhor forma de usá-la, mencionando especificamente os links sinalizados pelas ferramentas.
Embora esta ferramenta tenha sido introduzida há dez anos, ainda há muita confusão quanto ao seu uso adequado.
Ferramenta de rejeição de links
A ferramenta de rejeição de links foi introduzida pelo Google em outubro de 2012.
A ferramenta de rejeição surgiu na sequência do Algoritmo Penguin de maio de 2012, que deu início a um período de caos sem precedentes na comunidade de marketing de busca, porque muitas pessoas estavam comprando e vendendo links.
Esse período de compra e venda aberta de links chegou ao fim em maio de 2012, quando a atualização do algoritmo Penguin foi lançada e milhares de sites perderam classificações.
A remoção de links pagos foi uma grande dor de cabeça porque eles tiveram que solicitar a remoção de todos os sites, um por um.
Houve tantos pedidos de remoção de links que alguns proprietários de sites começaram a cobrar uma taxa para remover os links.
A comunidade de SEO implorou ao Google por uma maneira mais fácil de rejeitar links e, em resposta à demanda popular, o Google lançou a ferramenta Link Disavow em outubro de 2012 com o propósito expresso de rejeitar links de spam pelos quais o proprietário do site era responsável.
A ideia de uma ferramenta de rejeição de links foi algo que surgiu por muitos anos, pelo menos desde 2007 .
O Google resistiu em lançar essa ferramenta até depois da atualização do Penguin.
O anúncio oficial do Google de outubro de 2012 explicou:
“Se você foi notificado sobre uma ação manual de spam baseada em “links não naturais” apontando para seu site, esta ferramenta pode ajudá-lo a resolver o problema.
Se você não recebeu esta notificação, esta ferramenta geralmente não é algo com que você precise se preocupar.”
O Google também ofereceu detalhes sobre quais tipos de links podem desencadear uma ação manual:
“Enviamos esta mensagem quando vemos evidências de links pagos, trocas de links ou outros esquemas de links que violam nossas diretrizes de qualidade.”
Conselhos de John Mueller sobre a ferramenta de rejeição de links
Mueller respondeu a uma pergunta sobre a rejeição de links para uma propriedade de domínio e, como nota lateral, ofereceu conselhos sobre o uso adequado da ferramenta.
A pergunta feita foi:
“O recurso de rejeição no Search Console está atualmente indisponível para propriedades de domínio. Quais são as opções então?”
João Muller respondeu:
“Bem, se você tiver verificação de nível de domínio, poderá verificar o nível de prefixo sem precisar de tokens adicionais.
Verifique esse host e faça o que você precisa fazer.”
Em seguida, Mueller acrescentou um comentário adicional sobre a maneira correta de usar a ferramenta de rejeição de links.
Mueller continuou sua resposta:
“Além disso, lembre-se de que rejeitar links aleatórios que parecem estranhos ou que alguma ferramenta sinalizou não é um bom uso do seu tempo.
Isso não muda nada.
Use a ferramenta de rejeição para situações em que você realmente pagou pelos links e não pode removê-los depois.”
Ferramentas de links tóxicos e links aleatórios
Muitas ferramentas de terceiros usam algoritmos proprietários para pontuar backlinks de acordo com o nível de spam ou tóxico que a empresa de ferramentas considera que eles são.
Essas pontuações de toxicidade podem classificar com precisão o quão ruins certos links parecem ser, mas não necessariamente se correlacionam com a forma como o Google classifica e usa os links.
As pontuações da ferramenta de links tóxicos são apenas opiniões.
As ferramentas são úteis para gerar uma análise automatizada de backlinks, especialmente quando destacam links negativos que você achou bons.
No entanto, os únicos links que alguém deve rejeitar são os links que se sabe que são pagos ou fazem parte de um esquema de links.
Você deve acreditar em evidências anedóticas de links tóxicos?
Muitas pessoas experimentam perdas de classificação e, ao verificar seus backlinks, ficam chocadas ao descobrir uma grande quantidade de páginas da Web de qualidade extremamente baixa com links para seus sites.
Naturalmente, supõe-se que esta seja a razão para as quedas de classificação e um ciclo interminável de rejeição de links começa.
Nesses casos, pode ser útil considerar que existe algum outro motivo para a mudança nos rankings.
Um caso que se destaca é quando alguém me procurou sobre um ataque negativo de SEO. Dei uma olhada nos links e estavam muito ruins, exatamente como descrito.
Havia centenas de links de spam com temas adultos com texto âncora de correspondência exata em tópicos adultos não relacionados apontando para o site dele.
Esses backlinks se encaixam na definição de um ataque de SEO negativo.
Fiquei curioso, então entrei em contato em particular com um Googler por e-mail.
Eles me enviaram um e-mail no dia seguinte e confirmaram que o SEO negativo não era a razão pela qual o site havia perdido classificações.
A verdadeira causa da perda de classificação foi que o site foi afetado pelo algoritmo Panda.
O que acionou o algoritmo Panda foi o conteúdo de baixa qualidade criado pelo proprietário do site.
Eu vi isso muitas vezes desde então, onde o problema real era que o proprietário do site não conseguia revisar objetivamente seu próprio conteúdo, então eles culpavam os links.
É útil ter em mente que o que parece ser o motivo óbvio para uma perda nas classificações não é necessariamente o motivo real, é apenas o mais fácil de culpar porque é óbvio.
Mas, como disse John Mueller, rejeitar links sinalizados por uma ferramenta e que não são links pagos não é um bom uso do tempo.
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