Em carta assinada por presidente, Twitch confirma a padronização da divisão de 50% dos valores, “comendo” 20% a mais das comissões.
A Twitch confirmou que vai implementar uma redução nos pagamentos oferecidos a seus influenciadores majoritários, no intuito de padronizar um modelo de compartilhamento de faturamento de 50% – metade para a plataforma, metade para o streamer.
Antes, a empresa praticava um formato “70-30”, onde pegava apenas 30% do faturamento dos streamers de maior audiência como forma de comissão.
Segundo o blog do presidente da
empresa, Dan Clancy, no entanto, os chamados “streamers premium” verão o
padrão mudar para o modelo “50-50” (o mesmo praticado por criadores
menores) assim que atingirem US$ 100 mil de faturamento. Antes disso, as
coisas se mantém como estão.
O anúncio não agradou, obviamente, os ditos influenciadores: Eric Pointcrow, que veicula lives pela plataforma, criticou a decisão no Twitter, dizendo que a Twitch prefere penalizar criadores de conteúdo ao invés de aprimorar sua própria plataforma.
“O fato de que a solução da Twitch para seus problemas monetários é cortar a remuneração dos criadores ao invés de facilitar uma plataforma melhor para que mais espectadores visitem o site é incrivelmente preocupante. Nos dê as ferramentas e a informação que precisamos para que possamos criar conteúdos com mais engajamento, não limite nossos ganhos.”
The fact twitch’s solution to monetary problems is to cut creator pay rather than facilitate a better platform so more viewers visit the live-streaming site is incredibly worrying. Give us the tools + info we need so we can make more engaging content, don’t soft cap our earnings. https://t.co/e5aNurzGZc
— eric pointcrow (@PointCrow) September 21, 2022
Segundo o anúncio da Twitch, a medida
serve para padronizar um formato de pagamento entre todos os
streamings, nivelando pelo percentual a menor a remuneração de toda a
base de criadores da plataforma, independente de tamanho ou projeção. O
esquema de “70-30” não era universal, mas sim determinado a uma parcela
de influenciadores de maior fama, enquanto perfis menores já estavam em
“50-50”. Agora, o segundo formato passa a valer para todos, sem exceção.
“Em um mundo ideal, todos os streamers teriam os mesmos termos, independentemente da sua dimensão. Entretanto, instituir uma política assim impactaria de forma negativa os streamers que atualmente se encontram sob estes termos, e vários deles tiveram um papel instrumental para nos ajudar a construir a Twitch que conhecemos hoje. Estes streamers passaram a depender desse adicional na divisão de receita para manter seus padrões de vida.”
A Twitch afirmou que o novo formato entrará em vigor em 1º de junho de 2023.
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IGN, Forbes, Twitch
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