Windows 11: Seu computador deu tela preta? Saiba como consertar esse bug

O Windows 11 chegou em outubro de 2021 e rendeu opiniões mistas do público. Enquanto muita gente elogiou as mudanças e organização da interface "nós aqui do Portal Vovo Gatu não tivemos nenhum problema com o sistema operacional", teve certos usuários que sentiram os vários detalhes que foram deixados de lado, sem contar os diversos bugs encontrados que só foram corrigidos por patchs de atualizações posteriores.


Entre esses erros do sistema, um dos mais comuns é o bug tela preta, que deixa toda a visualização do monitor em completo preto, só com o mouse aparecendo. O erro tem irritado muita gente, mas tem algumas maneiras de ser resolvido, como o Portal Vovo GaTu traz neste guia.

 

Cheque os cabos do seu monitor e reinicie seu computador

Pode parecer um pouco óbvio, mas os cabos do seu monitor podem estar estragados e não se tratar diretamente de um problema das configurações do Windows 11. Se tiver um cabo reserva, faça o teste com ele ou compre um novo se essa for sua suspeita.


A primeira observação que você deve fazer é se o mouse está aparecendo na tela. Esse é um detalhe que costuma ocorrer no bug da tela preta, mas não é uma regra. Então, todo cuidado é pouco.

 

Alterar os valores no Editor de Registro

Se o registro de valor do usuário tiver sido alterado no Editor de Registro do Windows 11, você pode acabar vendo a tela preta. Entre as causas prováveis, está a de um vírus que pode realizar essa alteração automaticamente.


Para checar se isso ocorreu:

  1. Pressione “ctrl + alt + delete” e selecione o Gerenciador de Tarefas;

  2. Clique em “Arquivo” no menu superior e selecione “Executar Nova Tarefa”;

  3. Dentro da caixa que se abriu, digite “regedit”, selecione o box que corresponde a “Criar esta tarefa com privilégios administrativos” e dê enter;

  4. Dentro das pastas disponíveis na lateral esquerda, procure por “HKEY_LOCAL_MACHINE” e abra a pasta. Dentro dela, abra “SOFTWARE” > “Clients” > “Microsoft” > “Windows NT” > “Versão Atual” ou “Current Version” > “Winlogon”.

  5. Dentro da pasta “Winlogon”, procure por “Shell” e dê um duplo clique no arquivo;

  6. Ao abrir, verifique se o valor dos dados está definido como “explorer.exe”. Caso não esteja, renomeie para “explorer.exe” e dê ok.

  7. Feche as abas e reinicie seu computador.

 

Reinicie os drivers de vídeo


Algumas vezes, o Windows 11 pode não conseguir ler os drivers de vídeo corretamente. Normalmente, reiniciar o computador por meio do comando “ctrl + alt + delete” costuma resolver o problema. Se o bug da tela preta persistir, é hora de tentar reiniciar os drivers de vídeo.

Para isso, digite “Tecla Windows + Ctrl + Shift + B”. A tela continuará preta por alguns segundos e você ouvirá um som de bipe.

 

Atualize sua GPU

Outro problema que pode causar a tela preta do Windows 11 é o driver desatualizado da placa de vídeo. Para tentar a correção, atualize o driver da sua GPU seguindo o passo a passo.

  1. Pressione “ctrl + alt + delete” e selecione o Gerenciador de Tarefas;

  2. Clique em “Arquivo” no menu superior e selecione “Executar Nova Tarefa”;

  3. Dentro da caixa que se abriu, digite “devmgmt.msc” e dê enter;

  4. Com o gerenciador de dispositivos abertos, selecione “Adaptadores de vídeo” e ele abrirá a sua placa gráfica.

  5. Clique com o botão direito nela e depois em “Atualizar driver”. Você pode procurar automaticamente por drivers ou baixar manualmente o último arquivo do fabricante por meio de um dispositivo de armazenamento externo.

  6. Depois de instalado, reinicie o PC e confira se o problema foi resolvido.


Use opções avançadas de inicialização


Caso você desconfie que o problema foi causado por uma atualização do Windows 11, é possível contornar a situação usando as opções avançadas de inicialização do sitema operacional.

 

  1. Pressione “ctrl + alt + delete” e clique no botão de desligamento no canto inferior direito da tela, como se fosse reiniciar ou desligar o PC;

  2. Pressionando a tecla “Shift”, clique em “Reiniciar”;

  3. Agora que você tem acesso às opções avançadas de inicialização, selecione o “Solucionador de problemas” e acesse as opções avançadas;

  4. Selecione “desinstalar atualizações” para regredir no patch de atualizações que pode estar causando o problema;

  5. Outra alternativa é, dentro das opções avançadas do solucionador de problemas, selecionar a opção “Restauração de sistema”, que retoma o sistema de uma data anterior onde não havia o bug.

  6. Se nenhuma das duas opções acima funcionar, siga o primeiro processo e nas opções avançadas, selecione as configurações de inicialização e clique em “reiniciar”;

  7. Pressione a tecla 4 para reiniciar seu computador no modo seguro;

  8. Dentro deste modo, é possível acessar o painel de controle e as configurações para desinstalar problemas recentes que podem estar causando o bug;

  9. Desinstale programas que você não se recorda de ter instalado ou que não usa mais e reinicie seu computador.


Siga os métodos que trouxemos e o bug pode ser resolvido mesmo no menor detalhe. Esperamos ter te ajudado!

 

Fonte:
WindowsChimp, Beebom

--------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍?
Siga-nos nas redes sociais. 
Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄 Contamos consigo!

Assine as notificações de Feed do Site ou entre em nosso Canal de  Noticias no Discord, há, e nos adicione ãos favoritos do seu navegador.

Conheça nossa EquipeHerley costa:
É o editor chefe e criador do canal do Vovo Gatu, supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos, tutoriais e lives para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere, mundos abertos e jogos online com longa longevidade. Um grande apaixonado por vídeo games e filmes desde criança, nunca deixou de jogar ou assistir um filme praticamente por todos os dias desde que se conhece por gente.

Me siga nas redes sociais
Clique para abrir meu FacebookClique para abrir meu InstagramClique para abrir meu TwitterClique para abrir meu canal do YoutubeClique para abrir meu LinkedinClique para abrir meu perfil de musica no DeezerClique para abrir meu grupo no WhatsappClique para abrir meu perfil no PinterestClique para abrir meu perfil no VKontakte - VKClique para abrir meu perfil de musica no SpotiFy
--------------------------------------------------------------------------------------
Postagem Anterior Proxima Postagem