Fobia - St. Dinfna Hotel: Jogo de terror brasileiro é o mais vendido do Steam no lançamento

Fobia - St. Dinfna Hotel chega ao topo da loja digital Steam no mesmo dia em que ficou disponível (28); desenvolvedora comemorou distribuindo códigos pelo Twitter


O jogo de terror brasileiro Fobia - St. Dinfna Hotel alcançou a impressionante posição de mais vendido do Steam na última terça-feira (28), dia de seu lançamento. A marca foi comemorada pela desenvolvedora Pulsatrix Studios em sua conta de Twitter com o sorteio de algumas chaves do jogo para usuários. Depois, o game caiu para a quarta posição, ficando atrás apenas de superproduções como Monster Hunter Rise: Sunbreak e F1 22, que também foram lançados essa semana, além de FIFA 22.

 

O game, que é inspirado em clássicos do terror como Outlast, Resident Evil 7 e Silent Hill vem conquistando boas notas com a crítica especializada. Além das versões de PC, onde custa R$ 57,99, o jogo está disponível para PlayStation 5 (PS5) e PlayStation 4 (PS4) por R$ 149,50, e para Xbox Series X/S e Xbox One por R$ 112,45.

 Fobia - St. Dinfna Hotel traz exploração, quebra-cabeças e também combate, semelhante a Resident Evil 7 — Foto: Reprodução/Steam

Fobia - St. Dinfna Hotel está bem avaliado na loja digital Steam, com a classificação de suas análises aparecendo como "Positivas" com 96% de 32 avaliações. No site agregador de análises Metacritic a versão para PlayStation 5 (PS5) também está bem avaliada, com média 72 de 100 entre 15 avaliações da mídia especializada de games. Há uma demo do jogo disponível no Steam com alguns de seus momentos iniciais e uma boa porção de gameplay para quem quiser conhecer. 

 

Comemorando o lançamento e a boa recepção do game, a desenvolvedora brasileira Pulsatrix Studios sorteou algumas chaves de acesso para o jogo em sua página oficial do Twitter. Durante a semana, a hashtag #PlayFobia também foi amplamente divulgada, sendo utilizada até mesmo por alguns influenciadores do meio gamer.


Fobia - St. Dinfna Hotel traz exploração, quebra-cabeças e combate em primeira pessoa em um hotel repleto de relatos de atividade sobrenatural. Na cidade de Treze Trilhas, no interior de Santa Catarina, um jovem repórter chamado Roberto Leite Lopes decide investigar o hotel para uma matéria, mas acaba envolvido em um grande tormento. Os desafios envolvem distorção temporal, criaturas horrendas e violentas, além do assustador fantasma de uma menininha com uma máscara de gás.


A jogabilidade tem maior foco em exploração e resolução de quebra-cabeças, sendo fortemente influenciada pelas mecânicas de backtracking, onde o jogador precisa retornar ao cenário diversas vezes para resolver os enigmas, como acontece em Resident Evil. Utilizando uma câmera fotográfica especial equipada com visão noturna e capaz de ver coisas que não estão lá, também é possível realizar uma ponte entre mundos diferentes para solucionar os mistérios. 

 


O jogo conta ainda com um elemento de combate onde é preciso usar armas de fogo para enfrentar criaturas estranhas criadas por uma seita que habita o hotel. O fantasma da menininha, no entanto, não pode ser enfrentado e jogadores precisam fugir ao avistá-la.


Mobiliando o hotel do horror

Treze Trilhas, uma cidade fictícia em Santa Catarina, é o cenário que abriga o St. Dinfna Hotel. Roberto Lopes, um jornalista em início de carreira, faz contato com uma das moradoras locais e resolve investigar os estranhos desaparecimentos e mortes suspeitas que ocorrem na cidade há décadas. Além de todo esse mistério, a cidade é dominada por um culto religioso chamado Sagrada Trilha, que parece ter ligação com as atividades suspeitas.


A premissa de Fobia é simples, mas cumpre bem seu papel como um pontapé inicial deste estúdio brasileiro. O jogo foca em resolução de puzzles e sobrevivência, com o primeiro se destacando mais.

 

Projetado na Unreal Engine, é possível ver o esforço do time em criar um ambiente que remete a grandes jogos de horror. O cenário criado limita as ações de nosso protagonista, que se vê preso num hotel sombrio, cercado de monstros e cheio de dúvidas quanto ao que é real ou não. Sem saber em quem confiar, ele só pode continuar em frente, tentando sobreviver e utilizando seu faro como jornalista investigativo para tentar entender o que aconteceu naquele local.


Fonte:
Pulsatrix Studios, Steam, Metacritic

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