Pix: Novo forma de pagamento terá juros menores e ameaça cartões de crédito

Esta nova modalidade será lançada em breve pelo Banco Central e vai permitir parcelar as transações, sem ter dinheiro em saldo

Pix Garantido, que será lançado pelo Banco Central até o próximo ano, segundo a própria instituição, terá juros menores que os dos cartões de crédito, que acumulam 370% ao ano.


O Pix, principal meio de transferência de valores e pagamentos no País atualmente, com mais de 128 milhões de usuários cadastrados até maio, ganhará uma nova modalidade que, segundo especialistas, se torna ameaça ao cartão de crédito.

 

O Pix Garantido, que será lançado pelo Banco Central até o próximo ano, segundo a própria instituição, terá juros menores que os dos cartões de crédito, que acumulam 370% ao ano.

O Pix Garantido vai permitir que compras presenciais e virtuais sejam parceladas, como acontece com o cartão de crédito. Esta modalidade, de acordo com o Banco Central, precisa de uma instituição financeira habilitada para intermediar a transação.

Esta instituição garantirá que o pagamento seja efetuado na data agendada, se a conta do usuário não tiver saldo suficiente.

 

Segundo o economista e consultor de Investimentos Jorge Eloy, o Pix Garantido é mais um instrumento que proporciona crédito ágil e simplificado. “A agilidade e praticidade do Pix contribuem para a redução de juros a crédito, o que é bom para todos os tomadores de crédito”, afirma.


O conselheiro de economia do Conselho Regional de Economia do Estado (Corecon-ES) e economista Sebastião Demuner, destaca que com a nova modalidade, a utilização do cartão de crédito será reduzida gradativamente.

 

“São transformações que são feitas ao longo do tempo. Com essa tendência do Pix, os cartões vão ser usados cada vez menos. Em alguns bancos, já é possível utilizar o cartão virtual, pelo aplicativo no celular. Existe a tendência de ir acabando o dinheiro em papel e cartão de crédito físico”.

A nova função Pix Garantido visa a expandir o uso da ferramenta, otimizando o processo de pagamento e recebimento entre as empresas e clientes.


A instituição financeira irá disponibilizar uma linha de crédito ao consumidor, conhecido como valor limite, e esse valor poderá ser utilizado tanto em compras à vista, quanto em compras parceladas.

 

Uma solução parecida com o cartão de crédito, mas a diferença é que não há necessidade do cartão físico e terá muito mais agilidade.

Como vai funcionar o novo serviço

  • Será a primeira função de crédito da ferramenta, que tem mais de 128 milhões de usuários cadastrados até o mês de maio.
  •  O usuário que quiser efetuar um pagamento poderá fazer um agendamento na modalidade Pix Garantido, através de seu aplicativo bancário.
  • O banco faz uma análise para conferir se o usuário tem limite de crédito suficiente para efetuar a compra e faz a confirmação.
  • Quando a data de pagamento chegar, o banco, que opera como essa instituição intermediadora, debitará o saldo.
  • Se o usuário não tiver saldo, automaticamente passa a incidir em juros até que zere o débito.
  • Terá juros menores do que o dos cartões de crédito físicos.
  • Alguns bancos já ofertam crédito aos seus clientes para utilização em pagamentos via Pix.

 


Vantagens

  • O pagamento parcelado também é instantâneo, sem a necessidade de esperar um período para o faturamento, permitindo que o lojista receba o dinheiro na hora.
  • Diferente de alguns cartões de crédito, não é necessário esperar um período para usar o recurso após a aprovação do crédito. Ou seja, basta solicitar a função e utilizar quando desejar até o limite disponibilizado.
  • A nova funcionalidade também será muito útil para os pequenos empreendedores, pois será possível parcelar as compras sem ter que arcar com as taxas do cartão.
  • O comércio varejista ganhará novos clientes, que ainda não têm acesso ao crédito, chegando a ter até 15% de aumento das vendas parceladas.
  • Da mesma forma como funciona com o cartão de crédito, os estabelecimentos poderão realizar o parcelamento da compra com ou sem juros.


Fonte:
Vovo GaTu


--------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍?
Siga-nos nas redes sociais. 
Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄 Contamos consigo!

Assine as notificações de Feed do Site ou entre em nosso Canal de  Noticias no Discord, há, e nos adicione ãos favoritos do seu navegador.

Conheça nossa EquipeHerley costa:
É o editor chefe e criador do canal do Vovo Gatu, supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos, tutoriais e lives para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere, mundos abertos e jogos online com longa longevidade. Um grande apaixonado por vídeo games e filmes desde criança, nunca deixou de jogar ou assistir um filme praticamente por todos os dias desde que se conhece por gente.

Me siga nas redes sociais
Clique para abrir meu FacebookClique para abrir meu InstagramClique para abrir meu TwitterClique para abrir meu canal do YoutubeClique para abrir meu LinkedinClique para abrir meu perfil de musica no DeezerClique para abrir meu grupo no WhatsappClique para abrir meu perfil no PinterestClique para abrir meu perfil no VKontakte - VKClique para abrir meu perfil de musica no SpotiFy
--------------------------------------------------------------------------------------
Postagem Anterior Proxima Postagem