Há pouco mais de um ano, a Microsoft avisou os consumidores sobre o fim do suporte ao Internet Explorer 11, previsto para finalizar amanhã, 15 de junho de 2022. Quanto a isso, uma pesquisa afirma que 47% dispositivos com Windows 10 usados por empresas serão afetados pelo fim do navegador clássico da Microsoft.
O Internet Explorer foi lançado pela Microsoft em 1995, como parte do Windows 95. |
De acordo com a empresa de análise Lansweeper, que analisou mais de 9 milhões de dispositivos em 33 mil organizações diferentes, quase 50% dos computadores que possuem o sistema operacional Windows 10 precisarão ser atualizados para o navegador Microsoft Edge.
O relatório também aponta que 79% dos PCs pesquisados não estavam
atualizados com a versão mais recente do Windows 10 e apenas 21% deles
usavam a atualização 21H2. Enquanto isso, 29,67% ainda estava usando a
versão 2004 do sistema operacional.
Fim do Internet Explorer
Apenas 8,06% usam a versão 21H1 do sistema e os outros 24,03% usam atualizações mais antigas. De qualquer forma, os computadores analisados também podem estar usando o Google Chrome ou Microsoft Edge como navegador principal.
Nos Estados Unidos, uma análise nos sites ".gov" sugere que 7,3% dos visitantes usam o navegador Microsoft Edge, enquanto o Internet Explorer não é nem citado. Inclusive, os usuários nostálgicos podem usar o modo de renderização do Internet Explorer no Edge.
Gráfico das versões do Windows 10 afetadas pelo fim do Internet Explorer. |
Navegador chegou a ter uma participação de mercado de 65% em janeiro de 2009. Mas começou a cair no fim dos anos 2000, chegando a menos de 1% recentemente.
Conforme reportado pelo The Verge, a seguinte caixa de diálogo é mostrada para usuários ao tentar abrir o Internet Explorer. Nela é possível ler:
O futuro do Internet Explorer está no Microsoft Edge.Internet Explorer (IE) foi descontinuado e não será mais suportado. Se algum site que você visita precisa do Internet Explorer, você pode recarregá-lo com o modo IE do Microsoft Edge. Selecione "continuar" para iniciar o Microsoft Edge, o mais rápido e seguro navegador feito para o Windows.
Além disso, a mensagem esclarece que favoritos, senhas, histórico,
cookies e demais dados do navegador serão migrados para o Microsoft
Edge, evitando assim que os usuários precisem reconfigurar o navegador
do zero.
Sean Lyndersay, gerente geral da Microsoft Edge Enterprise, explica como o navegador será desativado no Windows:
Eventualmente, o Internet Explorer será desativado permanentemente como parte de uma futura Atualização do Windows, momento em que os ícones do Internet Explorer em seus dispositivos serão removidos.
O Internet Explorer não será imediatamente removido em todas essas versões hoje, mas será progressivamente redirecionado para o Microsoft Edge em todos esses dispositivos nos próximos meses
A caixa de diálogo mostrada acima estará presente nos seguintes
sistemas operacionais: Windows 10 Home, Pro, Enterprise, Education e
IoT, sendo que o Windows 11 já não é mais fornecido com o Internet
Explorer.
Vale lembrar que o Microsoft Edge tem compatibilidade com controles ActiveX antigos que muitos sites que requerem o Internet Explorer utilizam, assim basta trocar de navegador para garantir maior segurança e velocidade com browser baseado no Chromium que também está disponível para Android e iOS com sincronização entre dispositivos.
Você pode baixar o Microsoft Edge para Windows aqui:
- Microsoft Edge para Windows - download
Fonte:
ONMSFT Lansweeper
--------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍? Siga-nos nas redes sociais.
Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄 Contamos consigo!
Herley costa: