Avatar: Primeiro filme da saga em 3D utilizou 1 petabyte de armazenamento para renderizar gráficos

Longa-metragem utilizou tecnologia revolucionária de filmagem 3D e precisou de estocagem extra para renderizar gráficos. Conheça os bastidores tecnológicos do filme.

Avatar

O filme Avatar, de James Cameron, venceu três prêmios do Oscar e recebeu nove indicações, entrando para a história da indústria cinematográfica. Além dos prêmios e de ter a direção artística elogiada pela crítica, ele trouxe ao mundo do cinema a nova tecnologia de filmagem 3D, chamada 3D Fusion. A técnica requer uma enorme quantidade de processamento para renderizar gráficos e muito espaço de armazenamento. Para se ter uma ideia, a renderização inteira do longa-metragem utilizou mais de 1 petabyte (PB) de capacidade de armazenamento. 

 

Todo esse espaço de memória extraordinário seria ocupado apenas se um usuário, por exemplo, tirasse mais de 4.000 fotos digitais por dia durante toda a sua vida. Outro exemplo da dimensão desse grande nível de pedaço de dados seria se alguém gravasse ininterruptamente mais de 3,4 anos de vídeo Full HD.

A nova tecnologia de filmagem 3D usada no filme se chama 3D Fusion — Foto: Divulgação/Twentieth Century Fox


Para operar toda essa estrutura, foi necessário contar com um núcleo computacional. A operação do filme tinha 34 racks, cada um com quatro chassis de 32 máquinas cada — somando cerca de 40 mil processadores e 104 TB de RAM. Os servidores blade, formato que visa a aumentar a densidade dos servidores, permitiram o compartilhamento de componentes em comum, lendo e gravando em 3 PB de armazenamento com as tecnologias BluArc e NetApp.

O núcleo computacional do filme demandou o armazenamento de mais de 1000 computadores — Foto: Divulgação/Twentieth Century Fox

 

Todo o equipamento fica embalado e conectado por vários links de rede de 10 Gb (gigabits). De acordo com a The Next Web, o orçamento dos estúdios Disney, apenas considerando os custos de armazenamento do filme, estariam na faixa de milhões de dólares.



Fonte:
The Next Web e BBC

--------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍?
Siga-nos nas redes sociais. 
Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄 Contamos consigo!

Assine as notificações de Feed do Site ou entre em nosso Canal de  Noticias no Discord, há, e nos adicione ãos favoritos do seu navegador.

Conheça nossa EquipeHerley costa:
É o editor chefe e criador do canal do Vovo Gatu, supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos, tutoriais e lives para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere, mundos abertos e jogos online com longa longevidade. Um grande apaixonado por vídeo games e filmes desde criança, nunca deixou de jogar ou assistir um filme praticamente por todos os dias desde que se conhece por gente.

Me siga nas redes sociais
Clique para abrir meu FacebookClique para abrir meu InstagramClique para abrir meu TwitterClique para abrir meu canal do YoutubeClique para abrir meu LinkedinClique para abrir meu perfil de musica no DeezerClique para abrir meu grupo no WhatsappClique para abrir meu perfil no PinterestClique para abrir meu perfil no VKontakte - VKClique para abrir meu perfil de musica no SpotiFy
--------------------------------------------------------------------------------------
Postagem Anterior Proxima Postagem