Orkut: Rede social é reativado e fundador promete “novidades”; Relembre as melhores comunidades

Em comunicado no site da rede social, fundador do Orkut diz que planeja "algo novo" e sugere volta da antiga plataforma


Metaverso de Mark Zuckerberg ou Twitter de Elon Musk? Que nada! O assunto do momento agora é um só: Orkut. Criada em 2004 e desativada em 2014, a página da icônica rede social foi reativada na última quarta-feira (27), trazendo expectativas de um retorno inesperado.


Quem entrar no domínio orkut.com vai deparar-se com uma carta aberta (em inglês ou português) do fundador da plataforma, Orkut Buyukkokten. Na mensagem, o criador relembra o lançamento da rede há quase duas décadas e como ela virou um ambiente virtual para mais de 300 milhões de usuários.

 

O texto de Buyukkokten menciona diversas críticas aos discursos de ódio e desinformação que imperam nas redes sociais da atualidade. Mas o desfecho da mensagem não só traz um sentimento de esperança para o mundo, como sugere a possível volta do Orkut.


“Eu sou uma pessoa otimista. Acredito no poder da conexão para mudar o mundo. Acredito que o mundo é um lugar melhor quando nos conhecemos um pouco mais. É por isso que criei a primeira rede social do mundo quando era estudante de pós-graduação em Stanford. É por isso que eu trouxe o orkut.com para tantos de vocês ao redor do mundo. E é por isso que estou construindo algo novo. Vejo você em breve!”, disse trecho do comunicado.

Naturalmente, a possibilidade de retorno da plataforma marcada por depoimentos, scraps e comunidades causou um alvoroço no Twitter.

 

Retorno do Orkut: uma resposta ao Twitter?

Curiosamente, a reativação do site acontece pouco tempo depois de Elon Musk anunciar a compra do Twitter. Na última segunda-feira (25), a rede social do pássaro aceitou a proposta de US$ 44 bilhões feita pelo bilionário para controle total da plataforma.

Mais curioso ainda foi o foco da mensagem de Buyukkokten. Musk já deixou claro que pretende implementar grandes mudanças em prol da “democracia” e “liberdade de expressão” no Twitter. Não está claro como isso se configuraria, mas existe um receio de que a rede possa virar palco para ainda mais discursos odiosos e fake news.

 

Ou seja, o comunicado do engenheiro turco de software parece rumar para uma direção contrária, justamente defendendo uma rede social que rechaça discursos de ódio e desinformação. Não há nenhuma menção ao Twitter, mas o timing do anúncio ocorre em um período, no mínimo, sugestivo.

Por ora, é incerto se a novidade, de fato, se concretizará na volta oficial do Orkut ou mesmo quando seria esse retorno. Cautela deve ser importante para evitar frustrações no futuro, mas uma coisa é certa: o sentimento de nostalgia está no ar.

 

Impossível falar de Orkut e não lembrar de uma das funções mais amadas da rede social. Para matar a saudade e, quem sabe, se preparar para a volta do Orkut ou alguma rede social parecida, separamos algumas das melhores comunidades da clássica rede social. Confira:






Expectativas

A mensagem misteriosa do engenheiro intrigou os usuários saudosos da rede social. "2022, o ano do retorno do gigante! Orkut vem aí, novamente!", disse uma usuária. "Prontissima pra voltar a jogar colheita feliz, mini-fazenda, café mania e entrar na comunidade EU ODEIO ACORDAR CEDO", respondeu outro internauta.


Fonte:
Vovo GaTu


--------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍?
Siga-nos nas redes sociais. 
Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄 Contamos consigo!

Assine as notificações de Feed do Site ou entre em nosso Canal de  Noticias no Discord, há, e nos adicione ãos favoritos do seu navegador.

Conheça nossa EquipeHerley costa:
É o editor chefe e criador do canal do Vovo Gatu, supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos, tutoriais e lives para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere, mundos abertos e jogos online com longa longevidade. Um grande apaixonado por vídeo games e filmes desde criança, nunca deixou de jogar ou assistir um filme praticamente por todos os dias desde que se conhece por gente.

Me siga nas redes sociais
Clique para abrir meu FacebookClique para abrir meu InstagramClique para abrir meu TwitterClique para abrir meu canal do YoutubeClique para abrir meu LinkedinClique para abrir meu perfil de musica no DeezerClique para abrir meu grupo no WhatsappClique para abrir meu perfil no PinterestClique para abrir meu perfil no VKontakte - VKClique para abrir meu perfil de musica no SpotiFy
--------------------------------------------------------------------------------------
أحدث أقدم