Assinatura digital: Plataforma Gov.br disponibiliza tecnologia pelo celular

A plataforma de relacionamento do governo federal – o Gov.br – disponibilizou na segunda-feira (25) a opção de assinatura digital pelo celular. Aberta a todos os cidadãos brasileiros, a tecnologia permitirá que as pessoas possam assinar, diretamente pelo aplicativo, qualquer tipo de documento que envolva interação com o Poder Público. Atualmente, dos 4,9 mil serviços disponibilizados pelo Gov.br, 74% deles são inteiramente digitais.


Por ser o canal unificado de acesso a serviços do governo federal, a plataforma Gov.br é utilizada atualmente para uma infinidade de serviços, desde consultas de certidões a obtenção de benefícios. Através do canal, são disponibilizados serviços como o certificado de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS), a inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), consulta à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e ações sobre aposentadoria feitas através do app Meu INSS.

 

Como obter assinatura digital para celular no Gov.br?

Para utilizar a plataforma Gov.br, é necessário que o cidadão se cadastre. Existem três tipos de modalidades de cadastro conforme o serviço solicitado: bronze, prata e ouro. Cada um deles tem um nível de segurança diferente e demanda também um tipo de coleta de dados própria. O serviço de assinatura digital demanda a existência de conta Prata ou Ouro.


Para obter esse nível de relacionamento, as pessoas devem acessar o Gov.br e realizar a biometria facial, ou acessar o aplicativo, optando pela identificação através do seu banco. Nove instituições financeiras estão hoje integradas à plataforma do governo federal: Banco do Brasil, Caixa, Banrisul, BRB, Bradesco, Sicoob, Santander, Itaú e Agibank.

 

Tão logo obtenha a certificação desejada, o cidadão deve clicar em um link chamado "Assinar documentos digitalmente", para ser direcionado para o portal de Assinatura Eletrônica da plataforma Gov.br.

Fonte:
Agência Brasil

--------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍?
Siga-nos nas redes sociais. 
Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄 Contamos consigo!

Assine as notificações de Feed do Site ou entre em nosso Canal de  Noticias no Discord, há, e nos adicione ãos favoritos do seu navegador.

Conheça nossa EquipeHerley costa:
É o editor chefe e criador do canal do Vovo Gatu, supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos, tutoriais e lives para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere, mundos abertos e jogos online com longa longevidade. Um grande apaixonado por vídeo games e filmes desde criança, nunca deixou de jogar ou assistir um filme praticamente por todos os dias desde que se conhece por gente.

Me siga nas redes sociais
Clique para abrir meu FacebookClique para abrir meu InstagramClique para abrir meu TwitterClique para abrir meu canal do YoutubeClique para abrir meu LinkedinClique para abrir meu perfil de musica no DeezerClique para abrir meu grupo no WhatsappClique para abrir meu perfil no PinterestClique para abrir meu perfil no VKontakte - VKClique para abrir meu perfil de musica no SpotiFy
--------------------------------------------------------------------------------------
أحدث أقدم