WhatsApp: Golpe usa chatbot do INSS para roubar dados

Um novo golpe no WhatsApp, que utiliza a imagem da assistente virtual Helô do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), pode roubar dados de beneficiários da Previdência Social. O alerta foi dado pelo órgão nesta semana.


De acordo com o INSS, criminosos virtuais têm abordado diversos beneficiários, por meio do aplicativo de mensagens, se passando por uma suposta “Central de Atendimento” da Previdência. Usando a imagem da Helô como foto do perfil, eles tentam obter mais dados dos segurados.

 

Para passar maior credibilidade, os cibercriminosos fornecem algumas informações sobre a vítima que já possuem e até disponibilizam um falso número de protocolo. O objetivo é obter a maior quantidade possível de dados, que poderão ser utilizados em diferentes tipos de fraudes.

A assistente virtual do INSS não busca os segurados pelo WhatsApp.

Conforme a entidade, a Helô é um plantão de dúvidas que funciona somente dentro da plataforma Meu INSS, acessível no site ou via aplicativo. O chatbot solicita apenas o nome e o CPF do usuário para iniciar o atendimento e “nunca busca o segurado pelo WhatsApp”, como informou o Instituto.

 

Como se proteger do golpe

Quem for procurado pelos golpistas não deve fornecer nenhum dado a eles, evitando também o compartilhamento de fotos e documentos solicitados. Outra orientação do órgão é usar a ferramenta de bloqueio do WhatsApp, imediatamente, para encerrar o contato com a falsa central de atendimento do INSS.

Além disso, as vítimas do golpe devem registrar um boletim de ocorrência e comunicar o caso às instituições envolvidas, como a própria Previdência. O alerta deve ser enviado ainda ao banco no qual o segurado recebe seu benefício, para prevenir possíveis empréstimos fraudulentos.

O app Meu INSS é um dos meios de contato oficiais do órgão.

O INSS ressalta que nunca entra em contato direto com os segurados para pedir dados, fotos ou documentos. No entanto, algumas informações podem ser solicitadas quando a pessoa procura atendimento pelo telefone 135 ou na plataforma Meu INSS, com o intuito de confirmar a identidade de quem acessou o serviço.

 

Manter os dados de contato (telefone, e-mail e endereço) sempre atualizados é outra forma de se proteger. Isso pode ser feito por ligação para o número 135 ou no Meu INSS.


Fonte:
Vovo GaTu


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