NFT: Pretende entrar no mercado, confira algumas dicas

Tratando-se de um dos tópicos mais comentados do momento, o mercado de tokens não-fungíveis, ou simplesmente NFTs, recebe um crescente destaque nas redes sociais desde o ano passado. Repleto de termos técnicos ligados à sua tecnologia, o nicho pode parecer pouco acessível para os usuários mais inexperientes, mesmo com os diversos avanços e facilidades implementados nas plataformas de negociação.


Visando auxiliar os internautas interessados nesse nicho, conversamos com o Designer Gráfico e Especialista em NFTs Lukas Azevedo, reconhecido pelo site O Monetário como "Revelação do Mundo Crypto em 2021".

 

Confira as principais as principais dicas para quem está interessado em entrar no mercado de NFTs.

 

1- Conheça a tecnologia e suas aplicações

Antes de embarcar em novos projetos, o especialista recomenda que os usuários inexperientes busquem entender os fundamentos dos tokens não-fungíveis, seu funcionamento cotidiano e os ciclos de tendência do nicho. Ele afirma: "O mercado de NFT é super volátil. Nem sempre o que faz sentido ou sucesso hoje, fará amanhã."

Gráfico mostra o desempenho do mercado de NFTs em todo o tempo. Em laranja, há o número de NFTs vendidos; em branco, total de vendas em dólar norte-americano (USD). (Fonte: NonFungible / Reprodução)

Complementando, é praticamente indispensável conhecer pelo menos o básico da tecnologia relacionada às criptomoedas, além do funcionamento de criptomoedas como o Ethereum e o Bitcoin — as maiores no mercado. Em suma, a negociação desses ativos impacta diretamente a criação e comercialização de NFTs, já que a alta em seus preços se traduz no aumento das taxas de uso nas plataformas de leilão.

Em seguida, Azevedo recomenda que os usuários observem os tópicos em alta nas principais redes sociais utilizadas no nicho, sendo elas o Twitter e as comunidades no Discord.

 

2- Entenda a diferença entre Cryptoart e Projetos NFT

Embora o ano passado tenha sido um momento estelar para os criadores de NFT, o especialista alerta que o cenário pode estar mudando para um estado menos "eufórico". Ele explica que o nicho está mais consolidado e que, de maneira geral, o público entusiasta deixou de consumir peças únicas e meramente artísticas, conhecidas como "Cryptoart".

Segundo ele, o foco agora foi redirecionado para Projetos NFTs, como o Bored Ape Yatch Club (BAYC), Feudalz ou Frontier, que possuem um mapa de objetivos e recursos para beneficiar os compradores. Em suma, há um crescente interesse na formação de novas comunidades promovidas pelos NFTs em detrimento do ato de colecionar peças individuais, muitas vezes em anonimato.

 

Assim, é importante que os usuários interessados nesse mercado avaliem como sua presença virtual irá cativar o público-alvo, bem como seus possíveis compradores — uma preocupação não muito diferente do cenário tradicional.

 

3- Observe as tendências

Para os usuários interessados apenas em negociar suas NFTs recém-adquiridas, Azevedo adverte: "invista apenas o que você está disposto a perder". Segundo ele, há uma certa saturação de projetos sem uma boa proposta, sugerindo um desenvolvimento por "pura ganância". Esse volume, por vezes, acaba ofuscando os projetos bem-estruturados e planejados, que tendem a receber mais valor no futuro.

O especialista aconselha: "É preciso saber separar o joio do trigo," ele afirma, "uma boa forma de avaliar é tentar conhecer a equipe responsável pelo projeto e quais são suas ambições para ele."

 

4- Prepare-se em ciclos

Assim como o Bitcoin e as demais criptomoedas, o mercado de NFTs passa por um momento delicado de incertezas. Nesse contexto, Lukas explica que os principais projetos NFT estão se estruturando para um possível período de baixa com duração indefinida, porém, ele não descarta a possibilidade de um novo período de alta para vendas no futuro.

Ele explica: "o universo das criptomoedas é composto de ciclos," afirma, "a melhor ideia é se preparar para o futuro e não se decepcionar com o atual momento do mercado, caso não consiga fazer alguma venda, pois a 'febre' vai voltar!". Em adição, Lukas Azevedo reforça que a tecnologia deve se tornar ainda mais presente no cotidiano moderno, algo que sugere uma vindoura e nova onda de adoção.

 

5- Não confie em (links) estranhos na internet

Por fim, o designer reforça a importância da proteção contra golpes e usuários mal-intencionados nesse nicho. Categórico, ele afirma: "não confie em ninguém que ofereça grandes promessas," sugere. "Tentarão enganá-lo de todas as maneiras possíveis".



Felizmente, é possível evitar transtornos como esse com boas práticas já tradicionais na internet, como evitar acessar links desconhecidos e suspeitos, proteger as chaves privadas de carteiras digitais, e conhecer um projeto antes de investir nele. Bem-humorado, Lukas recomenda: "não confie em estranhos na internet, como os mais velhos sugerem."

 


Fonte:
Vovo GaTu


--------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍?
Siga-nos nas redes sociais. 
Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄 Contamos consigo!

Assine as notificações de Feed do Site ou entre em nosso Canal de  Noticias no Discord, há, e nos adicione ãos favoritos do seu navegador.

Conheça nossa EquipeHerley costa:
É o editor chefe e criador do canal do Vovo Gatu, supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos, tutoriais e lives para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere, mundos abertos e jogos online com longa longevidade. Um grande apaixonado por vídeo games e filmes desde criança, nunca deixou de jogar ou assistir um filme praticamente por todos os dias desde que se conhece por gente.

Me siga nas redes sociais
Clique para abrir meu FacebookClique para abrir meu InstagramClique para abrir meu TwitterClique para abrir meu canal do YoutubeClique para abrir meu LinkedinClique para abrir meu perfil de musica no DeezerClique para abrir meu grupo no WhatsappClique para abrir meu perfil no PinterestClique para abrir meu perfil no VKontakte - VKClique para abrir meu perfil de musica no SpotiFy
--------------------------------------------------------------------------------------
أحدث أقدم