Google: Alerta contra PL das Fake News no buscador de pesquisa e no Chrome

Ao divulgar link de carta contra PL das Fake News para milhões de usuários na página principal de buscas, Google repete no Brasil tática usada na Austrália


O Google se posicionou contra a aprovação do PL das Fake News na última sexta-feira (11), mas resolveu ir além para alertar milhões de usuários sobre supostos perigos da proposta que tramita na Câmara dos Deputados. A plataforma agora colocou o seguinte aviso debaixo da barra de sua ferramenta de busca e ao abrir uma nova aba no Chrome: “Saiba como um projeto de lei pode tornar sua internet menos útil e segura”.

 

No aviso, está um link que leva à carta da empresa com críticas ao PL, publicada na semana passada, assinada por Fábio Coelho, presidente do Google no Brasil. Na nota, a empresa cita que a versão atual da proposta de lei facilitaria as ações de “agentes mal-intencionados” para espalhar desinformação na própria ferramenta de busca e no YouTube. Caso aprovado, o texto tornaria serviços do Google no Brasil “menos úteis e seguros”.

 

Google repete no Brasil tática contra lei na Austrália

Ao colocar o link para sua carta em novas abas do Chrome e na página principal de buscas, o Google repete uma tática idêntica a que foi usada na Austrália. Em 2019, a empresa também publicou uma carta contra um projeto de lei no país que a obrigava a pagar por conteúdo jornalístico disponível em seu site.

O alerta aparecia em formato de pop-up: “a forma como os australianos usam o Google está em risco”. A companhia ainda cita danos à “elaboração de pesquisas” feitas pela plataforma.

Google coloca aviso na página principal de sua ferramenta de busca (Imagem: Reprodução)

O projeto de lei australiano foi elaborado com base na grande receita do Google no país com anúncios online. A maior parte desse faturamento era originada de conteúdos de agências de notícia, mas a empresa não pagava por nada, algo considerado desproporcional pelo órgão que fiscaliza a internet na Austrália. A proposta foi aprovada pelo governo em fevereiro de 2021.

O argumento utilizado pelo Google ao tentar convencer seus milhões de usuários australianos de que a lei era negativa, de forma geral, também é muito parecido com o que está sendo utilizado contra o PL das Fake News brasileiro: a piora de serviços como ferramenta de busca e YouTube, assim como vantagens dos grandes grupos de mídia frente às pequenas empresas de jornalismo.

 

Google News preferiu deixar Espanha a pagar jornalistas

A atual versão do PL das Fake News (PL 2630/2020) propõe que provedores de busca e redes sociais com mais de 2 milhões de usuários registrados forneçam dados sobre a forma como ferramentas de moderação atuam para penalizar contas e conteúdos. E também obriga as big techs, como Google e Facebook, a remunerarem agências de notícia por disponibilizarem conteúdo em suas páginas.

 

A empresa tem histórico de reagir negativamente a projetos de lei que a obrigam a pagar por conteúdo jornalístico. Em 2014, o Google News chegou encerrar atividades na Espanha após ser obrigado a remunerar jornais por conteúdo online — e só recentemente está analisando voltar a ativa no país.


Fonte:
Vovo GaTu


--------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍?
Siga-nos nas redes sociais. 
Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄 Contamos consigo!

Assine as notificações de Feed do Site ou entre em nosso Canal de  Noticias no Discord, há, e nos adicione ãos favoritos do seu navegador.

Conheça nossa EquipeHerley costa:
É o editor chefe e criador do canal do Vovo Gatu, supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos, tutoriais e lives para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere, mundos abertos e jogos online com longa longevidade. Um grande apaixonado por vídeo games e filmes desde criança, nunca deixou de jogar ou assistir um filme praticamente por todos os dias desde que se conhece por gente.

Me siga nas redes sociais
Clique para abrir meu FacebookClique para abrir meu InstagramClique para abrir meu TwitterClique para abrir meu canal do YoutubeClique para abrir meu LinkedinClique para abrir meu perfil de musica no DeezerClique para abrir meu grupo no WhatsappClique para abrir meu perfil no PinterestClique para abrir meu perfil no VKontakte - VKClique para abrir meu perfil de musica no SpotiFy
--------------------------------------------------------------------------------------
أحدث أقدم