PIX: Recebeu ou enviou dinheiro que caiu indevidamente na conta? O que eu devo fazer?

A adesão do PIX no Brasil foi rápida e, em pouco mais de um ano, a sua taxa de aprovação entre a população alcançou 85%, como demonstram os dados da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). No entanto, à medida que mais pessoas utilizam a ferramenta de pagamentos rápidos, mais comum se torna a ocasião de golpes e falhas relacionados ao recurso.


Nesse meio tempo, o Banco Central precisou adotar algumas medidas de segurança visando diminuir a ocorrência de fraudes e enganos nas transferências, como notificações que apontassem tentativas de transferência rejeitadas e o bloqueio cautelar da conta até que seja provado que a suspeita não é uma tentativa de golpe. Uma das principais mudanças foi a opção de 'devolução', que pode ser adotada em casos específicos.

 

Confira como devolver um PIX realizado por engano e a sua importância, a seguir;

Segundo levantamento da Febraban, a atual taxa de aprovação do PIX pela população é de 85% (Fonte: Unsplash/Reprodução)

Recebi um PIX por engano: o que a Justiça diz?

Segundo a mestre e especialista em Direito Penal, Andressa Tanferri, em caso de recebimento indevido, é dever do beneficiário informar a instituição financeira sobre o fato e restituir imediatamente os valores. Visto que o recebedor não pode ser favorecido em detrimento da outra parte, conforme o artigo 876 do Código Civil.

Usufruir de um valor recebido por engano tem consequências e pode trazer problemas na Justiça, com penas de um mês a um ano ou pagamento de multa. Tanferri sinaliza que o Código Penal também penaliza quem “inapropriadamente se apoderou de um bem que veio ao seu poder por erro”, conforme o artigo 169.

 

Como devolver o dinheiro?

Utilizar o valor de um pix recebido indevidamente pode acarretar consequências na Justiça (Fonte: Unsplash/Reprodução)

A funcionalidade de 'devolver' está disponível, mas só pode ser iniciada pela pessoa que recebeu o valor. Para devolver um PIX que recebeu em uma transação indevida, não é preciso ter a chave de quem enviou o dinheiro cadastrada, basta seguir os passos abaixo;

  • Acesse o aplicativo do seu banco;
  • Selecione a operação recebida por engano;
  • Clique em 'detalhes';
  • Selecione 'opções' e por fim 'devolver';


Atenção!
É importante conferir o seu saldo antes de realizar a devolução para confirmar que o dinheiro realmente estava na sua conta;

 

Como cancelar um PIX feito por engano?

A única maneira de cancelar uma operação pelo PIX é antes de finalizá-la, ou seja, antes de colocar a senha do seu aplicativo bancário para confirmar a transferência. Dessa forma, não é possível cancelar um PIX após concluído. Por este motivo é muito importante que os usuários prestem muita atenção e confiram os dados mais de uma vez antes de realizar a transação.

 

No caso de uma transferência realizada por engano, é preciso que o pagador entre em contato com quem recebeu o valor erroneamente, visto que a devolução só pode ser iniciada pelo receptor. No entanto, se não for possível identificar o usuário — como em casos de golpe —, existem alguns artifícios para auxiliar quem realizou a operação.

 

O que fazer quando não for possível identificar o receptor?


Dois mecanismos foram desenvolvidos pelo Banco Central para auxiliar vítimas de fraudes ou de erros operacionais relacionados à pagamentos via PIX. O primeiro é o Mecanismo Especial de Devolução (MED), que pode ser acionado tanto pela vítima quanto pela instituição bancária.


No caso de pessoa física, o primeiro passo é entrar em contato com o banco onde foi realizada a operação e pedir por direcionamentos — em alguns casos será preciso realizar um boletim de ocorrência sobre o ocorrido.

Com a requisição feita à instituição, esta irá indicar o banco onde o suposto golpista recebeu o valor e irá informar a fraude. Eles terão até sete dias para avaliar a situação e, uma vez que o golpe seja confirmado, o valor será ressarcido para a vítima em até 24 horas.

 

A instituição que utilizar o MED para efetuar uma devolução deve notificar o usuário que recebeu a transação sobre a operação e que o valor será debitado em sua conta. O estorno também deverá aparecer no extrato da conta.

 

Outra medida adotada pelo Banco Central para controlar esse tipo de situação foi o Bloqueio Cautelar onde o banco, em que o suposto golpista recebeu os valores, pode bloquear os recursos até que seja comprovado que não era uma fraude — com limite máximo de 72 horas.


Fonte:
Vovo GaTu


--------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍?
Siga-nos nas redes sociais. 
Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄 Contamos consigo!

Assine as notificações de Feed do Site ou entre em nosso Canal de  Noticias no Discord, há, e nos adicione ãos favoritos do seu navegador.

Conheça nossa EquipeHerley costa:
É o editor chefe e criador do canal do Vovo Gatu, supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos, tutoriais e lives para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere, mundos abertos e jogos online com longa longevidade. Um grande apaixonado por vídeo games e filmes desde criança, nunca deixou de jogar ou assistir um filme praticamente por todos os dias desde que se conhece por gente.

Me siga nas redes sociais
Clique para abrir meu FacebookClique para abrir meu InstagramClique para abrir meu TwitterClique para abrir meu canal do YoutubeClique para abrir meu LinkedinClique para abrir meu perfil de musica no DeezerClique para abrir meu grupo no WhatsappClique para abrir meu perfil no PinterestClique para abrir meu perfil no VKontakte - VKClique para abrir meu perfil de musica no SpotiFy
--------------------------------------------------------------------------------------
أحدث أقدم