O realismo do game pode confundir espectadores que não estão acostumados com suas características.
Iniciada na última quinta-feira (25), a invasão russa da Ucrânia tem preocupado o mundo, que acompanha de perto os desenvolvimentos do conflito — que já afeta equipes trabalhando em empresas de tecnologia. Em meio às gravações reais dos confrontos, começaram a circular pelas redes sociais imagens e vídeos falsos de uma suposta reação das forças armadas ucranianas interceptando aviões de combate.
O que para alguns podem parecer gravações reais do conflito na verdade se tratam de trechos retirados de ARMA 3, game desenvolvido pela Bohemia Interactive que chegou às lojas em 2013. O título tem o objetivo de oferecer uma simulação realista de confrontos reais, gerando situações que podem confundir quem não está acostumado com o meio dos games.
E a Jovem Pan que meteu um jogo de videogame pra ilustrar a invasão da Ucrânia pic.twitter.com/VHFpy1Ohgm
— Murilo Cleto (@MuriloCleto) February 25, 2022
Segundo a Bloomberg, um clipe do jogo atribuído à guerra entre a Ucrânia e a Rússia já foi reproduzido mais de 110 mil vezes no Facebook, onde está sendo bastante compartilhado. Materiais semelhantes também estão circulando em redes sociais como o Twitter, acompanhados de legendas que afirmam que as imagens estão associadas ao conflito real. Além das redes sociais, até mesmo redes de TV como a Jovem Pan usaram imagens do game para ilustrar o conflito.
Material está sendo removido por equipes de moderação
Um dos clipes de ARMA 3 que mais ganhou engajamento no Twitter foi retirado do ar pela equipe de moderação da plataforma. No entanto, isso aconteceu somente após ele ter recebido mais de 11 mil curtidas e 2 mil retweets, o que significa que ele já havia atingido um grande potencial de desinformação.
Entre os elementos que ajudam a fazer com que as imagens do game sejam encaradas como material real estão as características próprias das redes sociais. A baixa qualidade dos vídeos, que aparecem de forma borrada para muitas pessoas, faz com que seja mais fácil acreditar que eles foram gravados ao vivo presencialmente por soldados e civis que estão na Ucrânia.
1/ In response to the unfolding military conflict in Ukraine, we have established a Special Operations Center to respond in real time. It is staffed by experts (including native speakers) so we can closely monitor the situation and act as fast as possible.
— Nathaniel Gleicher (@ngleicher) February 24, 2022
No entanto, não é possível dizer que o compartilhamento de conteúdos de ARMA 3 é feito de maneira inocente: assim como aconteceu em outros conflitos, muitas pessoas estão mais interessadas em aumentar seus engajamentos do que compartilhar informações reais. O chefe de segurança do Facebook, Nathaniel Gleicher, afirmou que a empresa já estabeleceu um Centro de Operações Especiais com o intuito de evitar a divulgação de conteúdos falsos, bem como recursos que ajudam cidadãos ucranianos a proteger os dados presentes em suas contas.
Fonte:
Kotaku, Bloomberg, Arma 3
--------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍? Siga-nos nas redes sociais.
Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄 Contamos consigo!
Herley costa: